O Estilo de Uli Jon Roth

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Muitas vezes ao longo da história, alguns artistas não recebem em vida todo o crédito que merecem. Existem exemplos disto em praticamente todo o âmbito artístico.

Um desses casos de injustiça artística, famoso no mundo das seis cordas é o guitarrista alemão Uli Jon Roth. Conhecido por um estilo único e precursor, combinando o rock com a música erudita, Roth foi um dos alicerces para o estilo neoclássico na guitarra, que consagrou Yngwie Malmsteen, Roger Staffelbach e Jason Becker.

Conheça Aqui o Guitarpedia , assista as nossas aulas de técnica e aprenda sobre pentatônica e outras escalas, palhetada alternada, ligados, tapping, fraseado, modos etc. Temos a plataforma online mais rápida e eficaz, para o seu aprendizado e evolução musical.
pentatonica

Início da Carreira

No início de 1970, Roth formou uma banda chamada Dawn Road. Em 1973, o guitarrista Michael Schenker deixou os Scorpions para se juntar UFO. Os dois restantes membros Scorpions, Rudolf Schenker e Klaus Meine fundiram a banda com os quatro membros da Dawn Road, (Uli Jon Roth, Achim Kirschning, Francis Buchholz, Jürgen Rosenthal) mantendo o nome Scorpions por ter maior popularidade.

Uli trouxe novos elementos para a sonoridade da banda por meio de suas influências em música clássica e Jimi Hendrix. Durante seu período como guitarrista, principal compositor e vocalista ocasional do Scorpions, a banda lançou quatro álbuns de estúdio entre 1974 e 1977.

Em 1978, os Scorpions lançou o álbum ao vivo Tokyo Tapes, que foi gravado no Japão e vendeu quase um milhão de cópias e ganhou disco de ouro em vários países. No entanto, Roth tinha deixado a banda em 1978 após o fim de uma turnê e antes da liberação do lendário Tokyo Tapes.

Eletric Sun

Após os anos de Scorpions Roth formou sua própria banda chamada Eletric Sun, e com ela lançou três álbuns. O primeiro, Earthquake (1979), foi dedicado ao espírito de Jimi Hendrix. Um segundo álbum lançado dois anos depois, Fire Wind (1981), foi dedicado a Anwar Sadat (o presidente assassinado do Egito que tinha como meta trazer paz ao Oriente Médio), e contou com uma música chamada “Enola Gay” sobre o bombardeio atômico do Japão.

Em 1985, Roth lançou seu terceiro e último álbum com a Eletric Sun, além Beyond the Astral Skies, dedicados a Martin Luther King e aos fãs da banda.

Acesse www.guitarpedia.com.br, assista a uma de nossas aulas, e conheça o nosso player exclusivo com a função loop, que otimiza o seu tempo, e elevará a sua técnica nas seis cordas para um novo patamar.

Nós contamos com alguns dos músicos mais relevantes no cenário musical do nosso país como: Djalma Lima, Pollaco, Fábio Santini, Bruno Godinho, Vandré Nascimento, entre outros. Acesse já!!!

Carreira Solo e a Sky Guitar

Com o término da banda Eletric Sun, Roth seguiu em carreira solo onde segue ativo até hoje, com destaque para os álbuns Transcedental Sky Guitar Vol. I e II (2000), no qual interpreta obras clássicas, Jimi Hendrix e músicas de própria autoria, e Metaporphosis Of Vivaldi’s Four Seasons (2003) interpretando as “Quatr Estações” de Antonio Vivaldi.

Uli utiliza um modelo de guitarra signature bastante peculiar, a Sky Guitar, desenvolvida em parceria com o luthier grego Andreas Demetrion, que apresenta sete cordas e quarenta trastes.


Segue abaixo o áudio e um trecho da tablatura da música Scherzo Alla Paganini, de Roth.

Para saber mais sobre guitarra, história da música e teoria musical, visite o site www.guitarpedia.com.br, e curta a página https://pt-br.facebook.com/guitarpedia para ficar por dentro das novidades e interagir conosco!

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinrssyoutube