A Técnica do Chord Melody na Guitarra

Uma coisa muito simples e natural para pianistas e tecladistas, como tocar a harmonia (na mão esquerda) e melodia (na mão direita) simultaneamente, pode ser uma das técnicas mais complexas e exigentes para o mundo da guitarra, o Chord Melody.

Técnica conhecida pelo nome de Chord Melody e para alguns no Brasil também leva o nome de Harmonia em Bloco. Essa segunda opção para a nomenclatura da técnica não reflete exatamente aquilo que ela se propõe.  Talvez seja apenas uma adaptação equivocada da nomenclatura na língua inglesa.

Conheça www.guitarpedia.com.br, o site com mais de 900 aulas sobre guitarra, e assuntos musicais, a ferramenta online mais rápida e eficaz, para o seu aprendizado e evolução musical.

A Origem da Técnica

A técnica do Chord Melody começou a ser utilizada principalmente pelos guitarristas de Jazz.  O estilo Jazz até hoje tem a sua maior utilização.

É claro que o Chord Melody não se limita a um único estilo e pode ser empregado a qualquer gênero musical. Foram os jazzistas os primeiros a observar a sua relevância e colocá-lo em prática em suas músicas, temas,  improvisos etc.

O Que é o Chord Melody?

A técnica do Chord Melody consiste em executarmos com os dedos da mão esquerda do guitarrista (direita para alguns canhotos), tanto a harmonia como a melodia de uma música ou tema.

Tal técnica do Chord Melody pode ser empregada muitas vezes como parte de um arranjo, improviso ou introdução e não necessariamente ser tocada durante toda a duração da música.

O Chord Melody está no topo da pirâmide musical para os guitarristas. Esta técnica exige demasiado conhecimento das notas e escalas ao longo do braço, acordes, inversões, compings, etc.

Hoje a técnica pode ser usada por guitarristas e violonistas de qualquer estilo. Se a técnica é feita pode ter um grande impacto artístico em uma canção Pop ou tema de Tom Jobim.

Acesse www.guitarpedia.com.br, assista a uma de nossas aulas de Chord Melody, e conheça o nosso player exclusivo com a função loop, que otimiza o seu tempo, e elevará a sua técnica nas seis cordas para um novo patamar.

 Nós contamos com alguns dos músicos mais relevantes no cenário musical do nosso país como: Djalma Lima, Pollaco, Fábio Santini, Bruno Godinho, Vandré Nascimento, entre outros. Acesse já!!!

Pollaco e Joe Pass

Um dos mestres do assunto Chord Melody no Brasil é o guitarrista Pollaco, um dos professores do site Guitarpedia.

Pollaco obteve sua formação no Musicians Institute em Los Angeles (para saber mais sobre o Musicians Institute clique aqui). Onde foi discípulo do maior entendedor no assunto o lendário e saudoso guitarrista Joe Pass.

Assista a uma das aulas do Pollaco no site Guitarpedia , clicando aqui.

pollaco06-526x526

Veja como o grande Joe Pass emprega a técnica com maestria.

Veja também como Pat Metheny faz o uso do Chord Melody, no tema Stella By Starlight.