A PENTATÔNICA MAIOR 7

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Com absoluta certeza a ferramenta mais presente nos solos e improvisos da maioria dos guitarristas ao redor do globo, é a famosa escala pentatônica.

Predominantemente guitarristas de rock e blues como Slash, Eric Clapton, Jimi Hendrix, Carlos Santana, e muitos outros, utilizam a escala pentatônica (geralmente a menor) como primeira, e muitas vezes a única opção para a criação das melodias em seus solos e possíveis momentos de improvisação.

Conheça as aulas de Pentatonica Pro I e Pentatonica Pro II AQUI no Guitarpedia.

Aprenda a Escala Pentatônica com o Guitarpedia!

Nós do blog Guitarpedia, já abordamos a escala pentatônica em prévias oportunidades, para ler nossas matérias anteriores clique Aqui.

E para saber muito mais sobre pentatônica e sua aplicação prática, assista a uma de nossas aulas sobre assunto no site Guitarpedia clicando Aqui.

Relembrando a Pentatônica Menor

Apenas para o melhor entendimento da nossa próxima pentatônica a ser explorada neste post (pentatônica maior com sétima menor) vamos rapidamente relembrar o conceito por de trás da penta menor, esta que é com certeza a escala mais utilizada pelos guitarristas.

A Pentatônica Menor é baseada na escala menor natural, porém sem o IIº e o VIº grau. Veja o exemplo de uma escala Pentatônica Menor em Dó e veja seus intervalos:

Dó – Mi bemol – Fá – Sol – Si bemol com os intervalos de 1 Tom e meio – Tom – Tom – 1 Tom e meio – Tom.

(T 3m 4J 5J 7m)

Esta é a escala preferida pelos músicos de Blues, Rock e Metal. Nela podemos incluir, ainda, uma sexta nota, a quarta aumentada, ou quinta diminuta, também chamada de ‘Blue Note’, formando assim uma escala típica do blues.

Acesse www.guitarpedia.com.br, assista a uma de nossas aulas, e conheça o nosso player exclusivo com a função loop, que otimiza o seu tempo, e elevará a sua técnica nas seis cordas para um novo patamar.

 Nós contamos com alguns dos músicos mais relevantes no cenário musical do nosso país como: Djalma Lima, Pollaco, Cuca Teixeira, Fábio Santini, Bruno Godinho, Vandré Nascimento, entre outros. Acesse já!!!

A Pentatônica Maior com 7ª (Penta Mixolídio)

Uma Pentatônica que pode facilmente ser empregada em um momento em que a música exige uma melodia com maior tensão, indicando uma sonoridade dominante, é a pentatônica maior com a sétima menor.

A escala Pentatônica M7 é associada ao 5º grau do campo harmônico maior, modo Mixolídio e com o 5º grau do campo menor harmônico, Mixolídio 6b 9b conhecido popularmente como “Frígio maior”. Pode-se também executar frases com esta escala sobre acordes M7M do mesmo campo, preparando para uma resolução. Esta é apenas uma dentre varias opções possíveis.

Ex.: Frases com a penta  M7 do acorde de Vº o G7 sobre o acorde de Iº o C7M.

Algo muito interessante que pode ser feito na hora de executar frases com esta escala é a utilização das duas 3ªs (maior e menor) preferencialmente da 3ª menor para a 3ª maior (ascendente) isso irá causar um efeito interessante e bluseiro ao seu solo ou improviso.

Aprenda agora os 5 formatos da escala pentatônica M7 pelo braço da guitarra. Bons Estudos!!

Para saber mais sobre guitarra, história da música e teoria musical, visite o site www.guitarpedia.com.br, e curta a página https://pt-br.facebook.com/guitarpedia para ficar por dentro das novidades e interagir conosco!

 

 

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinrssyoutube