Ouvido Absoluto, O Que é Isso?

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

No post de hoje vamos falar de um dos assuntos que mais despertam curiosidade e fascínio aos estudantes de música. Estamos falando de algo chamado aqui no Brasil por ouvido absoluto (e por perfect pitch ou absolute pitch em países de língua inglesa).

Para aqueles que não possuem tal habilidade o assunto é tratado como uma espécie de dom ou de super poder e na maioria das vezes tais pessoas se referem a isto com um alto tom de inveja. Já aqueles que possuem tal aptidão muitas vezes se queixam dizendo que é algo super valorizado pelos demais.

Cadastre-se Aqui e Ganhe um Curso Grátis.

cursos de guitarra online

Mas Afinal, O Que é Ouvido Absoluto?

Ouvido Absoluto é a capacidade de perceber e dar nome a cada uma das notas que chega ao seu ouvido. E não estamos falando só de música: também vale sons vindos de buzina, chiados da natureza, vozes de animais, barulhos de máquinas.

A explicação para esse “dom” não está no aparelho auditivo, mas na cabeça. Quem tem ouvido absoluto possui mais capacidade de receber e interpretar estímulos do lado esquerdo do cérebro, onde os sons são processados. “Neles, essa região é ainda mais ativa que em músicos”, diz Mauro Muszkat, neurologista da Unifesp.

Estatística e Mitos

Uma a cada 10 mil pessoas possui a habilidade do ouvido absoluto, mas os especialistas não sabem explicar ao certo por que ela ocorre. Alguns acham que é uma característica herdada geneticamente. Outros, que é um talento desenvolvido com muita dedicação e treino. E existem também aqueles que acreditam que todos nós nascemos com essa habilidade, mas, se não a utilizamos, a perdemos.

Acesse www.guitarpedia.com.br, assista a uma de nossas aulas, e conheça o nosso player exclusivo com a função loop, que otimiza o seu tempo, e elevará a sua técnica nas seis cordas para um novo patamar.

 Nós contamos com alguns dos músicos mais relevantes no cenário musical do nosso país como: Djalma Lima, Pollaco, Cuca Teixeira, Fábio Santini, Bruno Godinho, Vandré Nascimento, entre outros. Acesse já!!!

Tipos de ouvido absoluto

Em seu artigo sobre ouvido absoluto no New Grove Dictionary of Music and Musicians, o músico Richard Parncutt e o psicólogo cognitivo Daniel Levitin, apresentaram alguns tipos de ouvido absoluto: Passivo, ativo e muito aguçado.

Ouvido Absoluto Passivo

Uma pessoa com ouvido absoluto passivo é capaz de identificar as notas individuais que escuta, além da tonalidade de uma composição (assumindo que possui certo nível de conhecimento musical), porém não é capaz de cantar as notas necessárias sem referência externa.

Entre os autistas e savants, a incidência de ouvido absoluto se encontra à 1/20 ou mais. O ouvido absoluto também é comum entre aqueles que possuem a Síndrome de Williams.

Ouvido Absoluto Ativo

As pessoas com ouvido absoluto ativo têm a capacidade de cantar qualquer nota que se lhe é solicitada, sem ter outra como referência. O número de possuidores de ouvido absoluto ativo nos Estados Unidos é de 1/10.000. Nem todas as pessoas com ouvido absoluto ativo são músicos, contudo a preparação musical é necessária para o completo desenvolvimento do potencial auditivo de uma pessoa com ouvido absoluto.

Ouvido Absoluto muito Aguçado

As pessoas com ouvido absoluto muito fino não só são capazes de reconhecer uma nota pelo seu nome, como também saber quando uma nota está ligeiramente mais aguda ou mais baixa com respeito ao padrão de afinação comum (440 Hertz) tal habilidade é extremamente rara.

Alguns músicos com ouvido absoluto muito fino ou aguçado são capazes de reconhecer se uma obra está desafinada com respeito à afinação comum a uma distância de poucos savarts.

Um Savart é a unidade de afinação, ou seja, a quantidade de desafinação que pode ser percebida através da audição. Um savarte quivale à 4 cents. Um cent é a centésima parte de um semitom.

Sem sombra de dúvida um ouvido absoluto com tamanha destreza é algo extremamente raro de se encontrar, mesmo dentro do cenário de músicos altamente profissionais.

Aulas de Bateria com Cuca Teixeira no Guitarpedia !!!

Cuca Teixeira
Aulas de bateria

Agora você tem toda a experiência e criatividade de Cuca ao seu dispor com o seu curso especial de Bateria para o Guitarpedia. Clique aqui e seja um discípulo deste grande mestre das baquetas!!

Para saber mais sobre guitarra, história da música e teoria musical, visite o site www.guitarpedia.com.br, e curta a página https://pt-br.facebook.com/guitarpedia para ficar por dentro das novidades e interagir conosco!

Referências Bibliográficas: www.pt.wikipedia.org e super.abril.com.br

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinrssyoutube