A História do Jazz – PT 2

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

No post de hoje você irá continuar o tour cronológico pela história do jazz através dos seus estilos, e décadas. Desde o seu início até os dias atuais.

Conheça Aqui o Guitarpedia , assista as nossas aulas de técnica e aprenda sobre pentatônica e outras escalas, palhetada alternada,  ligados, tapping, fraseado, modos etc. Temos a plataforma online mais rápida e eficaz, para o seu aprendizado e evolução musical.

pentatonica

Bebop 1940

Na década de 1940 o mundo do jazz ficou dividido em dois campos superpostos: de um lado o Swing (               big bands e alguns combos) e do outros músicos a favor do revival do jazz de New Orleans.

Alguns jovens músicos que trabalhavam nas orquestras de swing queriam não somente expandir sua popularidade e suas oportunidades no mercado musical, como procuravam na música um espaço para desenvolverem novos estilos musicais, eles queriam ser ao mesmo tempo inovadores e ao autorais.

Cool Jazz 1950

O Cool Jazz ou West Coast Jazz surgiu no cenário americano no início dos anos de 1950, e foi sempre criticado ou olhado com certa reserva pelos historiadores de jazz. Principalmente pelos pesquisadores e escritores da costa leste americana

Para as “autoridades” jazzísticas de Nova York qualquer estilo significante de jazz que tenha surgido desde os anos de 1930, teve o seu nascimento na cidade da estátua da liberdade.

O Autor Joe Goldberg, em seu famoso livro “Jazz master of the 50’s”, em um capítulo dedicado a Paul Desmond, trata o West Coast Jazz como inexistente.

Hard Bop 1950

O hard bop, assim como o cool jazz ou o soul jazz, se iniciou como uma variação de outro estilo musical no caso o Bop.

Com o crescimento musical do bop na segunda metade dos anos de 1940, as estruturas rítmicas, de acordes e improvisação no jazz se tornaram muito mais complexas.

Apesar dos pioneiros do gênero, serem considerados mestres virtuosos           , muitos dos seus seguidores, sacrificaramo sentimento pela precisão e a emoção por velocidade.

Free Jazz 1960

Free Jazz é o nome que se dá a uma corrente musical que nasceu em meados dos anos 50 e se desenvolveu durante a década seguinte. Entre seus iniciadores devem ser destacados Cecil Taylor (na costa oeste dos Estados Unidos), Ornette Coleman (em Los Angeles), e Sun Ra (em Chicago).

O free jazz configurou-se logo como um “não estilo”, uma espécie de utopia que rejeita qualquer classificação ou esquematização formal, até o ponto que o próprio termo free jazz  foi substituído várias vezes por expressões como: new thing, new wave, new music ou até new Black music.

Acesse www.guitarpedia.com.br, assista a uma de nossas aulas, e conheça o nosso player exclusivo com a função loop, que otimiza o seu tempo, e elevará a sua técnica nas seis cordas para um novo patamar.

 Nós contamos com alguns dos músicos mais relevantes no cenário musical do nosso país como: Djalma Lima, Pollaco, Fábio Santini, Bruno Godinho, Vandré Nascimento, entre outros. Acesse já!!!

Jazz Fusion 1970

A palavra ‘fusion’ é vaga em si mesma, afinal é uma fusão de que? O termo Jazz Fusion tem sido confundido ou interpretado por um depósito de estilos, quando na verdade durante a décade de 1970 houve um vigoroso movimento de mudanças na cultura americana. E muito disso era representada através da música.

Hoje em dia é mais comum usar o termo jazz fusion para descrever artistas, bandas ou grupos que mesclam a sonoridade do jazz com o rock como por exemplo: Return to Forever, Weather Report, Steely Dan, entre outras.

Pós Fusion 1980/90

No período de 1915 a 1975 a evolução do jazz foi extremamente rápida, praticamente a cada década surgia um ou mais estilos que direcionavam o movimento para uma maior liberdade e sofisticação.

Do jazz de New Orleans, classic jazz, dixieland, swing, bebop, cool jazz, hard bop, soul jazz, free jazz, jazz fusion e avant-garde jazz, a história se transformou de forma rápida porém lógica, assim como a evolução da música erudita através dos séculos X ao XX.

Aulas de Guitarra Jazz com Djalma Lima

Clique Aqui para saber mais sobre o curso de Guitarra Jazz no site Guitarpedia com Djalma Lima! E estude com um dos maiores guitarristas do nosso país!

Assista a um vídeo de Djalma exibindo toda a sua musicalidade na guitarra!!

Para saber mais sobre guitarra, história da música e teoria musical, visite o site www.guitarpedia.com.br, e curta a página https://pt-br.facebook.com/guitarpedia para ficar por dentro das novidades e interagir conosco!

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinrssyoutube