O Que é Palm Mute?

No post de hoje vamos explorar uma das técnicas mais utilizadas pelos guitarristas mundo afora. Mas apesar de ser de extrema importância, o palm mute é pouco mencionado pelos professores e músicos em seus vídeos ou vídeo aulas que estão disponibilizadas na internet.

Conheça Aqui o Guitarpedia , assista as nossas aulas de técnica e aprenda sobre pentatônica e outras escalas, palhetada alternada,  ligados, tapping, fraseado, modos etc. Temos a plataforma online mais rápida e eficaz, para o seu aprendizado e evolução musical.

Aulas de guitarra jazz
Aulas de guitarra jazz

O que é o Palm Mute?

A técnica é muito utilizada principalmente por guitarristas de rock,e heavy metal para “limpar” o som. Mas o que seria “limpar” o som?

Quando um guitarrista utiliza muita distorção em seu timbre, o som tende a embolar e perder definição, portanto o palm mute é uma técnica essencial para atingirmos maior definição e qualidade sonora.

Como Executar o Palm Mute?

A técnica na teoria é algo muito simples, ela basicamente consiste em abafar o som das cordas com a parte lateral da palma da mão, daí o nome Palm Mute – (mutar com a palma).

Para a execução apropriada da técnica, você deve posicionar a lateral da palma da mão bem na saída da corda junto a ponte. Pois caso você encoste a mão muito longe da ponte da guitarra você irá “matar” o som.

 Nós contamos com alguns dos músicos mais relevantes no cenário musical do nosso país como: Djalma Lima, Pollaco, Fábio Santini, Bruno Godinho, Vandré Nascimento, entre outros. Acesse já!!!

5 Conceitos desta técnica

1– No início pratique apenas nas cordas mais graves, ou seja, use power cords na 6a ou na 5ª corda. Desenvolva primeiro a técnica utilizando poucas cordas, e quando estiver mais natural aplique em outros acordes e posições.

2– Não pressione as cordas com a sua mão direita, não é necessário força. Ao exercer uma força demasiada com a mão direita você poderá danificar a afinação e alterar o seu timbre.

3– Note que a região que você abafa é que define o som, mais ou menos abafado. Com maior experiência você conseguirá dosar o quanto abafado sairá o seu som.

4– Pratique abafando e soltando a corda com power chords. Procure deixar o nível de o quanto você abafa uniforme, ou seja, não abafar muito e depois pouco.

5– Procure desde o início já abafar notas de uma melodia em todas as cordas. Você pode usar uma escala, uma melodia que você já conhece ou até notas aleatórias.

Dessa maneira você irá perceber que a mão direita deve mudar de posição na troca de uma corda para outra

Assista Aqui a nossa aula sobre Palm Mute, para tirar qualquer dúvida e praticar junto com o nosso professor, Bruno Godinho.

Curso de Guitarra Metal no Guitarpedia !!

Nós do Guitarpedia em parceria com Vandré, criamos o mais completo curso de guitarra metal da internet, com aulas que vão do iniciante ao avançado, cobrindo temas como, técnica, improvisação e a criação musical dentro do estilo.

Clique Aqui para saber mais sobre o curso de Guitarra Metal no site Guitarpedia com Vandré Nascimento!