Organize o seu Tempo e Melhore os seus Estudos

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

No mundo contemporâneo existem inúmeras atividades que distraem nossa atenção daquilo que mais devemos nos empenhar; Internet, aplicativos, compromissos, jornada de trabalho, trânsito, mulher (ou marido), filhos, etc. Todos esses são fatores que permeiam nossa vida cotidiana e que muitas vezes impedem uma pessoa de correr atrás de outros objetivos e metas.

Pensando nisso o nosso post de hoje é especial e de extrema importância, pois vamos dar dicas de como você pode organizar melhor o seu tempo para evoluir seus estudos musicais e em seu instrumento.

Aulas Ao Vivo

Para você que é assinante do plano Guitarpedia Premium temos uma excelente notícia! Agora você pode contar com 3 aulas ao vivo por semana, para tirar qualquer dúvida, perguntar sobre assuntos que deseja evoluir ou sente alguma deficiência, ou simplesmente passar por um acompanhamento de rotina com um de nossos professores. Se você ainda não é um aluno Guitarpedia não perca esta oportunidade e clique aqui para ser mais um de nossos assinantes.

A Importância de Saber Estudar

Organizar o tempo e o conteúdo a ser explorado pode ser tão importante quanto o estudo em si, afinal do que adianta ficarmos cinco horas com a guitarra em mãos se passamos mais da metade disso tocando sem a menor concentração, com a cabeça em outra coisa, mais vale gastarmos uma ou duas horas de nosso tempo, porém tocando com real determinação e foco.

Escolher e diversificar o conteúdo a ser estudado também é de fundamental importância, afinal um músico deve apresentar múltiplas habilidades e vasto conhecimento, além de manusear com segurança o seu instrumento.

Organizando os Assuntos

O mundo da Guitarra é repleto de assuntos que devem ser razoavelmente dominados para um estudante poder se considerar um músico pronto para trabalhar no mercado musical e ser minimamente versátil; Ou até mesmo para aqueles que levam a música como hobby não ficarem estagnados no mesmo lugar, se entediando, deixando a música fora de suas vidas, e virando poços de frustração.

O primeiro passo é ter consciência dos assuntos que são importantes para você ficar mais perto de se tornar o músico que deseja. Podemos dividir os assuntos do mundo das seis cordas em sete grandes tópicos, são eles:

Os 7 Tópicos

1- Técnica e Interpretação – A habilidade de manusear bem o seu instrumento. (Exemplos de subtópicos: Palhetada Alternada, Sweep, Ligados, Tapping, Bend, Vibratos, Alavancadas, etc).

2- Harmonia – Estudo da formação dos acordes e cadências de uma música. (Exemplos de subtópicos: Tríades, Tétrades, Chord Melody, Inversões, Rearmonização, Arranjos, etc).

3- Leitura – Estudo da partitura e figuras rítmicas. (Exemplos de subtópicos: Notas na pauta, Figuas rítmicas, Pausas, etc).

4- Teoria – Assuntos não necessariamente ligados ao mundo da guitarra, mas que são de extrema importância a qualquer músico. (Exemplos de subtópicos: Estruturação, História, Funções e Movimentos Harmônicos, Análises, etc).

5- Improvisação – A capacidade de tocarmos escalas e acordes sem estarem previamente escritos na composição. (Exemplos de subtópicos: Escalas, Motivos, Fraseado, Acordes, Substituições, etc).

6- Percepção – A capacidade de identificarmos ritmos e sons com altura, sem nenhum tipo de transcrição ou notação prévia. (Exemplos de subtópicos: Altura, Ritmo, Transcrição, Intervalos, Tipos de acordes, etc).

7- Repertório – Aprender Músicas de diferentes estilos como: Rock, Pop, Jazz, Blues, Country, MPB, etc.

Organizando o Seu Tempo

Agora que você tem uma clara noção dos assuntos que um músico precisa dominar ao longo de sua caminhada musical, você precisa fazer um exercício de autoconhecimento e avaliar duas coisas. Primeira, qual o músico que você pretende se tornar no futuro (lembrando que isso pode e provavelmente irá sofrer alteração com o passar dos anos, mas precisamos partir de uma meta inicial), pois dependendo do músico que você quer ser futuramente, você empregará mais esforço em alguns assuntos do que em outros, por exemplo, com certeza o virtuoso guitarrista sueco Yngwie Malmsteen dedicou muito mais tempo ao estudo de técnica do que a ter um repertório extremamente eclético e variado.

E segundo ponto, o quanto de tempo você esta disposto a tocar diariamente, e é nessa segunda questão em que o problema costuma aparecer, arrumar tempo é o maior empecilho segundo a maioria dos estudantes de música. Mas neste momento eu lhe faço uma pergunta, será que a falta de tempo também não está associado a uma falta de disciplina ou até mesmo uma certa preguiçinha ?

A Disciplina com o Tempo é Essencial

Existem inúmeras pessoas que não são músicos profissionais e mesmo com um dia super atarefado conseguem se dedicar ao estudo do instrumento por pelo menos uma ou duas horas diárias. É claro que não é nada fácil, mas para quem quer ter a mais nobre das artes permeando a sua vida precisa fazer alguns sacrifícios, e com certeza o bônus será maior que o ônus se tudo for feito de maneira honesta e organizada.

Experimente acordar uma pouco mais cedo, demorar menos no banho, ver um pouco menos de televisão, desligar o celular por um tempo, ficar um pouco menos nas redes sociais, ser mais rápido(a) nas tarefas domésticas, etc. Talvez com essas pequenas medidas você já conseguirá aqueles minutos ou horas que farão toda a diferença.

Conheça o Portal Guitarpedia

Acesse www.guitarpedia.com.br, assista a uma de nossas aulas, e conheça o nosso player exclusivo com a função loop, que otimiza o seu tempo, e elevará a sua técnica nas seis cordas para um novo patamar.

Nós contamos com alguns dos músicos mais relevantes no cenário musical do nosso país como: Djalma Lima, Pollaco, Cuca Teixeira, Fábio Santini, Bruno Godinho, Vandré Nascimento, entre outros. Acesse já!!!

Tabela de Organização de Tempo e Conteúdo

Não existe um tempo certo que devemos praticar o nosso instrumento diariamente, é claro que quanto mais tempo você tiver disponível para tal melhor será. Grandes heróis da guitarra chegavam a passar inúmeras horas por dia com o instrumento, o exemplo mais clássico é o do guitarrista Steve Vai que dizia ter uma rotina de estudo de dez horas para todos os dias da semana. Porém a medida que eles começam a se profissionalizar, essa rotina jamais é a mesma, portanto é muito comum para um músico profissional estudar horas e horas todos os dias por apenas alguns anos e no futuro eles fazem uma espécie de “manutenção” e leve evolução das habilidades obtidas durante aquele período.

Isso quer dizer que estudar duas horas diárias ao longo de toda nossa vida será muito mais eficaz do que estudar dez horas por dois anos e depois apenas meia hora diariamente. Assim como é muito melhor mantermos uma rotina de uma ou duas horas por dia do que estudar cinco horas em um único dia e depois só pegar a guitarra três dias depois. O mais importante no processo de evolução é a consistência do estudo.

Para lhe ajudar em sua organização do tempo, aqui vai um exemplo de tabela de estudos com o instrumento, para cinco dias da semana (segunda a sexta) com a carga horária de duas horas. É bem legal também separar um dia como o sábado, por exemplo, para ser o dia do “lixo” e tocar aquilo que der na “telha” sem regras de assuntos e controle de tempo. E separar outro dia, como o domingo, por exemplo, para o absoluto descanso.

Exemplo de Rotina de Estudos Semanal

Segunda – 30 min de Palhetada Alternada + 30 min Teoria (Análise Harmônica, por exemplo) + 30 min de Improviso (Temas de jazz/fusion, por exemplo) + 30 min Leitura

Terça – 30 min de Exercícios de Ligados + 30 min de Estudo de Harmonia (inversão de acordes, por exemplo) + 30 min de Improviso + 30 min Percepção (reconhecer uma melodia, por exemplo).

Quarta – 30 min Palhetada Alternada + 30 min Leitura (solfejos) + 30 min Teoria (intervalos, por exemplo) + 30 min Repertório (bossa nova, por exemplo).

Quinta – 30 min Sweep Picking + 30 min Harmonia (chord melody) + 30 min Improviso + 30 min Percepção (reconhecer uma harmonia, por exemplo).

Sexta – 30 min Palhetada Alternada + 30 min Leitura + 30 min Improviso + 30 minutos Repertório.

Sábado – Fique a vontade com o seu instrumento, experimente, toque aquilo que lhe der vontade, ou se preferir revise algum dos assuntos estudados nos dias anteriores.

Domingo – Descanse, limpe a sua mente para recomeçar no dia seguinte.

Novo Curso de Guitarra Fusion Com Fábio Santini, Acesse já!

Para você que quer aprender tudo sobre a guitarra Fusion, clique Aqui e tenha um curso completo com um dos maiores entendedores do assunto, o guitarrista Fábio Santini.

O curso aborda todos os elementos necessários para você evoluir na linguagem musical do Jazz Fusion, abordando a parte rítmica, harmônica, fraseado, conceitos teóricos e muito mais!

Para saber mais sobre composição, teoria musical e cursar aulas especiais sobre bateria, guitarra, história da música, dicas sobre equipamento, e muito mais, visite o portal www.guitarpedia.com.br, e curta a página https://pt-br.facebook.com/guitarpedia para ficar por dentro das novidades e interagir conosco!

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinrssyoutube