Os Ligados na Guitarra: Hammer On e Pull Off

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Muitas vezes guitarristas criam suas reputações, baseadas em um estilo diferente, inovador, ou até mesmo peculiar de tocar guitarra. Um desses estilos, são os ligados, isso acontece quando os guitarristas fazem uso dos famosos Hammer On e Pull Off.

No Post de hoje vamos saber mais sobre a tão empregada, Técnica dos Ligados Na Guitarra.

Conheça Aqui o Guitarpedia , assista as nossas aulas de técnica e aprenda sobre ligados, palhetada alternada,  lpentatonica, tapping, fraseado, modos etc. Temos a plataforma online mais rápida e eficaz, para o seu aprendizado e evolução musical.

pentatonica
pentatonica

Mas O Que São Ligados Na Guitarra ?

Na Guitarra a técnica dos ligados, consiste em executar as notas apenas com a mão esquerda (ou mão responsável por apertar as notas no braço do instrumento) sem a utilização da mão direita para ajudar a executar o som, seja com o uso dos dedos ou palheta.

As duas maneiras de conseguir esse efeito da técnica de ligados na guitarra é por intermédio dos famosos: Hammer on e Pull Off.

O Que é Hammer On ?

A técnica do Hammer On é presente no estilo de diversos guitarristas, principalmente nos de Rock e Heavy Metal.

O Hammer On “martela” as cordas da guitarra com a mão responsável pela escolha das notas no braço do instrumento.

Ou seja, você irá criar o efeito de uma martelada no braço da guitarra, mirando as notas que deseja executar, e se feito com a precisão e força necessária, essas notas irão soar mesmo sem o auxílio da mão responsável pelo ritmo.

Acesse www.guitarpedia.com.br. Assista a uma de nossas aulas e conheça o nosso player exclusivo com a função loop. Essa funcao otimiza o seu tempo, e elevará a sua técnica nas seis cordas para um novo patamar.

O Que é Pull Off ?

Traduzindo de maneira livre o termo Pull Off significa “Puxar para fora”, e é exatamente isso o que devemos fazer para conseguirmos executar essa técnica na guitarra.

Pode se dizer que o Pull Off é o contrário de Hammer On, enquanto o segundo consiste em martelar a corda para se produzir o som, o primeiro se dá através do movimento de retirada dos dedos para originar um novo som.

É claro que o Pull Off não é algo tão simples assim. Para esse som ser executado com perfeição deve-se conseguir retirar os dedos das cordas, puxando-as levemente para “fora” ou seja, o oposto do movimento de martelar.

Na execução d0 movimento deve-se ter cuidado para que seu dedo não esbarre em outras cordas criando um som indesejado.

Estude com Vandré Nascimento, o Nosso Especialista em Tapping e Ligados!!!

Acesse uma de nossas Aulas Sobre Ligados no Guitarpedia, e conheça o professor Vandré Nascimento. E estude diretamente com um dos maiores entendedores do assunto.

vanprint

Os Ligados de Joe Satriani!

Um dos guitarristas de maior sucesso mundial é o americano Joe Satriani. Ele é simplesmente vidrado na técnica de ligados, que é presente em praticamente todos os seus solos e temas.

Assista ao vídeo e confira você mesmo!!!

Para saber mais sobre guitarra, história da música e teoria musical, visite o site www.guitarpedia.com.br, e curta a página https://pt-br.facebook.com/guitarpedia para ficar por dentro das novidades e interagir conosco!

 

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinrssyoutube