Os 10 Maiores Guitarristas Segundo Pat Metheny – Pt2

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

No post de hoje vamos continuar com a nossa lista dos 10 guitarristas mais relevantes na educação musical do ícone das seis cordas, o jazzista Pat Metheny. Vamos aos próximos seis!

Para conferir nossa postagem prévia sobre a carreira de Metheny, clique aqui.

Para você poupar seu tempo e dinheiro com cursos e plataformas que muito prometem e pouco fazem, conheça Aqui o Guitarpedia, assista as nossas aulas e aprenda sobre pentatônica e outras escalas, técnicas como, palhetada alternada,  ligados, tapping, e assuntos como, fraseado, modos etc. Possuimos a plataforma online mais rápida e eficaz, para o seu aprendizado e evolução musical.

6- Jim Hall

Metheny reservou apenas lendas para integrar o seu top seis, deste ponto em diante apenas um guitarrista ainda permanece vivo, mas falaremos dele em breve.

Agora a vez é de Jim Hall (Buffalo, 4 de dezembro de 1930 — 10 de dezembro de 2013) com um tocar incrivelmente lírico em seu fraseio, Hall tomou uma abordagem mais relaxada para a guitarra do que alguns de seus contemporâneos que preferiam passagens mais rápidas e complexas.

Seu fraseio pensativo e econômico prova que menos é mais, especialmente em Undercurrent, uma brilhante dupla que Hall fez com o pianista Bill Evans. Os álbuns da dupla de Hall com Ron Carter também são altamente recomendados, assim como a versão em 1975 de Live! e Concierto de 1975 com Chet Baker e Paul Desmond.

5- Django Reindhart

Na quinta posição de Metheny se encontra o cigano da guitarra, o mago que fazia o impossível com apenas dois dedos.

Django Reinhardt (Liberchies, 23 de janeiro de 1910 — Fontainebleau, 16 de maio de 1953) foi um guitarrista de jazz,  francês nascido na Bélgica de etnia rom. Considerado um dos melhores e mais influentes guitarristas de todos os tempos, ele também influenciou vários músicos e inovou ao ajudar a criar o estilo gypsy jazz.

Se você quiser saber mais sobre gypsy jazz confira o nosso post prévio sobre o assunto clicando aqui.

Após sofrer um acidente Django ficou limitado a tocar somente com dois dedos na mão esquerda, e por incrível que pareça tal problema não prejudicou em nada a sua sonoridade e incrível capacidade técnica. Confira você mesmo a habilidade do guitarrista cigano.

4- Billy Bean

William Fredrick Bean (26 de dezembro de 1933 – 6 de fevereiro de 2012) foi um influente guitarrista americano de jazz, principalmente durante as décadas de 1960 e70.

Menos famoso do que outros desta lista Bean não deve em nada em capacidade, nascido em uma família musical na Filadélfia. Sua mãe tocava o piano, seu pai era um cantor e guitarrista amador, e sua irmã era uma cantora profissional. Ele começou a tocar guitarra aos 12 anos de idade.

Sua carreira prosperou durante as décadas de 50, 60 e 70 onde viveu nas cidades de Nova Iorque e posteriormente Los Angeles, tendo trabalhado como músico de estúdio da gravadora Decca Records e com artistas como: Buddy Collette, Paul Horn, John Pisano, Bud Shank, Milt Bernhart, Les Elgart, Herb Geller, Lorraine Geller, Calvin Jackson, entre outros.

Acesse www.guitarpedia.com.br, assista a uma de nossas aulas, e conheça o nosso player exclusivo com a função loop, que otimiza o seu tempo, e elevará a sua técnica nas seis cordas para um novo patamar.

 Nós contamos com alguns dos músicos mais relevantes no cenário musical do nosso país como: Djalma Lima, Pollaco, Cuca Teixeira, Fábio Santini, Bruno Godinho, Vandré Nascimento, entre outros. Acesse já!!!

3- Jimmy Raney

James Elbert Raney (20 de agosto de 1927 — 9 de maio de 1995) ganhou fama entre os guitarristas de jazz pela sua produtiva parceria com o ícone do sax, Stan Getz nos anos cinquenta e sessenta, e pelo seu trabalho de 1953 a 1954, com o trio Red Norvo, substituindo Tal Farlow. Raney trabalhou em uma variedade de meios de jazz, incluindo cool jazz, bebop, post-bop, hard bop e mainstream jazz.

Raney também se apresentou e gravou com Bob Brookmeyer, Urbie Green, Bobby Jaspar, Gigi Gryce, Zoot Sims e Al Cohn, entre vários outros.

Faleceu em sua cidade natal, em Louisville, Kentucky, em 1995, que segundo o seu filho, Jon, a causa da morte foi por conta de insuficiência cardíaca.

2- Kenny Burrell

O Segundo lugar desta lista baseada no gosto pessoal de Pat Metheny é Kenneth Earl Burrell, mais conhecido como Kenny Burrell (Detroit, 31 de julho de 1931). De todos os seis guitarristas citados neste post ele é o único ainda vivo, porém não menos lendário que o restante.

Altamente influenciado por Charlie Christian, Django Reindhart e Wes Montgomery, Burrell foi enraizado no som do bop e do blues. Seu trabalho na década de 1950 foi sólido, especialmente nas gravações, All Night Long, The Cats e A Night at the Vanguard, porém seu álbum de 1963 Midnight Blue, foi possivelmente sua melhor e mais conhecida gravação, é um excelente documento da abordagem bluesy do guitarrista para o jazz, especialmente a primeira faixa do álbum, “Chitlins Con Carne”.

Burrell figura hoje entre as lendas do instrumento e é reverenciado por praticamente todos os amantes da guitarra jazz.

1-Wes Montgomery

John Leslie Wes Montgomery, mais conhecido como Wes Montgomery (Indianapolis, Indiana, 6 de Março de 1923 – 15 de Junho de 1968).

Antes de “Wes” Montgomery começou sua carreira como músico profissional, ele costumava praticar tarde da noite, usando seu polegar (em vez de uma palheta), para obter assim um som mais suave e não acordar a sua esposa.

Esta técnica se tornou a marca do timbre quente de Montgomery. Considerado por muitos o primeiro guitarrista americano a estar no nível de grandes outros instrumentistas do jazz como Charlie Parker e John Coltrane. O uso de oitavas durante as melodias também era outra marca registrada de seu estilo.

Um ótimo lugar para começar a ouvir exemplos de tudo isso é o lançamento de 1960 The Incredible Jazz Guitar de Wes Montgomery e seu disco de 1961, So Much Guitar!

Aulas de Guitarra Jazz com Djalma Lima

Clique Aqui para saber mais sobre o curso de Guitarra Jazz no site Guitarpedia com Djalma Lima! E estude com um dos maiores guitarristas do nosso país!

Para saber mais sobre composição, teoria musical e cursar aulas especiais sobre bateria, guitarra, história da música, dicas sobre equipamento, e muito mais, visite o portal www.guitarpedia.com.br, nosso canal no Youtube, e curta a página https://pt-br.facebook.com/guitarpedia para ficar por dentro das novidades e interagir conosco!

Referências e Fontes Utilizadas:

http://www.patmetheny.com

en.wikipedia.org

westword.com

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinrssyoutube