Os 10 Principais Bateristas do Brasil PT-1

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

No post de hoje nós do Guitarpedia resolvemos listar os 10 mais marcantes nomes da bateria nacional.

Se um dos seus bateristas favoritos ficou de fora dessa lista, por favor, nos perdoe, resolvemos colocar como critério o grau de relevância que esse baterista tem dentro da cena musical, e o legado que ele deixa para as futuras gerações. Resolvemos não enumerar em uma ordem específica, e sim apenas citarmos aqueles que em nossa opinião merecem um lugar de destaque no mundo das baquetas.

Conheça Aqui as aulas de baterias que temos no Guitarpedia.

Cuca Teixeira
Aulas de bateria

Cuca Teixeira

Cuca Teixeira é uma das maiores referências nacionais quando o assunto é bateria. O Músico além de ser considerado um dos maiores baterista da Brasil, esbanja experiência e musicalidade.

Em sua carreira Cuca já dividiu o palco com grandes nomes da música brasileira e internacional, entre eles estão: Kiko Loureiro, Celso Pixinga, Arthur Maia, Sizão Machado, Raul de Souza, Hermeto Pascoal, Bocato, Lee Konitz, George Benson, Claudio Roditti, Joe Lovano, Frank Gambale, Michael Brecker, Scott Henderson. E já trabalhou para grandes artistas como Maria Rita e Fábio Jr.

Cuca também é co-fundador de diversos projetos voltados para a música instrumental, entre eles estão os grupos: Subsolo Trio, Mr Motaba, Umdoistrio e Neural Code.

Duda Neves

Considerado por revistas de Jazz internacionais como um dos Melhores Bateristas do Mundo no gênero, Duda Neves já trabalhou em shows no Brasil e exterior ao lado de grandes nomes da música, entre eles: Fábio Jr., Eduardo Araújo e Silvinha, Wanderleia, Jorge Benjor, Tim Maia, Elza Soares, Edu Lobo, Simone, Belchior e Arrigo Barnabé, Charlie Rouse, Don Salvador, Nana Vasconcelos, Raul de Souza, Guilherme Vergueiro e Márcio Montarroyos e Nico Assumpção.

Na carreira solo, são três cds gravados: “Crash” (95), “Temporal” (2000) e “Erupção” (2002), e dois lps: “Urucum” (90) e “Tempo Bom” (92).

Duda lançou sete vídeo aulas lançados desde 1990: “Bateria Total”, “Ritmos Brasileiros”, “Rock & Blues”, “Reggae e Rap”, “Uma Hora de Técnica para Bateria”, “Esquizofônico”, “Aprenda Bateria em 10 Minutos”, e métodos de bateria usados em centenas de Escolas de Música no Brasil, voltados para a educação musical.

Conheça Guitarpedia, o Principal Site de Aulas Online do Brasil !!

Acesse www.guitarpedia.com.br, assista a uma de nossas aulas, e conheça o nosso player exclusivo com a função loop, que otimiza o seu tempo, e elevará a sua técnica nas seis cordas para um novo patamar.

 Nós contamos com alguns dos músicos mais relevantes no cenário musical do nosso país como: Djalma Lima, Cuca Teixeira, Pollaco, Fábio Santini, Bruno Godinho, Vandré Nascimento, entre outros. Acesse já!!!

Kiko Freitas

Kiko Freitas nasceu em Porto Alegre em 16 de agosto de 1969. Começou a tocar profissionalmente em 1987, depois de estudar com Argos Montenegro e na escola da “Orquestra Sinfônica de Porto Alegre”.

Kiko sempre fazia pesquisas e estudava diferentes técnicas e bateristas. Ele usou livros com Buddy Rich, Gene Krupa e Joe Morello para aprender os rudimentos e técnica. Depois disso, Kiko transcrevia solos de Buddy Rich e Gene Krupa, e continuava a pesquisar o máximo possível. Dentre os brasileiros, Kiko ouvia e estudava os bateristas Milton Banana, Edison Machado, Robertinho Silva, Nenê, Carlos Bala, Pascoal Meirelles, e muitos outros.

Mas foi quando conheceu o maestro e pianista Paulo Dorfman que Kiko realmente começou a aprender a linguagem do jazz. Paulo convidou Kiko para tocar com seu grupo no clube “Sala Jazz Tom Jobim”, em Porto Alegre, e o ajudou muito sobre o jazz na bateria.
Na década de 90 ele já se tornara um dos melhores bateristas do Brasil, participando em vários shows, gravações e workshops. Ele foi convidado para tocar e gravar o CD solo do baixista Nico Assumpção e foi indicado por Assumpção para tocar com muitos artistas, como Michel Legrand, João Bosco, Frank Gambale, Jeff Richman e muitos outros.

Em 1996, foi convidado pelo pianista David Goldblatt para ir a Los Angeles. Kiko teve então a oportunidade de conhecer muitos músicos de jazz como Dough Lunn, Vadeem Zilberstein, John Leftwich, e teve a grande chance de conferir se seu processo autodidata de pesquisas fora bem sucedido, ao ter aulas com Dave Weckl.

Atualmente, Kiko está tocando na banda que acompanha João Bosco, com Ney Conceição e Nelson Faria. Todo ano eles fazem turnês pelo Brasil, Estados Unidos e Europa, incluindo shows com o grande pianista cubano Gonzalo Rubalcaba.

Aulas de Bateria com Cuca Teixeira no Guitarpedia !!!

Agora você tem toda a experiência e criatividade de Cuca ao seu dispor com o seu curso especial de Bateria para o Guitarpedia. Clique aqui e seja um discípulo deste grande mestre das baquetas!!

Confira abaixo Cuca tocando com o Guitarhero brasileiro Kiko Loureiro.

Para saber mais sobre guitarra, história da música e teoria musical, visite o site www.guitarpedia.com.br, e curta a página https://pt-br.facebook.com/guitarpedia para ficar por dentro das novidades e interagir conosco!

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinrssyoutube