Qual a Diferença entre Fuzz, Overdrive e Distortion ??

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Mesmo para alguns guitarristas com certa experiência, descobrir todas as diferenças entre overdrive, distorção e fuzz pode ser um pouco confuso, especialmente para quem quer obter o efeito perfeito para o seu som! Então, hoje vamos analisar todos os diferentes tipos de efeitos, as diferenças nos sons e como eles interagem com seu amplificador e sua guitarra.

Conheça os nossos cursos de Jazz, Blues, Metal, Fusion e Guitarpedia Premium com 700. Que tal ganhar um curso grátis ?  Clique Aqui e Cadastre-se para ganhar um curso grátis!

 

Fuzz, Overdrive ou Distortion ?

Para entendermos perfeitamente a diferença entre os três pedais, precisamos averiguar de maneira mais detalhada quais são as principais características de cada um deles, e qual o momento certo em utilizar um ou outro. Então vamos lá !!

O que é um Pedal de Overdrive?

Os pedais de overdrive às vezes podem ser confundidos com pedais de distorção, mas não se engane, um overdrive é completamente diferente.

Os pedais de overdrive conduzem suas válvulas ao ponto de distorção ou, pelo menos, imitam o que isso soa, como se você tivesse um amplificador de estado sólido. A finalidade de um pedal de overdrive é imitar o som de você deixando o seu amplificador valvulado com o volume mais alto possível, repare que esta é uma opção muito mais segura do que realmente deixar o seu amplificador no volume máximo “na raça”.

Provavelmente é o mais próximo que você pode obter a distorção do amplificador puro sem realmente explodir suas janelas e desagradar os seus vizinhos.

3 Exemplos de Overdrive Pedals

Ibanez TS9 Tubescreamer

MXR CSP033 Custom Shop IL Torino Overdrive

Boss SD1 Super Overdrive

O que é um Pedal de Distorção?

Um pedal de distorção em comparação com o overdrive faz um trabalho completamente diferente, enquanto o overdrive quer simular um som mais “sujo” de uma maneira “orgânica” um pedal de distorção interfere diretamente no seu som.

A verdadeira finalidade de um distortion pedal é injetar agressividade e “sujeira” a sua sonoridade, ele colocará uma quantidade de saturação e volume ao timbre original, que transformará um gatinho em um leão. Da mesma maneira em que um overdrive quer simular um amplificador em seu máximo volume, um pedal de distorção tenta simular a distorção de um amplificador, e é claro que você pode regular o quanto mais ou menos saturado você deseja o seu timbre.

3 Exemplos de Distortion Pedals

Boss DS-1 Distortion

Blaxx 3 Modes Distortion Mini Pedal

MXR M104 Distortion Plus Guitar Effects Pedal

Acesse www.guitarpedia.com.br, assista a uma de nossas aulas, e conheça o nosso player exclusivo com a função loop, que otimiza o seu tempo, e elevará a sua técnica nas seis cordas para um novo patamar.

 Nós contamos com alguns dos músicos mais relevantes no cenário musical do nosso país como: Djalma Lima, Pollaco, Cuca Teixeira, Fábio Santini, Bruno Godinho, Vandré Nascimento, entre outros. Acesse já!!!

O que é um Pedal de Fuzz ?

Este terceiro pedal abordado no post de hoje é de certa maneira diferente dos dois anteriores, pois não tenta simular algo que já existe, e sim criar algo novo que um amplificador em seu estado normal não será capaz de produzir.

O pedal de Fuzz suja demais o som produzindo um timbre nada definido, pelo contrário, o som fica totalmente difuso e praticamente irreconhecível em comparação com o timbre original.

3 Exemplo de Fuzz Pedals

Electro-Harmonix Big Muff Pi USA NYC Fuzz Pedal

Dunlop JDF2 Fuzz Face Distortion Pedal

Ibanez Limited Edition OD850 Overdrive Pedal

Novo Curso de Guitarra Fusion Com Fábio Santini, Acesse já!

Para você que quer aprender tudo sobre a guitarra Fusion, clique Aqui e tenha um curso completo com um dos maiores entendedores do assunto, o guitarrista Fábio Santini.

O curso aborda todos os elementos necessários para você evoluir na linguagem musical do Jazz Fusion, abordando a parte rítmica, harmônica, fraseado, conceitos teóricos e muito mais!

Para saber mais sobre composição, teoria musical e cursar aulas especiais sobre bateria, guitarra, história da música, dicas sobre equipamento, e muito mais, visite o portal www.guitarpedia.com.br, e curta a página https://pt-br.facebook.com/guitarpedia para ficar por dentro das novidades e interagir conosco!

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinrssyoutube