Quem é o “Pai” de todos os Guitarristas?

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

O estudante que está iniciando na guitarra nos dias de hoje, tem em sua frente uma lista infinita de influências e músicos que já trilharam caminhos brilhantes em suas carreiras, e servem como inspiração para os mais jovens.

Mas como seria se esses modelos fossem escassos em nosso instrumento, se tudo aquilo que vimos e ouvimos saindo de uma guitarra não existisse? Será que conseguiríamos começar do zero uma trajetória tão marcante e inspiradora como a de Robert Johnson.

Conheça Aqui o Guitarpedia , assista as nossas aulas de técnica e aprenda sobre pentatônica e outras escalas, palhetada alternada,  ligados, tapping, fraseado, modos etc. Temos a plataforma online mais rápida e eficaz, para o seu aprendizado e evolução musical.

O Primeiro Grande Guitarrista Americano

Robert Leroy Johnson (8 de maio de 1911 – 16 de agosto de 1938) foi um cantor e compositor de blues americano.

Suas gravações registradas em 1936 e 1937 são até hoje um marco para a “guitarra” Blues (na época um violão). Elas exibem uma combinação de canto, habilidades na guitarra e talento de composição que influencia gerações de músicos até os dias atuais.

O aclamado e virtuoso guitarrista Guthrie Govan, costuma dizer que se formos buscar o primeiro guitarrista a influenciar a todos os outros que vieram a seguir vamos acabar chegando em um único nome: Robert Johnson. Segundo Govan, o bluesman é o primeiro na árvore genealógica das seis cordas.

A Curta Carreira

Johnson nasceu em Hazlehurst, Mississippi, mas sua data de nascimento oficialmente aceita, provavelmente está errada. Registros existentes (documentos escolares, certidões de casamento e certidão de óbito) sugerem diferentes datas, entre 1909 e 1912, embora nenhum contenha a data de 1911.

Robert Johnson gravou apenas 29 músicas em um total de 40 faixas, em duas sessões de gravação em San Antonio, Texas, em Novembro de 1936 e em Dallas, Texas, em Junho de 1937.

Treze músicas foram gravadas duas vezes e suas músicas continuam sendo interpretadas e adaptadas por diversos artistas e bandas, como Led Zeppelin, Eric Clapton, The Rolling Stones, e muitas outras.

Acesse www.guitarpedia.com.br, assista a uma de nossas aulas, e conheça o nosso player exclusivo com a função loop, que otimiza o seu tempo, e elevará a sua técnica nas seis cordas para um novo patamar.

 Nós contamos com alguns dos músicos mais relevantes no cenário musical do nosso país como: Djalma Lima, Pollaco, Fábio Santini, Bruno Godinho, Vandré Nascimento, entre outros. Acesse já!!!

Morte

Em 1938 durante uma apresentação no bar “Tree Forks”, Johnson bebeu whisky envenenado com estricnina, supostamente preparado pelo dono do bar, o qual estava enciumado porque o músico supostamente flertou com sua mulher.

Sonny Boy Williamson, que estava tocando junto com Jonhson, havia alertado-o sobre o whisky, porém este não lhe deu atenção, aparentemente Johnson se recuperou do envenenamento, mas contraiu uma pneumonia e morreu trê dias depois, em 16 de agosto de 1938, em Greenwood, Mississippi.

Há várias versões populares para sua morte: que haveria morrido envenenado pelo whisky, que haveria morrido de sífilis e que havia sido assassinado com arma de fogo, etc.. Seu certificado de óbito cita apenas “No Doctor” (sem médico) como causa da morte.

O Mito do Pacto com o Diabo

Um mito popular recorrente sugere que Johnson vendeu sua alma ao diabo na encruzilhada das rodovias 61 e 49 em Clarksdale, Mississippi, com o intuito de alcançar o sucesso musical e adquirir capacidades até então jamais vistas com o seu instrumento (violão blues).

Este mito foi difundido principalmente por Son House, e ganhou força devido às letras de algumas de suas músicas, como “Crossroads Blues”, “Me And The Devil Blues” e “Hellhound On My Trail”.

O mito também é descrito no filme de 1986 Crossroads, que conta com a participação mais do que especial de Steve Vai interpretando Jack Butler, um guitarrista muito habilidoso, que supostamente vendeu sua alma para o tinhoso.

Curso de Guitarra com Sérgio Rocha, o Nosso Especialista em Blues!

Acesse uma de nossas Aulas de Guitarra Blues no Guitarpedia com o professor Sérgio Rocha. E estude diretamente com um dos grandes discípulos da guitarra Blues americana.

Assista abaixo nosso Professor e Bluesman Sérgio Rocha, dando um show na guitarra Blues!!!

Para saber mais sobre guitarra, história da música e teoria musical, visite o site www.guitarpedia.com.br, e curta a página https://pt-br.facebook.com/guitarpedia para ficar por dentro das novidades e interagir conosco!

 

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinrssyoutube