O Que É Sonata e Forma Sonata? Pt2

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

No Post de hoje vamos continuar a explanação sobre a Forma Sonata, e a Sonata como tipo de música.

Neste Post você irá conhecer todos os elementos estruturais que compõem a Forma Sonata.

Forma está que foi a mais utilizada no período clássico, propagada por compositores como:

Franz Joseph Haydn (Rohrau, 31 de março de 1732 — Viena, 31 de maio de 1809), Wolfgang Amadeus Mozart (Salzburgo, 27 de janeiro de 1756 – Viena, 5 de dezembro de 1791) e Ludwig Van Beethoven (Bonn, batizado em 17 de dezembro de 1770 — Viena, 26 de março de 1827).

Conheça Aqui nossas aulas sobre Sonata no Guitarpedia. Nessas aulas de História da música voce vai saber mais sobre Trio Sonata (Barroco 13), Classicismo e Musica Instrumental.

A Estrutura da Forma Sonata

A forma Sonata consiste basicamente em três elementos:

I – A exposição.

Nesse momento da música (pode ser precedido por uma introdução) o compositor se preocupa em expor os temas da  obra.

A forma sonata em geral comporta dois temas distintos, chamaremos aqui de tema A e tema B. A exposição se inicia com a execução do tema A, e posteriormente com a do tema B, que deve estar composta no quinto grau do Tema A, ou no seu grau correlato, ou seja, se o tema A esta escrito em Dó, o tema B deve estar em Sol ou Lá menor.

Na maioria dos casos a seção de exposição apresenta um Ritornelo, ou seja, ela geralmente é repetida.

II- O Desenvolvimento

Após o fim da exposição vem o desenvolvimento, que é o trecho mais livre do movimento.

É aqui onde podemos observar toda a criatividade e domínio musical do compositor, em outras palavras é nesta seção da música em que o compositor mostra quem ele é realmente.

Aqui a música normalmente modula por outras tonalidades e reaproveita material da exposição. Não se trata como vemos em alguns manuais, de uma fantasia livre, pois podemos ver alguns padrões, ordenados pela frequência:

  1. Há uma tendência de se buscar a tonalidade relativa menor (ou a paralela em alguns casos) e ela se estabelece ao final do desenvolvimento.
  2. Normalmente aproveita-se o primeiro tema e os elementos de passagem referidos anteriormente, o que leva à questão desses elementos serem irrelevantes.
  3. Às vezes um tema novo é introduzido nessa seção.
  4. A fluência no desenvolvimento é mais rápida, normalmente traduzindo em passagens mais agitadas.
  5. E o ritmo harmônico também é mais intenso, várias tonalidades são aludidas, sem nenhuma cadência fixa até o final da seção.

Todas essas características fazem do desenvolvimento o momento central da forma sonata, é nele que o drama todo se localiza e a tensão da separação da tonalidade principal se torna máxima.

Acesse www.guitarpedia.com.br, assista a uma de nossas aulas, e conheça o nosso player exclusivo com a função loop, que otimiza o seu tempo, e elevará a sua técnica nas seis cordas para um novo patamar.

 Nós contamos com alguns dos músicos mais relevantes no cenário musical do nosso país como: Djalma Lima, Pollaco, Fábio Santini, Bruno Godinho, Vandré Nascimento, entre outros. Acesse já!!!

III – Recapitulação ou Reexposição

Nesta seção da forma, existe uma retomada dos temas iniciais. Os temas que foram primeiramente expostos, (durante a Exposição) serão agora executados novamente.

Porém existe uma grande diferença da maneira em que esses temas são apresentados neste segundo período. Agora na reexposição todos os temas, (no nosso exemplo, temos tema A e B) serão escritos para a mesma tonalidade. Ou seja, o tema B não está mais no quinto grau ou no relativo da tonalidade do tema A, e sim na mesma tonalidade do tema A.

Tal fato faz o segundo tema perder um pouco do seu “sabor” ou “cor” própria já que originalmente ele era apresentado em outra tonalidade, mas conclui-se assim um longo movimento iniciado pela primeira modulação. E prepara o ouvinte para a coda final e término da forma.

Coda

A forma sonata geralmente apresenta uma coda para o encerramento de sua forma.

A Coda nada mais é do que uma seção em que se termina uma música. Nesta seção o compositor ou arranjador poderá ou não utilizar ideias musicais já apresentadas ao longo da composição.

Aulas de História no Guitarpedia!!!

Guitarpedia é o único site voltado para aulas de guitarra preocupado em lhe dar uma formação ampla e completa. Conta em sua grade de aulas, com aulas relacionadas aos mais diversos assuntos sobre teoria musical e um curso bastante informativo e organizado sobre História da Música.

Clique Aqui para saber muito mais sobre nosso curso de História da Música. Assista a uma de nossas aulas grátis sobre o assunto!

Ouça o primeiro movimento da sinfonia número 40 de Mozart e repare na presença da Forma Sonata.

Para saber mais sobre guitarra, história da música e teoria musical, visite o site www.guitarpedia.com.br . Curta a página https://pt-br.facebook.com/guitarpedia para ficar por dentro das novidades e interagir conosco!

 

 

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinrssyoutube