Os Saudosos Mestres do Chord Melody

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Nós do blog e portal Guitarpedia já fizemos alguns posts especialíssimos sobre o assunto chord melody, em um deles falamos sobre o que é essa técnica tão única e complexa, clique AQUI para ver o post, e em outro demos quatro dicas para você iniciar suas primeiras aventuras nesta técnica que para muitos é topo da pirâmide guitarrista. Clique AQUI para conferir este post.

E no post de hoje iremos falar um pouco sobre os guitarristas que foram as maiores referências neste assunto ao redor do globo.

Conheça Aqui o Guitarpedia , assista as nossas aulas de técnica e aprenda sobre pentatônica e outras escalas, palhetada alternada,  ligados, tapping, fraseado, modos etc. Temos a plataforma online mais rápida e eficaz, para o seu aprendizado e evolução musical.

cursos de guitarra online

Os Saudosos Mestres

Em nosso texto de hoje, vamos dar destaque aqueles brilhantes e geniais guitarristas que além de grandes instrumentistas foram grandes educadores e inovadores, que dominavam com maestria a técnica do chord melody e muitas outras, mas infelizmente já nos deixaram.

Joe Pass

Joseph Anthony Passalaqua (1929 – 1994) sem sombra de dúvidas foi um dos maiores guitarristas de jazz da história.

Nascido em New Brunswick, New Jersey, o guitarrista iniciou sua trajetória musical aos 9 anos de idade, e por volta dos 14 começou a tocar profissionalmente com algumas bandas da região.

Durante os anos de 1950, Pass lutou contra o vício em drogas, porém na década seguinte já em sua melhor forma, marcou de vez seu nome na história da guitarra e se tornou o mais reconhecido mestre em chord melody até os dias de hoje.

Joe Pass faleceu em 1994 devido a um câncer no fígado.

Lenny Breau

Leonard Harold Breau (5 de agosto de 1941 – 12 de agosto de 1984) foi um guitarrista americano e um grande educador musical.

Breau é considerado um dos guitarristas mais admirados de sua geração, era conhecido por misturar muitos estilos de música, incluindo jazz, country, clássico e flamenco. Inspirado por guitarristas do country como Chet Atkins, Breau usou técnicas de fingerstyle, muitas vezes usadas na guitarra de jazz. Ao usar uma guitarra de sete cordas e se aproximando da guitarra como um piano, ele abriu possibilidades nunca antes vistas para o instrumento.

Até os dias de hoje a morte de Lenny permanece um mistério, o relatório oficial aponta para suicídio, mas muito se especula que ele tenha sido assassinado pela então sua mulher, Jewel Breau. Alguns dizem até que sua mulher Jewel tenha sim assassinado o guitarrista, porém a pedido do próprio, que já não aguentava mais viver lutando contra o vício em heroína.

Acesse www.guitarpedia.com.br, assista a uma de nossas aulas, e conheça o nosso player exclusivo com a função loop, que otimiza o seu tempo, e elevará a sua técnica nas seis cordas para um novo patamar.

 Nós contamos com alguns dos músicos mais relevantes no cenário musical do nosso país como: Djalma Lima, Pollaco, Cuca Teixeira, Fábio Santini, Bruno Godinho, Vandré Nascimento, entre outros. Acesse já!!!

Tal Farlow

Talmage Holt Farlow (7 de junho de 1921 – 25 de julho de 1998) foi um dos maiores guitarrista de jazz que o mundo já viu.

Farlow foi apelidado de “Octopus” (polvo) uma referência a como suas mãos grandes e rápidas se espalhavam pelo braço do instrumento. Enquanto a maioria dos outros guitarristas de seu tempo dividia a guitarra em harmonia ou melodia, Farlow colocava notas únicas em arranjos complicadíssimos combinando harmonia e melodia e improvisos ao mesmo tempo.

A causa de sua morte em 1998 foi um câncer no esôfago.

Ted Greene

Theodore Greene (26 de setembro de 1946 – 23 de julho de 2005) nasceu na cidade de Los Angeles na Califórnia, e começou a estudar por conta própria aos 11 anos de idade, durante sua adolescência o músico desenvolveu um estilo único de tocar utilizando apenas os dedos, o hoje popular fingerstyle guitar.

Apesar de ser muito conhecido por ser um guitarrista de jazz, Greene se mostrou bastante versátil ao longo de sua carreira, mostrando dotes em estilos como rock e blues. E também foi um grande educador musical.

Ted morreu no ano de 2005, vítima de um ataque cardíaco, com 58 anos de idade.

Curso Especial de Chord Melody com Pollaco Oliva !!

Um dos mestres do assunto Chord Melody no Brasil é o guitarrista Pollaco, um dos professores do site Guitarpedia.

Pollaco obteve sua formação no Musicians Institute em Los Angeles (para saber mais sobre o Musicians Institute clique aqui). Onde foi discípulo do maior entendedor no assunto o lendário e saudoso guitarrista Joe Pass.

Assista a uma das aulas do Pollaco no site Guitarpedia , clicando aqui.

Para saber mais sobre composição, teoria musical e cursar aulas especiais sobre bateria, guitarra, história da música, dicas sobre equipamento, e muito mais, visite o portal www.guitarpedia.com.br, e curta a página https://pt-br.facebook.com/guitarpedia para ficar por dentro das novidades e interagir conosco!

 

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinrssyoutube