A Teaoria das Dez Mil Horas, Mito ou Realidade?

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Você já ouviu falar na regra das dez mil horas ?

Ela basicamente diz que qualquer um que deseja ser altamente capacitado e alcançar grande sucesso em uma atividade deve praticar tal disciplina por no mínimo dez mil horas.

Para você poupar seu tempo e dinheiro com cursos e plataformas que muito prometem e pouco fazem, conheça Aqui o Guitarpedia, assista as nossas aulas e aprenda sobre pentatônica e outras escalas, técnicas como, palhetada alternada,  ligados, tapping, e assuntos como, fraseado, modos etc. Possuimos a plataforma online mais rápida e eficaz, para o seu aprendizado e evolução musical.

Mas Quem “Inventou” essa Teoria ?

A teoria ganhou notoriedade no livro Outliers, do escritor e jornalista Malcolm Gladwell, escrito em 2008 que chegou a se tornar um dos bestsellers do jornal York Times.

O livro diz que você precisa colocar 10 mil horas de esforço (ou oito horas por dia, todos os dias, por quatro anos) para ser bom em alguma coisa, o número dez mil portanto seria o número mágico de grandeza e do sucesso.

Mas Qual o Intuito desta Pesquisa ? Da pra aplicar no Estudo Musical ?

A pesquisa tinha como objetivo verificar e quantificar as horas de estudo e aplicação prática, que grandes ícones de diferentes áreas necessitaram para conseguir “dominar” ou se tornarem “mestres” em determinado assunto.

É claro que tal paralelo também foi aplicado ao mundo musical, e a vida de um instrumentista. Se um grupo de crianças por volta dos seus cinco anos de idade começassem a tocar violino e praticassem uma média de duas a três horas semanais.

A partir dos oito anos, contudo, começariam a surgir diferenças: nessa idade os melhores alunos praticavam cerca de seis horas por semana. Aos doze, a média subiria para oito horas e chegaria, aos quatorze anos, a dezesseis.

Ao completarem vinte anos de idade, esses alunos já dedicariam à música trinta horas semanais e haveriam acumulado dez mil horas de prática.

Acesse www.guitarpedia.com.br, assista a uma de nossas aulas, e conheça o nosso player exclusivo com a função loop, que otimiza o seu tempo, e elevará a sua técnica nas seis cordas para um novo patamar.

 Nós contamos com alguns dos músicos mais relevantes no cenário musical do nosso país como: Djalma Lima, Pollaco, Cuca Teixeira, Fábio Santini, Bruno Godinho, Vandré Nascimento, entre outros. Acesse já!!!

Então a Teoria é 100% Eficaz ?

Agora o assunto começa a ficar mais cinzento e não tão preto no branco. Pois mesmo sabendo que em tudo que decidimos desenvolver grande habilidade necessita de muitas horas de estudo, nada nos garante que dez mil horas será o suficiente ou até mesmo se serão um exagero.

Isso tudo depende de uma quantidade enorme de outros fatores que são praticamente impossíveis de se avaliar como: o fator genético, a exposição a tal disciplina que o individuo teve antes mesmo de começar a praticá-la, uma percepção acima da média sobre o assunto, a “qualidade” do estudo, etc, etc…

Tais fatores fazem a teoria não ser uma unanimidade e viraram motivo de piada no vídeo abaixo.

Era tudo uma Brincadeira ?

Alguns analistas do assunto dizem que toda a repercussão gerada pela teoria foi na verdade um grande ‘telefone sem fio’.

O que na verdade era: “Os experts em nível mundial tem 10 mil horas de prática” se transformou em “você precisa de 10 mil horas para se tornar um expert”, posteriormente em “é necessário 10 mil horas para ficar bom em algo” até o fatídico “é preciso 10 mil horas para aprender qualquer coisa”. E assim nasceu mais um mito.

Curso de Guitarra com Sérgio Rocha, o Nosso Especialista em Blues!

Acesse uma de nossas Aulas de Guitarra Blues no Guitarpedia com o professor Sérgio Rocha. E estude diretamente com um dos grandes discípulos da guitarra Blues americana.

Assista abaixo nosso Professor e Bluesman Sérgio Rocha, dando um show na guitarra Blues!!!

Para saber mais sobre composição, teoria musical e cursar aulas especiais sobre bateria, guitarra, história da música, dicas sobre equipamento, e muito mais, visite o portal www.guitarpedia.com.br, e curta a página https://pt-br.facebook.com/guitarpedia para ficar por dentro das novidades e interagir conosco!

Referência Bibliográfica:

riquezasemlimites.com.br

papodehomem.com.br

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinrssyoutube