O Que É Swing Feel ?

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Existe um elemento rítmico musical, que o seu domínio é de extrema relevância para se aprofundar em determinados estilos, como o jazz, e seus ritmos relacionados, por exemplo.

Esse elemento é o que chamamos de Swing Feel, tal termo pode ser usado para descrever a “sensação” ou “groove” rítmico propulsor criado pela interação musical entre os artistas, especialmente quando a música cria uma “resposta visceral”, como bater os pés ou balançar a cabeça. O termo “swing” também é usado para se referir a vários outros conceitos de jazz, como a swing note e o gênero de swing, um estilo de jazz que se originou no final dos anos 1920.

Conheça Aqui o nosso Curso de Guitarra Jazz com Djalma Lima.

Assista as nossas aulas de Introdução ao Jazz, Acordes, Arpejos, Target Notes, Arpejos, Associações, e muito mais. São 250 aulas com o incrível Djalma Lima ensinando tudo que sabe de Guitarra Jazz.

 

Jazz Swing

O Swing é um estilo de jazz que foi muito popular na década de 1930, usualmente arranjado para grande orquestra dançante, caracterizado por uma batida menos acentuada que a do estilo tradicional do Sul dos Estados Unidos, e menos complexo, rítmica e harmonicamente, do que o jazz moderno.

O termo jazz swing também nos remete a era das grandes de Big Bands, que alcançaram grande popularidade no início do movimento jazzista, as primeiras décadas do século XX.

O Que é Swing Feel?

Embora alguns músicos de jazz tenham chamado o conceito de “swing” uma noção subjetiva e elusiva, eles reconhecem que o conceito é bem compreendido por músicos de jazz experientes em um nível prático e intuitivo.

Músicos e interpretes do jazz referem-se a “swing” como a sensação de que uma jam session, gravação ou performance ao vivo é realmente sincopada, com uma espécie de deslocamento na duração das notas.

O termo Swing Feel é um dos assuntos mais estudados e debatidos pelos teóricos e pode ser de difícil definição técnica, o que gera certa polêmica. Quando o intérprete de jazz Cootie Williams foi convidado a defini-lo, ele brincou: “Defina-o? Prefiro enfrentar a teoria de Einstein!”.

Porém a sensação de swing é rapidamente compreendida ao escutarmos um interprete que utiliza esse recurso e comparamos sua gravação à outra interpretação da mesma melodia sendo executada de maneira “reta”. As duas maneiras irão soar muito distintas perante qualquer ouvido seja ele treinado ou não musicalmente.

Acesse www.guitarpedia.com.br, assista a uma de nossas aulas, e conheça o nosso player exclusivo com a função loop, que otimiza o seu tempo, e elevará a sua técnica nas seis cordas para um novo patamar.

Nós contamos com alguns dos músicos mais relevantes no cenário musical do nosso país como: Djalma Lima, Pollaco, Fábio Santini, Bruno Godinho, Vandré Nascimento, entre outros. Acesse já!!!

A Explicação Técnica

O swing feel que ouvimos no jazz é originário da maneira tercinada de se dividir o tempo, proveniente dos compassos compostos como: 6/8, 9/8, 12/8, etc. Esta maneira específica de tocar e entender o ritmo também é presente em um blues shuffle por exemplo.

O Swing Feel pode ser escrito também dentro do compasso 4/4, sendo sinalizado no início da partitura como tercina de colcheia ou apenas escrevendo Swing Feel. Nesse caso, sua leitura seria dividir o tempo de uma semínima em 3 colcheias e o primeiro valor sempre é como se fosse duas dessas colcheias ligadas.

O Bebop

O estilo de jazz que dominou a década de 1940 foi o bebop, estilo este que até hoje quando falamos em jazz é provavelmente o que primeiro vem à cabeça da maioria dos músicos e apreciadores do gênero.

Foi no bebop que verdadeiras lendas da música surgiram e propagaram para todo o globo a maneira swingada de se tocar.

Charlie Parker foi um dos percussores do uso dessa rítmica diferenciada dentro do bebop, influenciando Miles Davis, John Coltrane e outros grandes instrumentistas, que conciliada à criatividade individual de cada um, trouxe um fraseado novo e sofisticado para o gênero.

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinrssyoutube