O Que é Jazz Fusion?

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Para aqueles que não estão familiarizados com o termo, vamos direto ao ponto e dizer o que ele significa. O termo “Jazz Fusion” ou apenas Fusion como também é chamado, representa um estilo musical que deriva do Jazz mais tradicional.

Por mais que o estilo esteja vivo e pulsante até os dias de hoje, e ter vivido o seu apogeu há algumas décadas, ele nunca atingiu a popularidade de estilos mais comerciais como o Rock, Country, Pop, entre outros. Portanto se você quer iniciar seus conhecimentos em tal segmento musical, leia este post e fique atento ao curso de Guitarra Fusion do Guitarpedia, com o nosso especialista no assunto, o guitarrista e professor Fábio Sanini!

Conheça Aqui o nosso Curso de Guitarra FUSION com Fabio Santini

O Início de Tudo

A origem deste estilo remonta à década de 1960, época em que jazzistas que se deixaram influenciar pelo rock e músicos de rock começaram a incorporar em suas músicas elementos de jazz como a improvisação e complexidade das composições.

Desta união de elementos surgiram álbuns, bandas e músicos que, incorporavam esta união de elementos, criando assim um novo tipo de música, que apresentava a agressividade das bandas de rock e de artistas como Jimi Hendrix, ao virtuosismo, conhecimento e elementos de linguagem e improvisação dos grandes mestres do jazz como John Coltrane, Charlie Parker, etc.

Bandas e Artistas do Gênero

Alguns nomes são relacionados aos percussores do gênero, entre eles estão o guitarrista Larry Coryell, que em 1966, com seu grupo Free Spirits, trouxe um timbre orientado para o rock, fazendo um ataque muito forte, ao invés dos timbres suaves que os guitarristas de jazz empregavam até então, outro destaque desse momento inicial do estilo era o grupo de jazz do vibrafonista Gary Burton.

Outros perceberam as influências de rock e blues que o baterista Jack DeJohnette e o pianista Keith Jarrett trouxeram para o Charles Lloyd Quartet, fato esse que o tornou muito popular perante os públicos de rock em 1967, mesmo utilizando instrumentos acústicos.

Acesse www.guitarpedia.com.br, assista a uma de nossas aulas, e conheça o nosso player exclusivo com a função loop, que otimiza o seu tempo, e elevará a sua técnica nas seis cordas para um novo patamar.

 Nós contamos com alguns dos músicos mais relevantes no cenário musical do nosso país como: Djalma Lima, Pollaco, Cuca Teixeira, Fábio Santini, Bruno Godinho, Vandré Nascimento, entre outros. Acesse já!!!

Miles Davis e o Fusion

Com certeza o artista de jazz que mais tem o seu nome relacionado ao fusion é o lendário trompetista Miles Davis.

O sempre inovador gênio musical conseguiu na década de 60 e início de 70 ser uma espécie de representante do jazz fusion e também uma incubadora para grandes talentos musicais.

Os álbuns In a Silent Way e Bitches Brew (ambos lançados em 1969) de Miles Davis foram um marco para o estilo, e inúmeros músicos que tinham seus nomes ligados a Miles naquela época se tornaram líderes de suas próprias bandas, criando uma pulverização do gênero durante os anos 70.

Os “Filhos” de Miles Davis

Algumas bandas e artistas que hoje consideramos deuses do jazz e da improvisação ganharam fama mundial devido ao seu trabalho prévio com o ícone Miles Davis.

A “incubadora” de Miles acabou gerando vários grupos, liderados pelos instrumentistas da sua troupe. Herbie Hancock deixou a banda e se enveredou pelos caminhos do fusion com seus combos, dos quais o mais famoso foi o Sextet. Tony Williams organizou seu grupo Lifetime, um trio cheio de energia e voltagem, influenciado pelas inovações de Jimi Hendrix. Joe Zawinul e Wayne Shorter se reuniram em 1970 para formar o Weather Report, que carregou a bandeira do jazz/rock até meados de 80, com criativas texturas eletrõnicas, liberdade na improvisação e absorvendo influências do Terceiro Mundo.

O guitarrista John McLaughlin, primeiro com o Lifetime e depois com seu próprio grupo, Mahavishnu Orchestra, aperfeiçoou a fórmula do alto volume e toque rápido para atingir os aficcionados do rock. O tecladista Chick Corea primeiramente abaixou o volume do Return to Forever, em razão das influências brasileiras, mas depois acelerou em direção ao rock, numa segunda versão do grupo. Keith Jarrett provou do fusion utilizando teclados eletrônicos, assim como fez Larry Young, organista do Lifetime.

Novo Curso de Guitarra Fusion Com Fábio Santini, Acesse já!

Para você que quer aprender tudo sobre a guitarra Fusion, clique Aqui e tenha um curso completo com um dos maiores entendedores do assunto, o guitarrista Fábio Santini.

O curso aborda todos os elementos necessários para você evoluir na linguagem musical do Jazz Fusion, abordando a parte rítmica, harmônica, fraseado, conceitos teóricos e muito mais!

Para saber mais sobre guitarra, história da música e teoria musical, visite o site www.guitarpedia.com.br, e curta a página https://pt-br.facebook.com/guitarpedia para ficar por dentro das novidades e interagir conosco!

Referência Bibliográfica: http://www.clubedejazz.com.br

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinrssyoutube