3 Dicas para melhorar o Timbre da sua Guitarra

A Busca pelo Timbre Perfeito

Todos os guitarristas sem nenhuma exceção procuram maneiras de chegar a um timbre que os agrade e os deixem confortáveis na hora de tocar o seu instrumento, afinal o som de um instrumentista é visto por muitos como uma representação do próprio.

Alguns procuram ter um som mais agressivo, outros algo mais brando, outros com maior destaque para os sons high gain, outros mais versáteis, etc. Esta é uma busca infinita para os praticantes e amantes das seis cordas.

Para você poupar seu tempo e dinheiro com cursos e plataformas que muito prometem e pouco fazem, conheça Aqui o Guitarpedia, assista as nossas aulas e aprenda sobre pentatônica e outras escalas, técnicas como, palhetada alternada,  ligados, tapping, e assuntos como, fraseado, modos etc. Possuimos a plataforma online mais rápida e eficaz, para o seu aprendizado e evolução musical.

Três Dicas para você “Melhorar” o seu Timbre “Mexendo” Apenas nos Captadores da sua Guitarra

No post de hoje nós do portal GUITARPEDIA, iremos lhe fornecer três dicas para que você possa experimentar e até melhorar o seu timbre sem nenhum tipo de gasto financeiro, mexendo apenas com os seus captadores.

A Altura dos Captadores

A regulagem de altura dos seus captadores pode ser um fator muito importante para chegar ao timbre desejado, é claro que tal fator irá variar de acordo com a preferência de cada guitarrista ou até mesmo do modelo de guitarra utilizada.

Deixar os captadores em uma posição bastante elevada quase encostando nas cordas pode acarretar alguns problemas, o principal deles  seria de ordem  física, pois caso os captadores estejam muito altos eles iram se chocar com as cordas (diminuindo o sustain e criando possíveis ruídos) ou até mesmo com seus dedos e/ou palheta, atrapalhando a sua performance.

Deixá-los em uma posição intermediária é o mais comum, mas nem sempre a melhor opção, para os aficionados pelo som do Steve Ray Vaughan, por exemplo, a posição ideal para emular o som do saudoso guitarrista seria deixando os captadores bastante rebaixados, porém haverá uma perda de volume que terá que ser compensado com o amplificador ou o uso de um pedal.

O Ângulo dos Captadores

Além da altura outro fator crucial para a qualidade e definição do seu som, é a angulação dos captadores da guitarra em relação às cordas.

Algumas guitarras podem apresentar uma larga diferença na qualidade e definição das notas à medida que a sua mão as toca subindo ou descendo pelas cordas. Às vezes uma guitarra mostra um som muito mais claro nas três primeiras cordas e um som mais embolado nas três últimas, por exemplo.

Um meio de solucionar esse problema seria afastar (rebaixar) um pouco o lado do captador que seria responsável pela captação do som destas cordas mais desobedientes até que o som pareça equilibrado para o seu gosto.

 Nós contamos com alguns dos músicos mais relevantes no cenário musical do nosso país como: Djalma Lima, Pollaco, Cuca Teixeira, Fábio Santini, Bruno Godinho, Vandré Nascimento, entre outros. Acesse já!!!

Ajustando os Pólos do Captador

Algumas guitarras possuem parafusos em cima de seus captadores, os modelos que mais apresentam este tipo de configuração são guitarras que utilizam humbuckers, como este da imagem abaixo.

Note que a peça possui seis parafusos, que podem ser ajustados para cima ou para baixo, alterando assim a captação de volume para cada uma das seis cordas da guitarra, portanto para procurar um som mais balanceado ou até mesmo para obter o efeito contrário, pode ser uma boa ideia ajustar cada um desses parafusos ao seu critério.

Aulas de Bateria com Cuca Teixeira no Guitarpedia !!!

Cuca Teixeira
Aulas de bateria

Agora você tem toda a experiência e criatividade de Cuca Teixeira ao seu dispor com o seu curso especial de Bateria para o Guitarpedia. Clique aqui e seja um discípulo deste grande mestre das baquetas!!

Para saber mais sobre composição, teoria musical e cursar aulas especiais sobre bateria, guitarra, história da música, dicas sobre equipamento, e muito mais, visite o portal www.guitarpedia.com.br, e curta a página https://pt-br.facebook.com/guitarpedia para ficar por dentro das novidades e interagir conosco!