Os Reis da Palhetada Alternada!

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Vamos falar hoje sobre Palhetada Alternada e sobre os guitarristas que mais as usam que são os os reis da palhetada alternada.

A guitarra como a maioria dos instrumentos populares não possui um método de desenvolvimento tão estruturado como os instrumentos eruditos. Não há uma maneira ou caminho específico para se chegar ao auge técnico guitarrístico. Se existe uma técnica que é praticamente unanimidade entre os guitarristas para evoluir no instrumento, ela é a Palhetada Alternada.

A palhetada alternada é a técnica vista como uma das mais essenciais e básicas para o domínio técnico do instrumento. É de extrema importância desenvolver um preciso sincronismo entre as duas mãos. A maneira mais eficaz de se obter tal destreza é o movimento alternado da palheta na mão responsável pelo ritmo.

Assista uma serie de aulas sobre Palhetada Alternada em www.guitarpedia.com.br e aprimore-se nesse técnica.

Alguns guitarristas além de serem reconhecidos pelas suas composições e improvisos, também são destaque no universo das seis cordas. São conhecidos pela maneira como incorporaram a palhetada alternada em seu estilo e se tornaram verdadeiros ícones dessa técnica.

Al Di Meola

Um dos primeiros guitarristas a despontar como grande virtuoso do instrumento, antes da era shredder dos anos 80, foi Al Di Meola. Sua carreira iniciou nos anos 70, quando ingressou na Berklee College of Music em Boston, com apenas 17 anos. Mais tarde integrou o Return to Forever, formado por Chick Corea, com a proposta de misturar o rock ao jazz.

Tanto em seus inúmeros projetos ou em sua vasta carreira solo, Al emprega a palhetada alternada como a sua principal ou praticamente única técnica utilizada na execução de passagens rápidas e solos virtuosos, cheios de influencias latinas e mediterrâneas, outra marca registrada do mestre.

Steve Morse

Outro músico reconhecido mundialmente pela sua qualidade, versatilidade e o “exagero” quando o assunto é palhetada alternada é, Steve Morse. Dono de um estilo que é capaz de misturar hard rock, rock progressivo e música country, Morse ocupa uma cadeira vip no mundo das palhetadas velozes. Assim como “Al Di Meola”, ele precedeu os grandes da década de 1980, e tem a palhetada alternada como sua técnica preferida.

Um exemplo desse fascínio de Morse pela técnica é a musica Tumeni Notes (repare na mão direita de Steve, palhetando todas as notas).

John Petrucci

Um guitarrista que vive o ápice de sua carreira nos dias atuais, e é um discípulo confesso dos dois guitarristas citados anteriormente é John Petrucci.

A mente criativa por trás do Dream Theater é um fã declarado de Meola e Morse, e sem dúvidas é o mais “heavy metal” entre os três. O estilo de Petrucci é todo voltado ao Prog Metal, estilo esse que ele junto com os seus colegas de Dream Theater ajudou a moldar.

Outra diferença de John Petrucci para os outros heróis do instrumento aqui mencionados é o seu alto nível técnico em praticamente todas as técnicas do instrumento, como: ligados, tappings, sweeps, etc.

John deixa claro em seu repertório, que ele tem um carinho especial pela maneira alternada de se palhetar as cordas. Perceba a impressionante velocidade que ele atinge utilizando a técnica. Mesmo em momentos em a que a digitação da mão esquerda não é nada favorável ele mantém a habilidade.

A palhetada alternada provavelmente é a técnica mais elementar do instrumento, e, portanto a que mais exige um aperfeiçoamento constante. Guitarristas que dominam bem a técnica percebem a perda de velocidade e precisão ao ficarem dias sem praticar corretamente.

Para praticar diversos exercícios de palhetada alternada e outras técnicas na guitarra, acesse www.guitarpedia.com.br. Curta a nossa página no facebook para acompanhar as novidades, e interagir conosco!

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinrssyoutube