A História do Jazz – Pt 1

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

No post de hoje você irá conhecer mais sobre a história do jazz, viajando através do tempo e entrando em contato com seus diversos estilos. Viagem que começa no final do século XIX com o Ragtime e que chega aos dias de hoje mostrando a qualidade e a energia criadora do jazz.

Conheça Aqui o Guitarpedia , assista as nossas aulas de técnica e aprenda sobre pentatônica e outras escalas, palhetada alternada,  ligados, tapping, fraseado, modos etc. Temos a plataforma online mais rápida e eficaz, para o seu aprendizado e evolução musical.

pentatonica

O Ragtime

O jazz não surgiu apenas na cidade de New Orleans (estado americano de Lousiana), outras cidades também viram o seu nascimento como Memphis, Kansas City, St Louis, Dallas, e de uma forma especial a cidade de Sedalia, no estado do Missouri.

Sedalia foi a capital do Ragtime, considerado por muitos o primeiro estilo de jazz. Para lá foi Scott Joplin, pianista e compositor, considerado o maior nome do Ragtime, cuja música não contava com elementos de improvisação, mas já apresentava um swing característico.

New Orleans 1900

No início do seéculo XX, New Orleans era um caldeirão de povos, raças e credos. E todos eles amavam e praticavam suas tradições musicais.

Se ouvia todo tipo de música na cidade, tanto nas salas e casas de espetáculo como nas ruas: ópera francesa, folk songs, danças espanholas, marchas prussianas, canções napolitanas, melodias cubanas, blues, spirituals, ritmos africanos, shouts, ragtime, e tudo mais o que fosse musical.

Dixieland

Em New Orleans, a prática do jazz não era exclusividade dos negros. O jazz “branco” apesar de menos expressivo que o dos negros, tecnicamente era mais bem acabado.

As melodias eram menos rebuscadas, as harmonias mais limpas, e a sonoridade menos original. Ouvia-se menos a presença de sons estridentes, vibratos constantes e glissandos. Quando esses elementos apareciam na execução, eram utilizados apenas como artifícios de interpretação.

Acesse www.guitarpedia.com.br, assista a uma de nossas aulas, e conheça o nosso player exclusivo com a função loop, que otimiza o seu tempo, e elevará a sua técnica nas seis cordas para um novo patamar.

 Nós contamos com alguns dos músicos mais relevantes no cenário musical do nosso país como: Djalma Lima, Pollaco, Fábio Santini, Bruno Godinho, Vandré Nascimento, entre outros. Acesse já!!!

Chicago 1920

Se New Orleans foi o “nascimento” do jazz, Chicago foi a sua incubadora. Para lá migraram, proveniente de sua nativa New Orleans, os principais músicos de jazz, depositários de uma arte incipiente, que encontraria na Windy City (apelido para a cidade de Chicago) o terreno cultural ideal para o seu desenvolvimento.

Chicago reuniu ao seu redor todo o sabor jazzístico de então, e foi durante anos a cidade do jazz por excelência.

Swing 1930

O período da década de 1930 até a metade da década seguinte, ficou conhecido pelo nome de Swing.

Músicos como os clarinetistas Benny Goodman, Artie Shaw e Jimmy Dorsev, os trombonistas Glenn Miller e Tommy Dorsev, o trompetista Harry James, o pianista Count Easie, o vibrafonista Lionel Hampton, o baterista Gene Krupa e o inclassificável Duke Ellington não eram somente populares líderes de Big Bands, mas sim verdadeiras celebridades nacionais.

Aulas de Guitarra Jazz com Djalma Lima

Clique Aqui para saber mais sobre o curso de Guitarra Jazz no site Guitarpedia com Djalma Lima! E estude com um dos maiores guitarristas do nosso país!

Assista a um vídeo de Djalma exibindo toda a sua musicalidade na guitarra!!

Para saber mais sobre guitarra, história da música e teoria musical, visite o site www.guitarpedia.com.br, e curta a página https://pt-br.facebook.com/guitarpedia para ficar por dentro das novidades e interagir conosco!

 

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinrssyoutube