Os Naipes e Instrumentos da Orquestra

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Nem todo mundo que vai a um concerto orquestral, sabe exatamente a classificação e a nomenclatura por trás de tantos instrumentos e instrumentistas.

Neste post nós do Guitarpedia, falaremos sobre cada um dos Naipes da Orquestra, isso significa que você irá saber o nome de cada uma das seções da orquestra e quais instrumentos ela comporta.

Conheça Aqui o Guitarpedia , assista as nossas aulas de técnica e aprenda sobre pentatônica e outras escalas, palhetada alternada,  ligados, tapping, fraseado, modos etc. Temos a plataforma online mais rápida e eficaz, para o seu aprendizado e evolução musical.

pentatonica

A Orquestra

Por definição a orquestra nada mais é do que um agrupamento instrumental utilizado geralmente (mas nem sempre) para a execução de música erudita.

E é obvio que ela não nasceu “pronta” do jeito que a conhecemos hoje. A história da orquestra está ligada à história da música instrumental. A prática de música em instrumentos musicais é antiga, mas foi minoritária em relação à música vocal até o século XVI. Na maioria das vezes, inclusive, os instrumentos musicais eram usados como apoio ou acompanhamento às vozes.

Foi no século XVI, durante o Renascimento, que a música instrumental começou a ser praticada de forma autônoma. Ou seja, foi com a música renascentista que os instrumentos musicais ganharam o status de merecerem ser ouvidos independentemente da música vocal. Inicialmente isto ocorreu com transcrições de música vocal ou danças estilizadas, e os primeiros instrumentos solistas foram o órgão e o alaúde.

O Avanço nos Instrumentos da Orquestra

Devido ao surgimento de novos, e ao aperfeiçoamento na construção dos instrumentos já existentes, durante as décadas dos séculos XVIII e XIX.

Foi no período romântico (1810 – 1900/10) que a orquestra ficou muito próxima de como a conhecemos hoje. Permitindo assim classificarmos os seus instrumentos em quatro naipes distintos.

Acesse www.guitarpedia.com.br, assista a uma de nossas aulas, e conheça o nosso player exclusivo com a função loop, que otimiza o seu tempo, e elevará a sua técnica nas seis cordas para um novo patamar.

 Nós contamos com alguns dos músicos mais relevantes no cenário musical do nosso país como: Djalma Lima, Pollaco, Fábio Santini, Bruno Godinho, Vandré Nascimento, entre outros. Acesse já!!!

Os Naipes da Orquestra

São quatro as famílias ou naipes de instrumentos: Cordas, Madeiras, Metais e Percussão.

Cada família – naipe – tem suas características. Nas cordas, os músicos produzem o som ao passarem um arco por cordas retesadas, ou mesmo ao dedilharem as mesmas. Já nas madeiras e metais, os sons são produzidos pelo sopro dos músicos. Por fim, dos instrumentos de percussão os músicos obtém o som ao percutirem-nos ou agitá-los.

Cordas

As cordas são a base das orquestras, pois constituem mais da metade dos instrumentos da mesma. Esta família é formada por: violinos, violas, violoncelos, contrabaixos e harpas.

Comparando esses instrumentos com as vozes humanas temos:

. Os violinos executam as vozes femininas: soprano e contralto

. As violas e os violoncelos executam as vozes masculinas: tenor e baixo

O violoncelo, por exemplo, pode reproduzir a altura das quatro vozes, porém é um instrumento mais próprio para o registro grave. Já a viola, tem extensão para três vozes: tenor, contralto e soprano.

O contrabaixo é nas cordas o instrumento de dobra do baixo, executando essa voz uma oitava abaixo. Já a harpa, é um instrumento completo, que tem possibilidade de executar a melodia e a harmonia ao mesmo tempo, tal qual o piano.

As Madeiras

Os executantes dos instrumentos de madeira, os quais na maioria das vezes têm a seu cargo solos importantes, sentam-se no centro da orquestra, em frente do regente, num plano mais elevado que o das cordas.

O naipe de madeiras é formado por: flautas e flautim; oboés e corne inglês; clarinetes e clarinete baixo; fagotes e contrafagote.

O saxofone (inventado por volta de 1840 por Adolphe Sax) é feito de metal mas produz som através de uma palheta simples e tem um  sistema de chaves que abrem e fecham orifícios ao longo do tubo cónico tal como no clarinete. O saxofone tem as características fundamentais das madeiras e não dos metais.

Os Metais

Os sons dos Metais é também produzido pelo sopro dos instrumentistas. Como o próprio nome sugere, eles são construídos de uma liga de metais e cada instrumento consiste em um tubo dobrado ou enrolado no qual é colocado um bocal em uma das extremidades, onde o próprio músico sopra. A outra extremidade se alarga formando uma campânula – ou campana onde o som se projeta.

A característica básica dos instrumentos da família dos metais é a presença de um bocal e de válvulas – ou pistos. Os trombones podem ser de válvulas ou de vara.

A família dos metais é formada por: trompas, trompetes, trombones e tuba.

A Percussão

Atrás de todos os naipes, na parte mais elevada da plataforma, encontra-se o naipe de percussão, que inclui tambores, pratos e tudo o que possa ser percutido, agitado e batido.

A percussão é por vezes apelidada de “a cozinha da orquestra”, devido ao barulho excessivo que pode produzir quando necessário. Embora este naipe tenha uma grande variedade de instrumentos em relação aos outros naipes da orquestra, os instrumentos de percussão são distribuídos entre poucos instrumentistas.

Os principais instrumentos de percussão são: tímpanos (timbales); bombo; caixa; pratos; xilofone; celesta; castanholas; gongo (tantã) maracas; triângulo…

Aulas de História no Guitarpedia!!!

O Guitarpedia é o único site voltado para aulas de guitarra que está preocupado em lhe dar uma formação ampla e completa. Conta em sua grade de aulas, com aulas relacionadas aos mais diversos assuntos sobre teoria musical e um curso bastante informativo e organizado sobre História da Música.

Clique Aqui para saber muito mais sobre nosso curso de História da Música e Assista a uma de nossas aulas grátis sobre o assunto!

Para saber mais sobre guitarra, história da música e teoria musical, visite o site www.guitarpedia.com.br, e curta a página https://pt-br.facebook.com/guitarpedia para ficar por dentro das novidades e interagir conosco!

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinrssyoutube