O Surgimento e Evolução dos Instrumentos de Teclas

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

No post de hoje nós do Guitarpedia, iremos lhe apresentar a história da criação e evolução dos instrumentos de teclas. Se hoje teclados elétricos, controladores e pianos digitais, são instrumentos mais do que comuns, isso só foi possível devido a séculos de avanço e experimentação.

Embora esses instrumentos possam produzir sons de diferentes maneiras, o som das notas é sempre obtido como consequência do abaixamento das teclas, dispostas de acordo com determinado desenho, que é aquele presente no teclado.

Conheça Aqui o Guitarpedia , assista as nossas aulas de técnica e aprenda sobre pentatônica e outras escalas, palhetada alternada,  ligados, tapping, fraseado, modos etc. Temos a plataforma online mais rápida e eficaz, para o seu aprendizado e evolução musical.

Curso de Guitarra Metal
Curso de Guitarra Metal

O Desenvolvimento do Teclado

A idéia do teclado, assim formado, é anterior ao século III a.C. Esses primeiros teclados, tinham apenas o que costumamos chamar de teclas brancas. Posteriormente, durante o século XII, uma tecla preta mais curta e ressaltada foi acrescentada.

Tal tecla correspondia a nota Si bemol, cuja o som era formado de partes retiradas das teclas brancas, que eram correspondentes as notas Lá e Si.

Durante o século XIV, mais duas outras teclas pretas foram adicionadas: o Fá sustenido e o Sol sustenido. E não muito tempo mais tarde, foram acrescentadas as duas últimas remanescentes: o Dó sustenido e o Mi bemol.

O Estabelecimento da Escala Cromática

Repare que as notas pretas que foram adicionadas com o passar do tempo, recebem o nome das suas notas vizinhas, apenas com o “sobrenome” de sustenido (se o nome original vier da nota a sua esquerda) ou bemol (se o nome surgir a partir da nota a sua direita).

No início do século XV a configuração do teclado já estava firmemente estabelecida. O surpreendente é que deste essa época ela tenha permanecido exatamente a mesma, apesar de o número de notas poderem variar de um instrumento para outro, e em alguns casos as cores das teclas podem aparecer de maneira invertida.

Acesse www.guitarpedia.com.br, assista a uma de nossas aulas, e conheça o nosso player exclusivo com a função loop, que otimiza o seu tempo, e elevará a sua técnica nas seis cordas para um novo patamar.

 Nós contamos com alguns dos músicos mais relevantes no cenário musical do nosso país como: Djalma Lima, Pollaco, Fábio Santini, Bruno Godinho, Vandré Nascimento, entre outros. Acesse já!!!

O Mecanismo do Teclado

O propósito e o desenho do teclado permitem que o executante controle o maior número possível de notas com os seus dez dedos. Igualmente a extensão da oitava (distância entre o início e recomeço da escala) deve ser aquela que, sem esforço, esteja ao alcance da média da mão do ser humano.

Cada tecla possui uma alavanca em balanço, cujo movimento lembra o de uma gangorra em movimento. Quando o executante pressiona a extremidade visível da tecla, a outra na parte interior do instrumento levanta, colocando para funcionar o mecanismo produtor de som do instrumento.

Aulas de História no Guitarpedia!!!

O Guitarpedia é o único site voltado para aulas de guitarra que está preocupado em lhe dar uma formação ampla e completa. Conta em sua grade de aulas, com aulas relacionadas aos mais diversos assuntos sobre teoria musical e um curso bastante informativo e organizado sobre História da Música.

Clique Aqui para saber muito mais sobre nosso curso de História da Música e Assista a uma de nossas aulas grátis sobre o assunto!

Para saber mais sobre guitarra, história da música e teoria musical, visite o site www.guitarpedia.com.br, e curta a página https://pt-br.facebook.com/guitarpedia para ficar por dentro das novidades e interagir conosco!

 

 

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinrssyoutube