O Que são Ghost Notes?

Assim como feito em prévias oportunidades, com as mais diversas técnicas, vamos novamente utilizar este espaço do blog para explanar sobre uma técnica muito utilizada em praticamente todo o ambiente musical, para diversos instrumentos.

No post de hoje iremos falar sobre a técnica das Ghost Notes, técnica esta presente tanto em instrumentos de cordas, como percussão, e muito utilizada em estilos que apresentam um ritmo mais acelerado, “funkeado”, e até mesmo na música pop.

Conheça Aqui o Guitarpedia , assista as nossas aulas de técnica e aprenda sobre pentatônica e outras escalas, palhetada alternada,  ligados, tapping, fraseado, modos etc. Temos a plataforma online mais rápida e eficaz, para o seu aprendizado e evolução musical.

O Que são Ghost Notes?

Na música, uma ghost note ou nota fantasma em português, é uma nota musical com um valor rítmico, mas nenhum tom discernível quando tocado. Na notação musical, isso é representado por um “X” na tablatura ou partitura para a “cabeça” da nota em vez de uma notação oval, ou parênteses ao redor da cabeça de nota.

As Ghost Notes na Bateria

Ghost Notes, ou Notas Fantasmas são notas tocadas com um volume menor, são mais silenciosas. Elas são o inverso das notas acentuadas que tem a ideia de se destacar.

A intenção em utilizar tanto as notas fantasmas como as notas acentuadas é dar mais dinâmica no som. Elas podem ser adicionadas aos seus grooves e viradas preenchendo os tempos e os compassos.

Por que as Ghost Notes são importantes?

O estudo e a aplicação das notas fantasma é algo essencial para qualquer baterista que quer alcançar voos mais altos. Dominar a dinâmica das notas que você toca em seu instrumento irá lhe ajudar muito a evoluir como instrumentista.

Tal habilidade é essencial, já que a dinâmica é um ponto chave para qualquer músico, mas principalmente para um baterista, saiba que os músicos que tocam ao seu lado ou que lhe assiste notam o quanto você tem domínio sobre a técnica.

Como dominar as Ghost Notes?

Não existe um modelo pronto, ou uma fórmula mágica, para que você possa ser um mestre nas ghost notes, é preciso estudar muito, dedicar tempo e praticar bastante. Mas não adianta estudar qualquer coisa, é importante saber quais tipos de exercícios podem proporcionar os resultados que você deseja.

 Nós contamos com alguns dos músicos mais relevantes no cenário musical do nosso país como: Djalma Lima, Pollaco, Cuca Teixeira, Fábio Santini, Bruno Godinho, Vandré Nascimento, entre outros. Acesse já!!!

Ghost Note no Baixo e na Guitarra!

Um guitarrista que deseja executar uma nota fantasma (ghost note) deve diminuir a pressão que a mão posicionada no braço da guitarra (geralmente à esquerda) está exercendo sobre as cordas sem remover a mão da escala ou fretboard (o que resultaria no som dos sons abertos dessas cordas).

Outros instrumentos de corda podem perfeitamente executar ghost notes, inclusive elas são extremamente recorrentes para a maioria dos baixistas. E assim como na guitarra a nota fantasma realizada por um baixista é o resultado do abafamento da corda, pela soltura da pressão da mão posicionada na escala do instrumento, criando assim um som sem altura definida.

Aulas de Bateria com Cuca Teixeira no Guitarpedia !!!

Cuca Teixeira
Aulas de bateria

Agora você tem toda a experiência e criatividade de Cuca ao seu dispor com o seu curso especial de Bateria para o Guitarpedia. Clique aqui e seja um discípulo deste grande mestre das baquetas!!