Por Que Estudar História da Música?

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Assim como a maioria das manifestações artísticas mais relevantes de nossa sociedade atual como: o cinema, a literatura, a dança, as artes plásticas e artes cênicas. A música que ouvimos hoje sofreu um enorme processo de transformação com o passar dos milênios.

E nós que nos interessamos em saber o máximo possível sobre o universo musical, não podemos deixar de lado e desprezar toda a longa e significante história da música.

Conheça Aqui o Guitarpedia , assista as nossas aulas de técnica e aprenda sobre pentatônica e outras escalas, palhetada alternada,  ligados, tapping, fraseado, modos etc. Temos a plataforma online mais rápida e eficaz, para o seu aprendizado e evolução musical.

pentatonica

Por Que é Importante Estudar História da Música?

Todas as nossas ações dentro do estudo musical são tomadas com um propósito final, apesar de com o passar dos anos percebermos que o que realmente importa e nos mantém conectados a música é a sua jornada de aprendizado e não um possível final, já que esse “final” do estudo em música e na arte não existe.

Mas assim como estudar um exercício de técnica que gradativamente elevamos a velocidade do metrônomo e vemos a nossa evolução mecânica no instrumento, saber sobre história da música pode ter o um efeito poderoso e relevante em nossos estudos.

Podem existir inúmeros fatores para justificar a importância do estudo sobre a história da música, e isso é relativo, pois pode variar de pessoa para pessoa. Mas nós do Guitarpedia listamos quatro motivos principais do por que é essencial estudar a história da música.

Datar e Conhecer os Estilos Passados

É possível para qualquer um imaginar a relevância de conhecer os estilos musicais anteriores ao nosso atual. Afinal a música e a arte em geral existem desde o começo dos tempos e ter o mínimo de noção sobre seus principais acontecimentos no passado é de uma importância elementar.

Podemos dizer que conhecer o mínimo sobre os principais acontecimentos musicais do passado seria:

– Conhecer as principais características de cada período/estilo musical (pelo menos os mais relevantes).

– Conhecer os principais compositores de cada um desses períodos.

– Conseguir reconhecer auditivamente diferentes estilos e compositores de épocas distintas.

Entender a Música dos Dias Atuais

Cada novo estilo musical que surge geralmente se trata da evolução ou do antagonismo do estilo vigente anteriormente.

Os compositores sempre procuraram evoluir e aperfeiçoar um determinado estilo ou até mesmo negá-lo buscando assim uma estética quase contrária ao estilo anterior.

Acesse www.guitarpedia.com.br, assista a uma de nossas aulas, e conheça o nosso player exclusivo com a função loop, que otimiza o seu tempo, e elevará a sua técnica nas seis cordas para um novo patamar.

 Nós contamos com alguns dos músicos mais relevantes no cenário musical do nosso país como: Djalma Lima, Pollaco, Fábio Santini, Bruno Godinho, Vandré Nascimento, entre outros. Acesse já!!!

Para Obter Domínio, Conhecimento e Referência em a Sua Criação Musical

Conhecendo sobre estilos e compositores do passado, temos maior conforto e embasamento para falar e entender a música que se faz nos dias de hoje.

Imagine por exemplo, um iniciante no estudo da composição que não tem a menor ideia sobre a música que foi escrita antes de seu tempo, esse aprendiz nunca ouviu falar sobre Bach, Mozart ou Beethoven (este exemplo é totalmente hipotético, pois seria quase impossível de acontecer).

Sem conhecer a música de seus colegas do passado, o estudante corre o risco de criar algo que já foi explorado a exaustão em outro momento e achar que se trata de uma revigorante novidade. Em outras palavras, pode se dizer que o nosso estudante ‘reinventou a roda’.

Apurar a Nossa Audição

Ao nos familiarizarmos com a música de outrora, domesticamos nosso ouvido a identificar as principais características de determinado estilo, período ou compositor.

Com tamanho ‘poder’ em mãos podemos aproveitar de maneira mais eficaz a audição da música feita pelos nossos compositores preferidos e descobrir detalhes que seriam impossíveis de serem ouvidos sem uma audição mais experiente e embasada de conhecimento.

Em outras palavras começamos a criação de uma audição crítica.

Aulas de História no Guitarpedia

O Guitarpedia é o único site voltado para aulas de guitarra que está preocupado em lhe dar uma formação ampla e completa. Conta em sua grade de aulas, com aulas relacionadas aos mais diversos assuntos sobre teoria musical e um curso bastante informativo e organizado sobre História da Música.

Clique Aqui para saber muito mais sobre nosso curso de História da Música e Assista a uma de nossas aulas grátis sobre o assunto!

Para saber mais sobre guitarra, história da música e teoria musical, visite o site www.guitarpedia.com.br, e curta a página https://pt-br.facebook.com/guitarpedia para ficar por dentro das novidades e interagir conosco!

 

 

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinrssyoutube