Os 10 Maiores Guitarristas Segundo Pat Metheny – Pt1

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Nós já abordamos e mencionamos em posts anteriores a brilhante carreira do mais premiado guitarrista de todos os tempos, o americano Pat Metheny. Para conferir nossa postagem prévia sobre o assunto, clique aqui.

Para você poupar seu tempo e dinheiro com cursos e plataformas que muito prometem e pouco fazem, conheça Aqui o Guitarpedia, assista as nossas aulas e aprenda sobre pentatônica e outras escalas, técnicas como, palhetada alternada,  ligados, tapping, e assuntos como, fraseado, modos etc. Possuimos a plataforma online mais rápida e eficaz, para o seu aprendizado e evolução musical.

 

Cursos a partir de R$ 29,90 

Quem São os Mestres da Guitarra que “Fazem” a Cabeça de Metheny ?

Assim como a grande parte dos amantes e estudiosos da guitarra jazz, Metheny se deixa influenciar muito mais por outros instrumentistas, do que os seus colegas das seis cordas. Ícones como Miles Davis, Charlie Parker, John Coltrane, Gary Burton, entre outros são responsáveis diretos pela formação musical de Pat.

Porém quando o assunto é a nossa amada e querida guitarra, existem alguns mestres que ocupam o coração e a mente de Metheny.

No dia 29 de dezembro do ano 2000 a pedido de um fã, Pat listou os seus dez guitarristas favoritos em ordem de importância.

10- Mick Goodrick

Mick Goodrick (nascido em 9 de junho de 1945 em Sharon, Pensilvânia) é um conceituado guitarrista de jazz americano. Seu principal trabalho se desenvolve como professor na famosa Berklee University em Boston, Massachussets.

Mick também ficou famoso por acompanhar ou simplesmente dividir o palco com grandes artistas da cena jazzista mundial, nomes como: Gary Burton, Michael Brecker, Charlie Haden, Jack DeJohnette, entre outros.

Ao longo de sua vida acadêmica Goodrick teve muitos estudantes notáveis, incluindo Bill Frisell, Julian Lage, John Scofield, Lage Lund, Mike Stern, Avner Strauss, Rale Micic e o próprio Pat Metheny.

Acesse www.guitarpedia.com.br, assista a uma de nossas aulas, e conheça o nosso player exclusivo com a função loop, que otimiza o seu tempo, e elevará a sua técnica nas seis cordas para um novo patamar.

 Nós contamos com alguns dos músicos mais relevantes no cenário musical do nosso país como: Djalma Lima, Pollaco, Cuca Teixeira, Fábio Santini, Bruno Godinho, Vandré Nascimento, entre outros. Acesse já!!!

9- Bill Frisell

William Richard Frisell (nascido em 18 de março de 1951) é um guitarrista, compositor e arranjador americano. Um dos principais guitarristas do jazz desde o final da década de 1980.

A história entre Frisell e Metheny é muito maior do que uma simples admiração do trabalho alheio.

A grande ascensão de Frisell ocorreu quando Pat Metheny não conseguiu fazer uma sessão de gravação e recomendou Frisell a Paul Motian, que estava gravando Psalm (1982) para a ECM Records. A partir daí Frisell foi contratado como o guitarrista fixo da gravadora, e trabalhou em vários álbuns, mais notável foi 1981 Paths, Prints de Jan Garbarek. Seu primeiro álbum solo foi lançado em 1983, com o título de In Line.

Da metade dos anos 80 até os dias de hoje Bill continua se destacando como um expoente da guitarra, influenciando diferentes públicos que vão do jazz tradicional a música country americana.

8- Joe Diorio

Joe Diorio (6 de agosto de 1936), assim como Mick Goodrick é altamente reconhecido como um grande educador musical.

Diorio leciona na Universidade do Sul da Califórnia e também foi um dos primeiros instrutores do Guitar Institute of Technology, além de já ter publicado vários livros e vídeos instrucionais.

Joe, assim como os outros nomes de nossa lista, já trabalhou com os maiores do jazz, nomes como: Sonny Stitt, Eddie Harris, Ira Sullivan, Stan Getz, Pat Metheny, Horace Silver, Anita O’Day, Freddie Hubbard, Robben Ford, Gary Willis, David Becker e Mick Goodrick.

Desde abril de 2005, ele vem lutando para recuperar o uso total de sua mão esquerda após um derrame sofrido em sua residência em San Clemente, Califórnia.

7 – John Scofield

Contemporâneo e amigo de Metheny, John Scofield (born December 26, 1951), ou simplesmente Sco como é apelidado, é uma figurinha carimbada para os amantes da guitarra.

Com um som que une jazz, rock e blues com um groove único que pertence exclusivamente ao guitarrista, Sco conseguiu deixar a sua marca na história da guitarra moderna ao integrar o grupo musical de gigantes do Jazz mundial, como o trompetista Miles Davis, o vibrafonista Gary Burton e construir uma carreira solo sólida e relevante.

Em 1994 ele e Metheny lançaram um álbum em conjunto com o nome de: I can see your house from here.

Aulas de Guitarra Jazz com Djalma Lima

Clique Aqui para saber mais sobre o curso de Guitarra Jazz no site Guitarpedia com Djalma Lima! E estude com um dos maiores guitarristas do nosso país!

Para saber mais sobre composição, teoria musical e cursar aulas especiais sobre bateria, guitarra, história da música, dicas sobre equipamento, e muito mais, visite o portal www.guitarpedia.com.br, nosso canal no Youtube, e curta a página https://pt-br.facebook.com/guitarpedia para ficar por dentro das novidades e interagir conosco!

Referência Bibliográfica:

http://www.patmetheny.com

en.wikipedia.org

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinrssyoutube