Música e Mitologia na Grécia Antiga – PT 2

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

No post de hoje nós do blog e portal Guitarpedia vamos continuar nossa jornada pela música e a cultura da Grécia Antiga, esta que foi uma das maiores e mais emblemáticas civilizações da história de nossa humanidade.

Conheça Aqui o Guitarpedia , assista as nossas aulas de técnica e aprenda sobre pentatônica e outras escalas, palhetada alternada,  ligados, tapping, fraseado, modos etc. Temos a plataforma online mais rápida e eficaz, para o seu aprendizado e evolução musical.

Cultos e Festivais

Como foi abordado no post anterior a Grécia Antiga dividia seus cultos musicais em basicamente dois pólos, o culto ao Deus Apolo associado à evolução espiritual, aos bons pensamentos e a alma dos indivíduos, e o culto ao Deus Dionísio, ligado a agitação, êxtase, etc.

Foi nessa época, por volta do século V antes de Cristo, que grandes festivais começaram a surgir por toda Grécia e também novos instrumentos começaram a serem fabricados e também trazidos da Ásia menor (território hoje correspondente a Turquia).

Os Primeiros Virtuosos

Com a popularização destes festivais e instrumentos, começaram a surgir por todo o território grego músicos de grande virtuosismo, que tinham a capacidade de manusear incrivelmente bem seus instrumentos. Tal fato pode ter irritado alguns gregos de grande prestígio que não se tornaram grandes fãs dos músicos malabaristas.

Aristóteles por exemplo, disse que tamanha velocidade empregada na música apenas por exibicionismo, a distanciava dos homens comuns, fazendo com que a arte perdesse seu sentido original.

Acesse www.guitarpedia.com.br, assista a uma de nossas aulas, e conheça o nosso player exclusivo com a função loop, que otimiza o seu tempo, e elevará a sua técnica nas seis cordas para um novo patamar.

 Nós contamos com alguns dos músicos mais relevantes no cenário musical do nosso país como: Djalma Lima, Pollaco, Cuca Teixeira, Fábio Santini, Bruno Godinho, Vandré Nascimento, entre outros. Acesse já!!!

Cultura, Música e Filosofia

Na história da cultura ocidental, a influência grega é muito maior em suas teorias político-sociais, nas artes plásticas, literatura, filosofia, do que na música em si.

A abordagem musical grega se divide em duas frentes.

– A relação da música com a natureza, o cosmos e a sociedade.

– Os sistemas e modelos utilizados para a composição musical.

Para os gregos a música representava muito mais do que apenas a junção de sons, em nenhum momento ela era vista de maneira isolada e separada de outras disciplinas como a matemática e geometria (de onde a música foi originalmente criada), a astronomia, filosofia, poesia, etc.

Etos

A doutrina do Etos atribuía qualidades e efeitos morais a música, ou seja, a música para a sociedade grega não era algo passivo perante o universo e sim algo capaz de afetá-lo.

A música, portanto poderia incitar ou incentivar efeitos morais nos seres humanos como: bravura, arrogância, bondade, virilidade, coragem, ira, empatia, etc.

Em A República escrito por volta de 380 A.C. Platão diz que um músico para alcançar perfeito equilíbrio em seu estado de espírito deveria mesclar de maneira harmoniosa ao estudo musical a atividade física.

O músico que se preocupasse apenas com o lado musical e não desse atenção ao corpo poderia ficar sensível e neurótico já o homem que se preocupasse apenas com a atividade física e não desse atenção a música se tornaria um ser agressivo e ignorante.

Aulas de História no Guitarpedia

Guitarpedia é o único site voltado para aulas de guitarra que está preocupado em lhe dar uma formação ampla e completa. Conta em sua grade de aulas, com aulas relacionadas aos mais diversos assuntos sobre teoria musical e um curso bastante informativo e organizado sobre História da Música.

Clique Aqui para saber muito mais sobre nosso curso de História da Música e Assista a uma de nossas aulas grátis sobre o assunto!

Para saber mais sobre composição, teoria musical e cursar aulas especiais sobre bateria, guitarra, história da música, dicas sobre equipamento, e muito mais, visite o portal www.guitarpedia.com.br, e curta a página https://pt-br.facebook.com/guitarpedia para ficar por dentro das novidades e interagir conosco!

Imagem Ilustrativa Retirada do Site : ifecampinas.org.br

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinrssyoutube