O Que é Fórmula de Compasso?

Todos os conceitos sobre ritmo são fundamentais para se entender e executar perfeitamente as partes rítmicas de uma música ou simplesmente solfejá-las, (prática em que “cantamos” as notas respeitando a sua altura sonora e o seu ritmo). No post de hoje vamos falar sobre os compassos, e o que vem a ser a Fórmula de Compasso.

Quer Ganhar um Curso Grátis de Guitarra com 34 Aulas e ter acesso a Aulas de Jazz, Blues, Metal e Bateria ? Ainda Ganhe Mais 3 Dias Grátis em Todo o conteúdo do Guitarpedia! Sä0 mais de 1.000 Aulas Cadastre-se Aqui e Ganhe tudo isso !

O Compasso

Antes de entrarmos no assunto fórmula de compasso, é de extrema importância que a definição de o que é, e para que servem os compassos esteja bem claro em sua mente, para isso vamos fazer uma breve explanação sobre o assunto.

Os compassos em música servem basicamente para agrupar uma quantidade de sons de uma composição de acordo com os seus pulsos ou momentos de repouso. Muitos estilos musicais tradicionais já presumem um determinado compasso, a valsa, por exemplo, tem o seu compasso em 6/8 e muitas vezes também é escrita no compasso 3/4, o pop e o rock tipicamente usam os compassos 4/4.

Isso significa que em uma Valsa, por exemplo, a música geralmente é organizada com uma “divisão” de três pulsos para as suas acentuações, ou momentos de tempo mais forte.

 Nós contamos com alguns dos músicos mais relevantes no cenário musical do nosso país como: Djalma Lima, Pollaco, Fábio Santini, Bruno Godinho, Vandré Nascimento, entre outros. Acesse já!!!

Fórmula de Compasso

Aqueles números, ou se preferir, aquela fração que é encontrada no início de uma composição ou de cada uma de suas seções e quando ocorre mudança de fórmula durante a música (nesse caso esta mudança é escrita diretamente no compasso que tem a nova duração). É chamada de fórmula de compasso, e ela é responsável por indicar a “divisão” rítmica que a música é construída. As fórmulas mais comuns são 4/4, 3/4 e 2/4.

O Denominador

Em uma fórmula de compasso musical, o número de baixo indica em quantas partes uma semibreve deve ser dividida para obtermos uma unidade de duração (na notação atual, nenhuma nota tem valor fixo, por isso todas as demais durações são definidas como frações de uma semibreve).

O Numerador

O número de cima define quantas unidades de tempo o compasso contém. No exemplo abaixo estamos perante a um tempo de “quatro por quatro”. Isso significa que a unidade de tempo tem duração de 1/4 da semibreve (uma semínima) e o compasso tem 4 unidades de tempo. Neste caso, uma semibreve iria ocupar todo o compasso. Cada compasso pode ter qualquer combinação de notas e pausas, mas a soma de todas as durações nunca pode ser menor nem maior que a duração indicada pela fórmula (quatro unidades de tempo neste exemplo).

Certas composições podem ter uma estrutura rítmica que alterna fórmulas de compasso de uma forma sempre igual. Neste caso, todas as fórmulas podem ser indicadas no início da partitura ou da seção correspondente.

A escolha da fórmula de compasso permite determinar uma pulsação à música. Cada pulsação, ou tempo, tem a mesma duração. Geralmente o primeiro tempo de um compasso é tocado de forma mais forte ou mais acentuada. Em alguns tipos de compasso, existe ainda um tempo com intensidade intermediária. Esta alternância de pulsos fortes e fracos cria uma sensação de repetição ou circularidade.

Tempo Livre

Existem composições que não apresentam ritmo perceptível, chamadas composições com tempo livre. Para estas não é necessário utilizar fórmulas ou linhas de compasso na partitura.

Curso de Guitarra Metal no Guitarpedia !!

Curso de Guitarra Metal
Curso de Guitarra Metal

Nós do Guitarpedia em parceria com Vandré, criamos o mais completo curso de guitarra metal da internet, com aulas que vão do iniciante ao avançado, cobrindo temas como, técnica, improvisação e a criação musical dentro do estilo.

Clique Aqui para saber mais sobre o curso de Guitarra Metal no site Guitarpedia com Vandré Nascimento!