O Que É? E Como Fazer os Bends?

O que é o Bend?

Neste post que está diretamente ligado com ESTA AULA do site Guitarpedia, vamos aprender sobre a técnica do Bend. Que consiste em ao tocar uma nota, posteriormente puxar a corda para obter o som de uma segunda nota.

O bend é uma das técnicas mais importantes no fraseado da guitarra. Praticamente todos os estilos usam esta técnica, que é responsável por uma interpretação muito particular da guitarra, deixando as melodias, os solos com uma expressão e sonoridade única. O que eu quero dizer é que quando você ouve um bend, você sabe que é uma guitarra que está tocando

Conheça Aqui o Guitarpedia , assista as nossas aulas de técnica e aprenda sobre pentatônica e outras escalas, palhetada alternada,  ligados, tapping, fraseado, modos etc. Temos a plataforma online mais rápida e eficaz, para o seu aprendizado e evolução musical.

pentatonica

Estilos e Gêneros

Apesar de o Bend ser muito utilizado em praticamente todos os estilos musicais, é no blues, no rock, e nos diferentes gêneros de heavy metal, em que ele mais se faz presente.

Dar um Bend pode gerar uma grande sensação, de surpresa, agressividade, ou engrandecimento em determinada parte da música, portanto no blues ele é muito comum para representar o sentimento de melancolia muito presente no estilo, principalmente no chamado Slow Blues.

Para saber mais sobre as principais técnicas e estilos do blues clique Aqui e aprenda com um dos maiores bluseiros do nosso país, o guitarrista Sérgio Rocha.

Já em estilos como o Rock e o Heavy Metal, os bends expressam muito bem a agressividade característica do gênero, a técnica é praticamente presente em todos os solos deste estilo de música mais pesada.

Curso de Guitarra Metal no Guitarpedia !!

Nós do Guitarpedia em parceria com Vandré, criamos o mais completo curso de guitarra metal da internet, com aulas que vão do iniciante ao avançado, cobrindo temas como, técnica, improvisação e a criação musical dentro do estilo.

Clique Aqui para saber mais sobre o curso de Guitarra Metal no site Guitarpedia com Vandré Nascimento!

Qual a Maneira Correta de Fazer o Bend ?

Este é um ponto importante, pois aprender uma nova técnica significa extrair a notas do instrumento com outra sonoridade. Todos os instrumentos possuem técnicas próprias para extrair o som, ou seja, para interpretar uma melodia ou solo de forma particular.

1- Usar dedo de apoio, logo não iremos fazer bend com o dedo 1

2- Apoio do polegar sobre o braço – postura do bend

3-  Movimento do pulso girando, não o dedo

4- Manter o bend feito – Após puxar a corda, deixar o bend feito para conferir a afinação

5- Saber distancia do bend – Sempre prestar atenção a afinação do bend, ou seja, antes de fazer o bend saber se é bend de ½ tom ou 1 tom… pode ser referencia visual, 1 ou 2 casas

 Nós contamos com alguns dos músicos mais relevantes no cenário musical do nosso país como: Djalma Lima, Pollaco, Fábio Santini, Bruno Godinho, Vandré Nascimento, entre outros. Acesse já!!!

Outras Dicas

1- No inicio sempre fazer o bend de uma só vez… não chegar no bend devagar pois a afinação fica comprometida

2- Antes de fazer o bend, tocar a nota que deve ser alcançada para conferir… afinação vem da orelha

3- Não fazer vibrato

Pra praticar a afinação do bend você pode usar o backing track desta aula no site Guitarpedia e improvisar alguns bends usando a pentatonica no seu Iº desenho.

Não se preocupe, pois os bends para soarem bonito exigem bastante prática, portanto estude, estude e estude!

Aulas de Bateria com Cuca Teixeira no Guitarpedia !!!

Agora você tem toda a experiência e criatividade de Cuca ao seu dispor com o seu curso especial de Bateria para o Guitarpedia. Clique aqui e seja um discípulo deste grande mestre das baquetas!!