Os Gringos Mais Brasileiros da Música Pt2

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

No Post de hoje nós do site GUITARPEDIA iremos continuar com a segunda parte da postagem especial sobre músicos “gringos” que idolatram a música feita na terra do samba.

Neste texto vamos focar nossas atenções somente aos guitarristas que resolveram se aventurar na rica linguagem musical brasileira.

Conheça Aqui o Guitarpedia , assista as nossas aulas de técnica e aprenda sobre pentatônica e outras escalas, palhetada alternada,  ligados, tapping, fraseado, modos etc. Temos a plataforma online mais rápida e eficaz, para o seu aprendizado e evolução musical.

Curso de Guitarra Metal
Curso de Guitarra Metal

Pat Metheny

Patrick Bruce Metheny é sem dúvida um dos maiores improvisadores que a guitarra já viu em toda a sua história. Mas além de toda a criatividade e espírito inovador que Pat trouxe para o mundo das seis cordas desde o seu aparecimento na década de 1970, ele também é fissurado pela música brasileira.

Metheny é fã declarado de inúmeros compositores nacionais como: Milton Nascimento, Tom Jobim, Toninho Horta etc. E no caso destes três citados, além de admirador, Pat passou a ser amigo e colaborador em algumas gravações e performances ao vivo.

Observe na imagem abaixo Pat sendo “tietado” por ícones da música brasileira como Ivete Sangalo e Toninho Horta (nesta imagem Pat está vestindo a camisa do Flamengo).

Confira Pat tocando Insensatez ao lado do mestre Antônio Carlos Jobim em uma apresentação de gala.

Mick Goodrick

Mick Goodrick é uma espécie de guru para os guitarristas americanos, com muita experiência acumulada ele virou praticamente um professor obrigatório para os jovens guitarristas que pretendem despontar no cenário do jazz nas terras do Tio Trump… ops Tio Sam.

Formado pela famosa universidade Berklee, em 1967 Goodrick foi professor de alguns guitarristas que hoje estão entre os mais consagrados do instrumento como:  Julian Lage, Lage Lund, Pat Metheny, Mike Stern, John Scofield, Avner Strauss, Rale Micic, e Bill Frisell.

Assista abaixo Mick Goodrick e Pat Metheny em um duo de guitarras tocando Meditation de Tom Jobim.

Al Di Meola

Al Di Meola, está naquele seleto grupo de músicos que alcançaram o status de ícone, como uma espécie de embaixador mundial da boa música.

Al é capaz de ser citado como referência por músicos de Rock e Heavy Metal, pela sua impressionante técnica e pelos elementos eruditos e neoclássicos em suas composições, pelos amantes de Jazz/Fusion pelo trabalho do início de sua carreira, e também pelos apreciadores de música latina, já que ao longo de sua carreira Meola fez questão de explorar muito mais esse espectro musical do que a própria musica de seu país (Estados Unidos).

E é claro que a música brasileira não poderia ficar de fora do seu trabalho de pesquisa e influências.

No vídeo abaixo você poderá assistir uma composição do próprio Al Di Meola, cheia de influências da música brasileira, não só pelo seu ritmo, mas como também na interpretação e letras que estão em português, cantadas pelo Brasileiro José Renato, integrante da banda de Meola na época.

Acesse www.guitarpedia.com.br, assista a uma de nossas aulas, e conheça o nosso player exclusivo com a função loop, que otimiza o seu tempo, e elevará a sua técnica nas seis cordas para um novo patamar.

 Nós contamos com alguns dos músicos mais relevantes no cenário musical do nosso país como: Djalma Lima, Pollaco, Fábio Santini, Bruno Godinho, Vandré Nascimento, entre outros. Acesse já!!!

John McLaughlin

Assim como Al Di Meola, John McLaughlin é um verdadeiro pesquisador mundial da música, o guitarrista britânico, começou inserido no mundo do Jazz chegando a tocar na banda de Miles Davis. Mas ao longo de sua trajetória se aventurou por muitas outras culturas musicais como a indiana, espanhola e brasileira.

Um grande exemplo da curiosidade e admiração de McLaughlin pela nossa música é o seu álbum de 1981, intitulado Belo Horizonte.

Veja no vídeo abaixo John McLaughlin ao lado de Al Di Meola interpretando a música Manhã de Carnaval do compositor brasileiro Luiz Bonfá.

Aulas de Guitarra Jazz com Djalma Lima

Clique Aqui para saber mais sobre o curso de Guitarra Jazz no site Guitarpedia com Djalma Lima! E estude com um dos maiores guitarristas do nosso país!

Para saber mais sobre guitarra, história da música e teoria musical, visite o site www.guitarpedia.com.br, e curta a página https://pt-br.facebook.com/guitarpedia para ficar por dentro das novidades e interagir conosco!

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinrssyoutube