Você Sabe Tudo sobre a sua Guitarra ?

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

O nosso post de hoje tem a intenção de lhe informar e explanar, sobre todas as partes e componentes presentes em uma guitarra elétrica, além de dar algumas dicas e conselhos práticos que sirvam de orientação para se adquirir uma guitarra, levando em conta as exigências e disponibilidade financeira de cada um.

Para você poupar seu tempo e dinheiro com cursos e plataformas que muito prometem e pouco fazem, conheça Aqui o Guitarpedia, assista as nossas aulas e aprenda sobre pentatônica e outras escalas, técnicas como, palhetada alternada,  ligados, tapping, e assuntos como, fraseado, modos etc. Possuimos a plataforma online mais rápida e eficaz, para o seu aprendizado e evolução musical.

cursos de guitarra online

Guitarra Básica, Intermediária e Profissional.

Com o objetivo de atingir a todos os públicos, a maioria das marcas fabricantes de guitarra mundo afora, produzem modelos de diferentes preços, algumas dessas marcas por sua vez, preferem não associar seu nome a um produto de uma qualidade inferior, porém para não ficarem fora desta fatia do mercado optam por criar submarcas, conseguindo assim consumidores de diferentes perfis econômicos.

Guitarras de Nível Iniciante:

São instrumentos mais simples e de baixo custo, seu acabamento não apresentará grande qualidade e seu som não será satisfatório para uma grande apresentação ou gravação de um CD. Porém se escolhido corretamente o instrumento não irá atrapalhar em nada o desenvolvimento e aprendizado do estudante.

Guitarras de Nível Intermediário:

Nesta categoria estão os instrumentos que pretendem agradar a gregos e troianos, pois geralmente são utilizados por pessoas que já possuem certa experiência, mas não pretendem investir muito dinheiro em um instrumento.

Já possuem madeira e componentes de melhor qualidade e sua fabricação possui um controle um pouco mais rígido quanto à qualidade. Tais instrumentos geralmente são fabricados em países como China e Coréia do Sul.

Guitarras de Nível Profissional:

Estes instrumentos utilizam madeira selecionada, e componentes especiais que dificilmente irão lhe deixar na mão. Sua tocabilidade, versatilidade e sonoridade apresentam níveis muito superiores às outras guitarras antes aqui citadas.

Os países mais famosos na fabricação de tais instrumentos são o Japão e os Estados Unidos, as marcas mais representativas deste segmento são as famosas, Fender e Gibson. Mas atenção antes de escolher uma guitarra como esta faça bem as contas, afinal uma guitarra top de linha não sairá por menos de quatro ou cinco mil reais.

O Corpo da Guitarra

O corpo com certeza é uma das partes mais importantes de uma guitarra. É um bloco de madeira, que além de servir como base para outros componentes do instrumento, influencia diretamente no som produzido pelo mesmo.

Diferentes tipos de madeira trarão características diferentes para a sonoridade (timbre) produzida pela guitarra.

O Braço da Guitarra

O braço ou neck como também é conhecido (nome em inglês), é responsável pela transmissão do som das cordas ao corpo. Podemos dividir o braço em duas partes, o headstock, onde ficam localizadas as tarraxas responsáveis pela fixação das cordas e afinação do instrumento, e o fingerboard ou fretboard, responsável pela divisão das notas ao longo do braço e pelas cordas.

Os filamentos de metal posicionados verticalmente pelo braço do instrumento são os trastes, e eles nos ajudam a dividir e organizar as notas por todo o fingerboard.

A Ponte da Guitarra

É o componente utilizado para fixar as cordas no corpo da guitarra, pode influenciar diretamente na afinação e na altura das cordas em relação ao braço, gerando assim maior ou menor conforto na hora de tocar.

Acesse www.guitarpedia.com.br, assista a uma de nossas aulas, e conheça o nosso player exclusivo com a função loop, que otimiza o seu tempo, e elevará a sua técnica nas seis cordas para um novo patamar.

 Nós contamos com alguns dos músicos mais relevantes no cenário musical do nosso país como: Djalma Lima, Pollaco, Cuca Teixeira, Fábio Santini, Bruno Godinho, Vandré Nascimento, entre outros. Acesse já!!!

Captadores da Guitarra

Os captadores ou Pickups em inglês são responsáveis por traduzir as vibrações das cordas em som podendo proporcionar uma grande quantidade de sonoridades e timbres.

Potenciômetros

Os potenciômetros tem a função de modificar e controlar o volume e a tonalidade do som (equalização de graves e agudos) que é transmitido pelo amplificador.

Chave Seletora

A chave seletora é uma peça comutadora, utilizada para selecionar e criar diferentes combinações entre os captadores, para que o guitarrista tenha em sua mão uma vasta gama de diferentes timbres e sonoridades.

Curso de Guitarra com Sérgio Rocha, o Nosso Especialista em Blues!

Acesse uma de nossas Aulas de Guitarra Blues no Guitarpedia com o professor Sérgio Rocha. E estude diretamente com um dos grandes discípulos da guitarra Blues americana.

Assista abaixo nosso Professor e Bluesman Sérgio Rocha, dando um show na guitarra Blues!!!

Para saber mais sobre composição, teoria musical e cursar aulas especiais sobre bateria, guitarra, história da música, dicas sobre equipamento, e muito mais, visite o portal www.guitarpedia.com.br, e curta a página https://pt-br.facebook.com/guitarpedia para ficar por dentro das novidades e interagir conosco!

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinrssyoutube