Os Instrumentos de Teclado Pt2

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

No post de hoje vamos continuar a explanação sobre os instrumentos de que possuem o teclado em sua composição. Neste post falaremos sobre o Clavicórdio e o Piano.

Conheça Aqui o Guitarpedia , assista as nossas aulas de técnica e aprenda sobre pentatônica e outras escalas, palhetada alternada,  ligados, tapping, fraseado, modos etc. Temos a plataforma online mais rápida e eficaz, para o seu aprendizado e evolução musical.

O Clavicórdio

A forma do clavicórdio é semelhante a de uma caixa oblonga, ou seja seu comprimento é maior que a sua largura, e o seu teclado fica posicionado em um dos lados mais compridos desta caixa.

As cordas de arame vão da esquerda para a direita, mais ou menos paralelas ao teclado, elas partem das aselhas, seguem por cima das teclas, e depois de passarem pelo cavalete e pela tábua de harmonia, chegam as aselhas do lado direito. Perto das aselhas encontram-se tiras de panos, trançadas por entre as cordas

Enquanto as cordas do cravo, do virginal e da espineta são pinçadas, as do clavicórdio são levemente marteladas ou batidas.

O Mecanismo do Clavicórdio

Dos instrumentos de teclado, o clavicórdio é o que tem a ação ou mecanismo de produção de som mais simples. Na extremidade de cada tecla esta fixada uma pequena lâmina de bronze, na vertical, chamada de tangente.

Quando a tecla é abaixada, a sua extremidade oposta se levanta, tal como uma gangorra, fazendo a tangente bater no par de cordas, posicionadas logo acima. A tangente continua a exercer pressão sobre as cordas até que a tecla seja solta.

Acesse www.guitarpedia.com.br, assista a uma de nossas aulas, e conheça o nosso player exclusivo com a função loop, que otimiza o seu tempo, e elevará a sua técnica nas seis cordas para um novo patamar.

 Nós contamos com alguns dos músicos mais relevantes no cenário musical do nosso país como: Djalma Lima, Pollaco, Fábio Santini, Bruno Godinho, Vandré Nascimento, entre outros. Acesse já!!!

O Piano

O primeiro tipo de piano foi inventado em 1697 por Bartolomeu Cristofori, foi uma solução para dar maior expressividade ao cravo, que para muitos instrumentistas e compositores da época pecava pela sua falta de dinâmica.

Por volta de 1700, Cristofori já havia construído um instrumento do novo tipo. Era então chamado de gravicembalo col piano e forte (cravo com piano e forte). Mas enquanto o cravo tem suas cordas pinçadas, no instrumento de Cristofori elas são atingidas por martelos cobertos por camurça. A força em que as cordas são marteladas dependem da força empregada pelo executante, o que faz o instrumento ganhar muito em expressão e dinâmica.

Não só podia o instrumentista fazer contrastes súbitos entre piano e forte (fraco e forte) como também lhe era possível controlar as múltiplas nuances intermediárias de volume.

Cristofori fabricou ao longo de sua vida mais de vinte pianos, e nos seus últimos modelos já se encontram quase todos os elementos existentes do piano moderno, seja no de cauda, com forma de asa e cordas horizontais, seja no vertical com as cordas posicionadas na vertical.

Pelo o que se sabe o primeiro compositor a ter escrito peças especificamente para piano, foi o italiano Ludovico Giustini (1685-1743)

Fique Ligado, Novo Curso Especial Em Breve!

Em breve você experimentará um curso completíssimo sobre guitarra Fusion especialmente preparado pelo guitarrista, Fábio Santini, que aborda todos os aspectos do assunto, parte rítmica, interpretação, exercícios, escalas, acordes, teoria e muito mais !!!

Aulas de História no Guitarpedia!!!

O Guitarpedia é o único site voltado para aulas de guitarra que está preocupado em lhe dar uma formação ampla e completa. Conta em sua grade de aulas, com aulas relacionadas aos mais diversos assuntos sobre teoria musical e um curso bastante informativo e organizado sobre História da Música.

Clique Aqui para saber muito mais sobre nosso curso de História da Música e Assista a uma de nossas aulas grátis sobre o assunto!

Para saber mais sobre guitarra, história da música e teoria musical, visite o site www.guitarpedia.com.br, e curta a página https://pt-br.facebook.com/guitarpedia para ficar por dentro das novidades e interagir conosco!

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinrssyoutube