O Que É Sonata e Forma Sonata? Pt1

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Uma das coisas mais importantes em uma composição musical é a forma em que esta obra irá se desenvolver. Digo isso apesar de existirem diversos tipos de peças livres, em que a música se desenvolve de maneira mais fluída e sem “amarras”. Ter em mente os momentos de repetições, início de novos temas, momentos de modulação e coda são de extrema relevância.

No post de hoje nós do Guitarpedia, vamos falar exclusivamente sobre a forma sonata. E sobre a diferença entre o termo Sonata, e Forma Sonata

Conheça Aqui nossas aulas sobre Sonata no Guitarpedia. Nessas aulas de História da música voce vai saber mais sobre Trio Sonata (Barroco 13), Classicismo e Musica Instrumental.

A Sonata

A palavra sonata tem sua origem do latim, “sonare” o que significa soar em português.

Podemos nesse ponto fazer um paralelo entre a palavra soar e a palavra cantar. Apesar de ambas terem um cunho musical e de propagação sonora, elas tomam sentidos distintos. Já que cantar faz referência à música emanada por nossas cordas vocais o que da origem ao termo Cantata.

Enquanto a palavra soar representa um tipo de música feita exclusivamente instrumental, originando o termo Sonata.

A Sonata no Período Barroco

Até o período Barroco (Entre 1600 a 1750) a música conhecida pelo nome Sonata fazia jus a sua origem. Era uma música de cunho instrumental.

A sonata hoje é conhecida por ser um tipo de música geralmente escrita para dois instrumentos ou solista. Porém na época em que Bach e Vivaldi eram os grandes nomes da música ocidental, a Sonata apresentava outra formação muito popular, O Trio Sonata, ou também conhecido por Sonata Barroca.

A Sonata Barroca (Sonata em Trio)

Sonata em trio é uma formação musical, especialmente popular no fim do século XVII e início do século XVIII, composta normalmente para dois instrumentos melódicos solistas e baixo contínuo, totalizando as três partes que deram o nome de “sonata em trio” ao conjunto.

Como o baixo contínuo é composto normalmente de pelo menos dois instrumentos, (tipicamente um violoncelo ou uma viola da gamba e um instrumento de teclado, como o cravo), as sonatas em trio são executadas quase sempre por pelo menos quatro músicos.

As sonatas em trio de Arcangelo Corelli (opus I, 1681, opus III, 1689) foram alguns dos exemplos mais inspiradores do gênero.

Os instrumentos melódicos utilizados são quase sempre dois violinos. Uma conhecida exceção é a sonata em trio da Oferenda Musical de Johann Sebastian Bach, que apresenta um violino e uma flauta.

Assista abaixo o exemplo de um trio sonata (sonata barroca)

Acesse www.guitarpedia.com.br, assista a uma de nossas aulas, e conheça o nosso player exclusivo com a função loop. Essa função otimiza o seu tempo, e elevará a sua técnica nas seis cordas para um novo patamar.

 Nós contamos com alguns dos músicos mais relevantes no cenário musical do nosso país como: Djalma Lima, Pollaco, Fábio Santini, Bruno Godinho, Vandré Nascimento, entre outros. Acesse já!!!

O Início da Forma Sonata

Na segunda metade do período barroco, o compositor Domenico Scarlatti, compôs suas sonatas para cravo utilizando uma forma com temas A e B. Forma essa que se popularizou na escrita musical da época, sendo adotada por outros compositores de destaque como Carl Philipp Emanuel Bach (filho de Johann Sebastian Bach).

O Estabelecimento da Forma Sonata no Classicismo

Mesmo com o término do período Barroco, os grandes compositores não só continuaram a utilizar a forma desenvolvida por Scarlatti como a desenvolveram e a implantaram de vez em suas obras.

A chamada primeira escola de Viena, (termo que representa grandes nomes da composição como Haydn, Mozart e Beethoven) foram de extrema importância, para a aceitação e implementação da forma.

Haydn ocupou um papel de destaque no desenvolvimento da forma, não só por utilizá-la com maestria, mas também por ter sido um grande educador musical e, portanto responsável pela divulgação da mesma.

Durante o período Clássico se tornou padrão utilizar a Forma Sonata, sempre no primeiro movimento de uma sinfonia.

Acompanhe o nosso próximo post para saber tudo sobre a estrutura da Forma Sonata. Aprenda a identificá-la com nossos exemplos.

Aulas de História no Guitarpedia!!!

O Guitarpedia é o único site voltado para aulas de guitarra preocupado em lhe dar uma formação ampla e completa. Conta em sua grade, com aulas relacionadas aos mais diversos assuntos sobre teoria musical e um curso bastante informativo e organizado sobre História da Música.

Clique Aqui para saber muito mais sobre nosso curso de História da Música. Assista a uma de nossas aulas grátis sobre o assunto!

Para saber mais sobre guitarra, história da música e teoria musical, visite o site www.guitarpedia.com.br . Curta a página https://pt-br.facebook.com/guitarpedia para ficar por dentro das novidades e interagir conosco!

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinrssyoutube