Pitágoras, o primeiro Músico da História?

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Para a maioria de nós a música é algo muito presente no dia a dia, mesmo quando não estamos ouvindo música em si, afinal todos os elementos sonoros que nos permeiam ao longo do dia acabam se tornando uma espécie de trilha sonora para os acontecimentos de nossas vidas.

Mas você já parou para pensar quem seria o primeiro ou primeira a teorizar sobre musica e assim torná-la uma ciência/arte?

É claro que essa pergunta não tem uma resposta correta, mas o primeiro homem que temos conhecimento a elaborar uma teoria válida sobre a construção dos intervalos musicais foi o filósofo e matemático, Pitágoras.

Ganhe um Curso de Guitarra com 34 Aulas. Cadastre-se Aqui

 

Quem foi Pitágoras?

Pitágoras viveu por volta de 570 a.C. a 490 a.C. foi um filósofo e matemático grego jônico creditado como o fundador do movimento chamado Pitagorismo. A maioria das informações sobre Pitágoras foram escritas séculos depois que ele viveu de modo que há pouca informação confiável sobre ele.

Pitágoras passou a infância em Samos embora tenha viajado bastante com seu pai, ele foi treinado pelos melhores professores, alguns deles filósofos. Tocava Lira, aprendeu aritmética, geometria, astronomia e poesia.

Em cerca de 535 a.C., Pitágoras viajou para o Egito, alguns anos após a ocupação de Samos pelo tirano Policrates, e lá conheceu os templos e aprendeu com os sacerdotes locais.

A Escola Pitagórica

Os pitagóricos interessavam-se pelo estudo das propriedades dos números. Para eles, o número, sinônimo de harmonia, é constituído da soma de pares e ímpares (os números pares e ímpares expressando as relações que se encontram em permanente processo de mutação), sendo considerado como a essência das coisas, criando noções opostas (limitado e ilimitado) e a base da teoria da harmonia das esferas.

Acesse www.guitarpedia.com.br, assista a uma de nossas aulas, e conheça o nosso player exclusivo com a função loop, que otimiza o seu tempo, e elevará a sua técnica nas seis cordas para um novo patamar.

 Nós contamos com alguns dos músicos mais relevantes no cenário musical do nosso país como: Djalma Lima, Pollaco, Cuca Teixeira, Fábio Santini, Bruno Godinho, Vandré Nascimento, entre outros. Acesse já!!!

 

O Monocórdio

É creditado a Pitágoras e aos pitagóricos a invenção do monocórdio, conhecido hoje como o instrumento fundamental para a elaboração da teoria sobre os intervalos musicais.

Os Pitagóricos foram os únicos até Aristóteles a fundamentar cientificamente a música, começando a desenvolvê-la e tornando-se aqueles mais preocupados por este assunto.

Segundo conta a lenda, ao passar em frente a uma oficina de um ferreiro, Pitágoras percebeu que as batidas de martelos de diferentes pesos produziam sons que eram agradáveis ao ouvido e se combinavam muito bem.

Para pesquisar estes sons, Pitágoras teria esticado uma corda musical que produzia um determinado som que tomou como fundamental, o tom. Fez marcas na corda que a dividiam em doze secções iguais, este instrumento mais tarde seria chamado de monocórdio, o qual se assemelha a um violão, mas tem apenas uma corda. Assim as fracções de 1/2, 3/4, 2/3 correspondiam à oitava, à quarta e à quinta.

Aulas de História no Guitarpedia

Guitarpedia é o único site voltado para aulas de guitarra que está preocupado em lhe dar uma formação ampla e completa. Conta em sua grade de aulas, com aulas relacionadas aos mais diversos assuntos sobre teoria musical e um curso bastante informativo e organizado sobre História da Música.

Clique Aqui para saber muito mais sobre nosso curso de História da Música e Assista a uma de nossas aulas grátis sobre o assunto!

Para saber mais sobre guitarra, história da música e teoria musical, visite o site www.guitarpedia.com.br, e curta a página https://pt-br.facebook.com/guitarpedia para ficar por dentro das novidades e interagir conosco!

Referências Bibliográficas:

 pt.wikipedia.org/wiki/Pitágoras

www.ghtc.usp.br/server/Sites-HF/Lucas-Soares/monocordio%20de%20pitagoras.html

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinrssyoutube