O Guitarrista Mais Premiado da História!

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Existem grandes estrelas, e artistas legendários em qualquer instrumento, ou categoria musical. Quando nos lembramos da guitarra, por exemplo, rapidamente surgem nomes como Jimi Hendrix e Eddie Van Halen, para os roqueiros, ou Charlie Christian e Django Reindhart para os jazzistas, ou até mesmo Robert Johnson e B.B. King para os bluseiros.

Como podemos observar a guitarra é um instrumento, que não apresenta uma figura que define a sua linguagem, como pode ser John Coltrane para o saxofone ou Miles Davis para o trompete.

Mas quando falamos em reconhecimento e premiação, existe um guitarrista que se destaca com larga vantagem perante os outros, e pode ser considerado uma lenda viva do jazz e da world music. Estamos falando de Pat Metheny.

Conheça Aqui o Guitarpedia , assista as nossas aulas de técnica e aprenda sobre pentatônica e outras escalas, palhetada alternada,  ligados, tapping, fraseado, modos etc. Temos a plataforma online mais rápida e eficaz, para o seu aprendizado e evolução musical.

Curso de Guitarra Metal
Curso de Guitarra Metal

Reconhecimento no Grammy Awards

Pat é o guitarrista mais vezes ganhador do prêmio Grammy, e está entre um dos artistas mais vencedores da história da premiação, Metheny até hoje acumula vinte vitórias, junto com outra lenda do jazz o pianista Chick Corea, e o cantor pop Bruce Springsteen.

É claro que assim como o Oscar, um prêmio pode dizer muito pouco ou praticamente nada em relação à qualidade do trabalho de um artista, já que prêmios e conteúdo artístico de alto nível não são sinônimos. Mas ouça e veja você mesmo o trabalho do músico, e entenda por que grandes nomes da história da música como Jaco Pastorius, Tom Jobim e Michael Brecker foram grandes amigos e admiradores do guitarrista.

Os Primeiros Passos

Metheny nasceu no dia 12 de agosto de 1954 em Lee’s Summit, Missouri, subúrbio sudeste de Kansas City. No início da adolescência começou a se interessar por música, principalmente por jazz, ao ouvir um disco de Miles Davis, que fora lhe apresentado seu irmão mais velho, também músico.

Aos 15 anos, ele ganhou uma bolsa de uma semana, para um acampamento de jazz, e sob o ensinamento de músicos locais e pela audição dos grandes mestres como Wes Montgomery e Charlie Parker, Metheny começou a praticar incansavelmente por 10 ou 12 horas diárias.

E foi nessa mesma época, no meio da adolescência que ele deu início a sua carreira musical, em pequenos clubes de jazz em Kansas City.

Acesse www.guitarpedia.com.br, assista a uma de nossas aulas, e conheça o nosso player exclusivo com a função loop, que otimiza o seu tempo, e elevará a sua técnica nas seis cordas para um novo patamar.

 Nós contamos com alguns dos músicos mais relevantes no cenário musical do nosso país como: Djalma Lima, Pollaco, Fábio Santini, Bruno Godinho, Vandré Nascimento, entre outros. Acesse já!!!

Carreira Acadêmica

Metheny atuou também na área acadêmica como professor de música. Aos 18, foi o professor mais novo da história na universidade de Miami.

Aos 19, transformou-se no professor mais novo da história na Berklee College of Music, onde recebeu também o título de doutor honorário vinte anos mais tarde (1996).

Início da Carreira Internacional

O sucesso ao redor do globo (pelo menos para os amantes de jazz) chegou com o lançamento de seu primeiro álbum, Bright Size Life (1976), que segundo a crítica, reinventara “o som tradicional da guitarra jazz” para uma nova geração de guitarristas. Durante a sua carreira, Pat continuou a redefinir o gênero, utilizando novas tecnologias e trabalhando constantemente para refinar sua capacidade sonora e de improvisação no seu instrumento.

Consagração

Planeando a sua carreira com sabedoria, trabalhou primeiro com uma produtora de grande prestígio na música moderna (ECM), depois em outra de inclinações mais pop (Geffen) e finalmente com a multi-nacional (Warner Bros). Flertou com o jazz-rock, com grande sucesso e chegou mesmo a ter videoclipes exibidos na rede MTV.

Durante os anos, atuou com músicos tão diversos como Steve Reich, Ornette Coleman, Herbie Hancock, Brad Mehldau, Jim Hall, Jaco Pastorius, Joni Mitchell, Milton Nascimento e David Bowie.

Formou uma parceria de composição com o pianista Lyle Mays por mais de vinte anos, uma parceria que foi comparada às de Lennon/McCartney e de Ellington/Strayhorn por críticos e ouvintes. O trabalho de Metheny inclui composições para guitarra solo, instrumentos elétricos e acústicos, grandes orquestras e peças para ballet, com passagens que variam do jazz moderno ao rock e ao clássico.

Aulas de Guitarra Jazz com Djalma Lima

Clique Aqui para saber mais sobre o curso de Guitarra Jazz no site Guitarpedia com Djalma Lima! E estude com um dos maiores guitarristas do nosso país!

Para saber mais sobre guitarra, história da música e teoria musical, visite o site www.guitarpedia.com.br, e curta a página https://pt-br.facebook.com/guitarpedia para ficar por dentro das novidades e interagir conosco!

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinrssyoutube