O Estilo de uma Lenda da Guitarra – U.J.R.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Hoje vamos falar sobre o estilo de Uli Jon Roth. Muitas vezes ao longo da história, alguns artistas não recebem em vida todo o crédito que merecem. Existem exemplos disto em praticamente todo o âmbito artístico.

Um desses casos de injustiça artística, famoso no mundo das seis cordas é o guitarrista alemão Uli Jon Roth. Conhecido por um estilo único e precursor, combinando o rock com a música erudita. Roth foi um dos alicerces para o estilo neoclássico na guitarra, que consagrou Yngwie Malmsteen, Roger Staffelbach e Jason Becker.

Conheça Aqui o Guitarpedia , assista as nossas aulas de técnica e aprenda sobre pentatônica e outras escalas, palhetada alternada, ligados, tapping, fraseado, modos etc. Temos a plataforma online mais rápida e eficaz, para o seu aprendizado e evolução musical.
pentatonica

Início da Carreira

No início de 1970, Roth formou uma banda chamada Dawn Road. Em 1973, o guitarrista Michael Schenker deixou os Scorpions para se juntar UFO. Os dois restantes membros Scorpions, Rudolf Schenker e Klaus Meine fundiram a banda com os quatro membros da Dawn Road, (Uli Jon Roth, Achim Kirschning, Francis Buchholz, Jürgen Rosenthal) mantendo o nome Scorpions por ter maior popularidade.

Uli trouxe novos elementos para a sonoridade da banda por meio de suas influências em música clássica e Jimi Hendrix. Durante seu período como guitarrista, principal compositor e vocalista ocasional do Scorpions, a banda lançou quatro álbuns de estúdio entre 1974 e 1977.

Em 1978, os Scorpions lançou o álbum ao vivo Tokyo Tapes, que foi gravado no Japão e vendeu quase um milhão de cópias e ganhou disco de ouro em vários países. Roth deixou a banda em 1978 após o fim de uma turnê e antes da liberação do lendário Tokyo Tapes.

Eletric Sun

Após os anos de Scorpions Roth formou sua própria banda chamada Eletric Sun, e com ela lançou três álbuns. O primeiro, Earthquake (1979), foi dedicado ao espírito de Jimi Hendrix. Um segundo álbum lançado dois anos depois, Fire Wind (1981), foi dedicado a Anwar Sadat (o presidente assassinado do Egito que tinha como meta trazer paz ao Oriente Médio), e contou com uma música chamada “Enola Gay” sobre o bombardeio atômico do Japão.

Em 1985, Roth lançou seu terceiro e último álbum com a Eletric Sun, além Beyond the Astral Skies, dedicados a Martin Luther King e aos fãs da banda.

Acesse www.guitarpedia.com.br e assista a uma de nossas aulas. Conheça o nosso player exclusivo com a função loop. Essa função otimiza o seu tempo, e elevará a sua técnica nas seis cordas para um novo patamar.

Nós contamos com alguns dos músicos mais relevantes no cenário musical do nosso país. Alguns deles são Djalma Lima, Pollaco, Fábio Santini, Bruno Godinho, Vandré Nascimento, entre outros. Acesse já!!!

Carreira Solo e a Sky Guitar

Com o término da banda Eletric Sun, Roth seguiu em carreira solo onde segue ativo até hoje, com destaque para os álbuns Transcedental Sky Guitar Vol. I e II (2000), no qual interpreta obras clássicas, Jimi Hendrix e músicas de própria autoria, e Metaporphosis Of Vivaldi’s Four Seasons (2003) interpretando as “Quatr Estações” de Antonio Vivaldi.

Uli utiliza um modelo de guitarra signature bastante peculiar, a Sky Guitar, desenvolvida em parceria com o luthier grego Andreas Demetrion, que apresenta sete cordas e quarenta trastes.


Segue abaixo o áudio e um trecho da tablatura da música Scherzo Alla Paganini, de Roth.

Para saber mais sobre guitarra, história da música e teoria musical, visite o site www.guitarpedia.com.br. Curta a página https://pt-br.facebook.com/guitarpedia para ficar por dentro das novidades e interagir conosco!

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinrssyoutube