Os Principais Guitarristas de Estúdio Pt-1

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Uma das coisas mais importantes que nós podemos recomendar aos guitarristas que pretendem se tornar músicos especializados em gravações, ou guitarristas de estúdio, como também são chamados, é que eles precisam conhecer e se inspirar naqueles que já trilharam esse caminho e abriram as portas para as gerações atuais.

Outra atividade muito comum para músicos e guitarristas que pode ser parte importante na carreira de qualquer instrumentista, é acompanhar outros artistas, sejam eles consagrados ou não. São eles os chamados “Sideman”.

No post de hoje nós do GUITARPEDIA vamos listar alguns dos músicos da mais alta relevância nessas duas atividades tão comuns e essenciais para a indústria fonográfica.

Conheça Aqui o Guitarpedia , assista as nossas aulas de técnica e aprenda sobre pentatônica e outras escalas, palhetada alternada,  ligados, tapping, fraseado, modos etc. Temos a plataforma online mais rápida e eficaz, para o seu aprendizado e evolução musical.

tapping
tapping

Alguns podem ser familiares, outros podem ser obscuros. Alguns ainda estão ativos, alguns passaram para aquele estágio sonoro no céu. Não importa, nós vamos listar alguns dos principais guitarristas da história gravada recente. Ouça-os, estude-os, aprenda com eles.

TOMMY TEDESCO – (1930 – 1997)

A guitarra de Tedesco foi ouvida milhares de vezes. Quase todos os grandes artistas pop de Elvis para os Beach Boys, e quase todos os programas de TV nos anos sessenta, setenta e oitenta usaram Tommy por sua versatilidade e musicalidade. Sem mencionar o trabalho de trilha sonora para inúmeros filmes. Procure a discografia de Tommy e deixe se impressionar pela sua incrível musicalidade e versatilidade na guitarra.

LARRY CARLTON (“Sr. 335.”) – (1948 – presente)

Larry é outro guitarrista dos anos setenta e oitenta, no entanto, ainda ativo no jazz e blues. Larry ficou conhecido ao longo das décadas por ser um dos músicos de estúdio mais requisitados de Los Angeles, chegando a fazer centenas de gravações por ano.

Ganhou o apelido de Sr.335 por usar com frequência em suas gravações uma Gibson ES-335.

Larry criou ao longo de sua carreira solo um som único, mesclando suas influências de jazz, pop, rock e blues. Até os dias de hoje Carlton é uma das maiores referencias quando o assunto é ser um guitarrista de estúdio.

STEVE LUKATHER – (1957 –presente)

Muitos conhecem Steve do seu trabalho com a banda Toto. No entanto, antes de se tornar popular na área do pop / rock, ele foi um guitarrista de estúdio de primeira linha, tendo como especialidade a guitarra rock.

Lukather deixou sua marca nas gravações de Boz Skaggs, Diana Ross, Michael Jackson e Paul McCartney e centenas de outros.

JIMMY PAGE  –  (1944 – presente)

Antes de Jimmy Page ter começado um dos grupos mais populares do mundo, o Led Zeppelin, ele era um músico de estúdio na Inglaterra.

Ele tocou em muitos dos hits pop do dia para Petula Clark, o Who e os Kinks. Ele também se tornou um produtor de respeito, suas habilidades de estúdio levaram a música do Zeppelin e suas gravações para os quatro cantos do mundo.

Acesse www.guitarpedia.com.br, assista a uma de nossas aulas, e conheça o nosso player exclusivo com a função loop, que otimiza o seu tempo, e elevará a sua técnica nas seis cordas para um novo patamar.

 Nós contamos com alguns dos músicos mais relevantes no cenário musical do nosso país como: Djalma Lima, Pollaco, Fábio Santini, Bruno Godinho, Vandré Nascimento, entre outros. Acesse já!!!

TIM PIERCE  – (1959 – presente)

Tim Pierce está ativo no mundo das gravações desde a década de 1980, onde se tornou um dos maiores especialista no assunto. De Rick Springfield para o Goo Goo Dolls para Meatloaf para Miley Cyrus, Tim é apenas uma potência de estúdio imparável. Com certeza você já ouviu ou até possui algumas de suas gravações.

CORNELL DUPREE  – (1924 – 2011)

Um saudoso veterano de estúdio de Nova York, o  grande Cornell Dupree. Sua carreira durou quatro décadas em um mercado incrivelmente competitivo. Cornell foi chamado o un-showoff final. Ele nunca ofuscou o cantor. “Rainy Night in Georgia” de Brook Benton, “Respect” de Aretha Franklin e “Emotions” de Mariah Carey são alguns dos trabalhos mais belos deste homem.

Curso de Guitarra Metal no Guitarpedia !!

Nós do Guitarpedia em parceria com Vandré, criamos o mais completo curso de guitarra metal da internet, com aulas que vão do iniciante ao avançado, cobrindo temas como, técnica, improvisação e a criação musical dentro do estilo.

Clique Aqui para saber mais sobre o curso de Guitarra Metal no site Guitarpedia com Vandré Nascimento!

Para saber mais sobre guitarra, história da música e teoria musical, visite o site www.guitarpedia.com.br, e curta a página https://pt-br.facebook.com/guitarpedia para ficar por dentro das novidades e interagir conosco!

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinrssyoutube