O Que É Gypsy Jazz ?

O Gypsy Jazz ou Jazz Manouche, como também é chamado, é um estilo muito peculiar de Jazz. Sua criação e evolução se desenvolveu de maneira paralela ao Jazz tradicional americano.

Conheça Aqui o Guitarpedia , assista as nossas aulas de técnica e aprenda sobre pentatônica e outras escalas, palhetada alternada,  ligados, tapping, fraseado, modos etc. Temos a plataforma online mais rápida e eficaz, para o seu aprendizado e evolução musical.

pentatonica

O Início do Estilo

O Gypsy Jazz, ou Jazz Manouche é um estilo de jazz, de origem francesa, por isso o nome Manouche.

Muitos creditam o início do estilo ao guitarrista Django Reindhart, na década de 1930.

Django era o primeiro entre um grupo de guitarristas Romani que trabalhavam na cidade e nos arredores de Paris das décadas de 1930 a 1950, grupo esse que inclui também os irmãos Baro, Sarane, e Matelo Ferret e o irmão de Django, Joseph “Nin-Nin” Reinhardt.

Musette

Muitos dos músicos deste estilo trabalharam em Paris em vários conjuntos populares de Musette. A valsa estilo Musette continua a ser um componente importante no repertório de jazz cigano.

Reinhardt era notável por combinar um sabor cigano escuro e cromático com a articulação do swing da época. Esta combinação é fundamental para o Jazz Manouche. Além disso, sua abordagem continua a ser a base da guitarra de jazz cigana contemporânea.

O grupo mais famoso de Reinhardt, o Quintette du Hot Club de France, também trouxe fama ao violinista de jazz Stéphane Grappelli.

 Nós contamos com alguns dos músicos mais relevantes no cenário musical do nosso país como: Djalma Lima, Pollaco, Fábio Santini, Bruno Godinho, Vandré Nascimento, entre outros. Acesse já!!!

O Ritmo

A guitarra rítmica no jazz cigano usa uma forma especial de condução na mão direita conhecida como “la pompe”, ou seja, “a bomba”. Esta forma de ritmo percussivo é semelhante ao “boom-chick” nos estilos bluegrass, isso é o que dá à música sua sensação de balanço rápido, com enfaze nas batidas dos tempos dois e quatro. Uma característica vital do swing.

Este padrão é geralmente tocado em uníssono por dois ou mais guitarristas na seção rítmica.

A Harmonia

Outro aspecto importante deste estilo de se tocar é baseado nas formas de acorde que Django foi forçado a usar devido a sua lesão na mão esquerda.

Os acordes em barra padrão não são tão comuns no jazz cigano. Os acordes maiores e menores quase nunca são tocados e são substituídos por acordes maiores com intervalos de sétima, sexta e até nona.

A re-harmonização cigana é muitas vezes destinada a dar uma sensação de tonalidade menor a música, mesmo quando uma canção está em uma tonalidade maior. É também muito comum, a substituição de um acorde menor seis por um acorde dominante de sétimo grau, causando assim maior tensão. O acorde dominante costuma apresentar em sua formação intervalos de nona e décima terceira.

A Guitarra Solo

No estilo cigano a guitarra solo tem como característica uma espécie de arpejo ornamentado ou arpejo decorado. Basicamente o solista se apoia nas notas do arpejo de cada acorde da harmonia para criar o seu solo.

Porém essas notas presentes no arpejo de cada acorde devem ser enfeitadas por outras notas, que podem estar presentes na escala, ou serem notas “fora” que são utilizadas como notas de passagem. O que gera em muitas vezes um efeito cromático, muito presente e quase fundamental para o estilo.

Assista no vídeo abaixo um exemplo do Jazz Manouche

Aulas de Guitarra Jazz com Djalma Lima

Clique Aqui para saber mais sobre o curso de Guitarra Jazz no site Guitarpedia com Djalma Lima! E estude com um dos maiores guitarristas do nosso país!

Assista a um vídeo de Djalma exibindo toda a sua musicalidade na guitarra!!