Qual a Diferença entre os Captadores, Single Coil, P90 e Humbucker?

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Existem uma infinidade de modelos de guitarras, cordas e amplificadores no mercado, porém uma coisa que podemos reparar é que os captadores que são utilizados para capturar o som desses instrumentos não variam tanto assim.

Cadastre-se  Aqui  no Guitarpedia e Ganhe um Curso Grátis !! 

cursos de guitarra online

Os Modelos de Captadores

Três modelos de captadores dominam o mercado, e cada um deles possui suas especialidades e características. São eles: os famosos e inconfundíveis single coils, os P90 e os robustos Humbuckers.

A partir de agora vamos explanar sobre cada um deles !

Os Single Coils

Single coils ou captadores de bobina simples são ao lado dos humbuckers, os dois mais famosos modelos de captadores que existem.

Popularizado pelas guitarras fender de modelos stratocaster e telecaster, os single coils apresentam um som muito único, com um timbre pouco robusto, e levemente brilhante e ardido, eles ficaram mundialmente conhecidos com o início do rock dos anos 50 e 60.

Os single coils possuem apenas uma bobina em seu interior, e esse é justamente o principal fator para o seu som autêntico e inconfundível, porém esta maneira de fabricação também é responsável por um pequeno problema, os ruídos. Pois é, nem tudo são flores, se não sofrerem ajustes, os single coils apresentam constantes ruídos que podem atrapalhar aqueles que não estão acostumados ou não aprenderam a enxergar tal fato com certa simpatia.

Os captadores P90

O P-90 é um captador de guitarra elétrica de bobina única, produzido pela Gibson desde 1946. A Gibson ainda está produzindo o P-90, e existem algumas empresas externas que fabricam versões similares.

Por volta de 1940, a Gibson ofereceu uma nova ponte para a série ES-100/125, como uma alternativa ao clássico captador de Charlie Christian (fabricado no final dos anos 30), revestida de metal.

Oficialmente os captadores P-90 foram introduzidos em 1946, quando a Gibson retomou a produção de guitarras após a Segunda Guerra Mundial. Eles foram inicialmente usados para substituir a “barra” original ou a remoção de “lâminas” da Gibson (também conhecido por muitos como “Charlie Christian Pickup”) em modelos como o ES-150 e, no final da década de 1940, era o padrão em todos os modelos.

O reinado do P-90 como o pickup padrão da Gibson foi de curta duração, quando um novo projeto de pickup, o humbucker, foi introduzido em 1957.

Acesse www.guitarpedia.com.br, assista a uma de nossas aulas, e conheça o nosso player exclusivo com a função loop, que otimiza o seu tempo, e elevará a sua técnica nas seis cordas para um novo patamar.

 Nós contamos com alguns dos músicos mais relevantes no cenário musical do nosso país como: Djalma Lima, Pollaco, Cuca Teixeira, Fábio Santini, Bruno Godinho, Vandré Nascimento, entre outros. Acesse já!!!

Os Humbuckers

Um captador humbucker ou de bobina dupla, é um tipo de captador de guitarra elétrica que usa duas bobinas para “buck the hum”, ou seja, cancelar o ruído presente nos single coils.

A maioria dos captadores usam ímãs para produzir um campo magnético em torno das cordas e induzir uma corrente elétrica nas bobinas à medida que as cordas vibram (uma exceção notável é o captador piezoelétrico). Humbuckers trabalham emparelhando uma bobina com os pólos norte de seus ímãs orientados “para cima”, (em direção às cordas) com uma bobina que tem o pólo sul de seus ímãs orientados para cima.

Os humbuckers apresentam um som muito mais robusto e encorpado, portanto é muito mais utilizado em modelos de guitarras associadas ao rock e ao heavy metal como as SGs, Les Pauls, Flying Vs, Super Stratos, entre outras.

Novo Curso de Guitarra Fusion Com Fábio Santini, Acesse já!

Para você que quer aprender tudo sobre a guitarra Fusion, clique Aqui e tenha um curso completo com um dos maiores entendedores do assunto, o guitarrista Fábio Santini.

O curso aborda todos os elementos necessários para você evoluir na linguagem musical do Jazz Fusion, abordando a parte rítmica, harmônica, fraseado, conceitos teóricos e muito mais!

Para saber mais sobre composição, teoria musical e cursar aulas especiais sobre bateria, guitarra, história da música, dicas sobre equipamento, e muito mais, visite o portal www.guitarpedia.com.br, e curta a página https://pt-br.facebook.com/guitarpedia para ficar por dentro das novidades e interagir conosco!

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinrssyoutube