Tipos de Intervalos e Enarmonia

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Pode se dizer que o ‘INTERVALOS’ é um dos mais importantes, relevantes e indispensáveis, assuntos em todo o universo do estudo musical.

Afinal a partir do momento em que ouvimos duas notas, sejam elas tocadas em sequência ou ao mesmo tempo estamos tratando de algum tipo de intervalo. Podemos assim dizer que os sons que ouvimos decorrentes de um acorde ou de uma simples melodia são consequência de seus intervalos.

Conheça Aqui o Guitarpedia , assista as nossas aulas de técnica e aprenda sobre pentatônica e outras escalas, palhetada alternada,  ligados, tapping, fraseado, modos etc. Temos a plataforma online mais rápida e eficaz, para o seu aprendizado e evolução musical.

Definição

Em termos práticos e sucintos, intervalo é a diferença de altura entre duas notas. São classificados quanto à simultaneidade ou não dos sons e a distância entre eles.

Na música ocidental, os intervalos são estudados a partir da divisão diatônica da escala. As unidades de medida de intervalos, baseadas na escala logarítmica, são o tom e o semitom(um exemplo disto podem ser as famosas escalas maior e menor). Para nomearmos intervalos menores que um semitom, são utilizados o savart e o cent (o mais utilizado atualmente) como unidade de medida.

Tipos de Intervalos

Na escala diatônica, a primeira classificação de um intervalo é quanto à ocorrência de simultaneidade em sua execução. Assim, o intervalo será melódico quando os sons aparecerem em sucessão um ao outro, ou harmônico, caso sejam executados no mesmo instante, ou seja, simultaneamente.

Intervalo Simples e Composto

O intervalo também pode ser simples ou composto, dependendo da distância entre uma e outra nota:

Simples: Quando se acha contido dentro de uma oitava. Exemplo: Se tocarmos a nota Dó e considerarmos ela a nossa tônica ou nota de partida, e posteriormente tocarmos a nota Ré mais próxima, classificamos este intervalo como uma segunda maior.

Resumindo – Dó – Ré = 2º Maior

Composto: Quando ultrapassa uma oitava. Exemplo: Se tocarmos a nota Dó e considerarmos ela a nossa tônica ou nota de partida, e posteriormente tocarmos a segunda nota Ré que aparece na sequência, criaremos um intervalo de nona maior, portanto, um intervalo composto.

Resumindo – Dó – Ré(2) (Ré uma oitava mais agudo) = 9º Maior

Acesse www.guitarpedia.com.br, assista a uma de nossas aulas, e conheça o nosso player exclusivo com a função loop, que otimiza o seu tempo, e elevará a sua técnica nas seis cordas para um novo patamar.

 Nós contamos com alguns dos músicos mais relevantes no cenário musical do nosso país como: Djalma Lima, Pollaco, Cuca Teixeira, Fábio Santini, Bruno Godinho, Vandré Nascimento, entre outros. Acesse já!!!

Cuca Teixeira
Aulas de bateria

Intervalo melódico

Pode ser classificado quanto:

A posição do segundo som em relação ao primeiro. Assim, o intervalo será ascendente se o segundo som for de maior frequência (mais agudo) que o primeiro e será descendente caso o segundo som seja de menor frequência (mais grave) que o primeiro.

A distância entre os dois sons. Será conjunto o intervalo que distancia de uma segunda (2b, 2 ou 2#) entre as notas e serão disjuntos todos os outros.

Intervalo harmônico

O intervalo harmônico é quando as duas notas são tocadas ao mesmo tempo. Um exemplo disto é quando tocamos qualquer acorde ou até mesmo um power chord, pois ao tocarmos mais de uma nota simultaneamente estamos criando um intervalo harmônico.

Enarmonia

É importante ressaltar que às vezes no estudo musical podemos nos deparar com algo curioso, os intervalos enarmônicos.

Os intervalos com a mesma distância em semitons, mas com nomes diferentes, como por exemplo, a quarta aumentada e a quinta diminuta, ou a terça diminuta e a segunda maior, têm o nome de intervalos enarmônicos.

As notas Dó# e Réb podem ser um exemplo de intervalos enarmônicos.

Saiba Tudo Sobre Intervalos com o Guitarpedia!

No site Guitarpedia você pode saber tudo sobre intervalos de maneira, rápida, prática e eficaz. Clique aqui e confira uma de nossas aulas sobre o assunto com o professor Bruno Godinho!

Aulas de Bateria com Cuca Teixeira no Guitarpedia !!!

Agora você tem toda a experiência e criatividade de Cuca ao seu dispor com o seu curso especial de Bateria para o Guitarpedia. Clique aqui e seja um discípulo deste grande mestre das baquetas!!

Para saber mais sobre guitarra, história da música e teoria musical, visite o site www.guitarpedia.com.br, e curta a página https://pt-br.facebook.com/guitarpedia para ficar por dentro das novidades e interagir conosco!

 

 

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinrssyoutube