O Estilo de David Gilmour – Aprenda seu vocabulario musical

Guitarpedia: o estilo de David Gilmour

David Gilmour é um dos guitarristas dos quais dispensam apresentações. Figura principal do Pink Floyd, após a saída de Roger Waters, na década de 1980, é considerado um dos melhores e mais influentes músicos de todos os tempos.

Discutiremos nesse artigo, os fraseados expressivos e truques da pentatônica menor, utilizados por Gilmour, que utiliza em seu vocabulário musical muitas influências do blues, com bends precisos, vibratos líricos e excelente entonação. Isso pode ser ouvido facilmente em qualquer trabalho do músico, desde Shine On You Crazy Diamond, até Another Brick in the Wall (Part II).

Os bends sutis e bem entonados de Gilmour estão presentes em quase todos os solos, mas há  alguns bons exemplos, os quais podemos ouvir e utilizar um bom delay, como em What Do You Want From Me e Hey You.

Pre-bends e slides

1

Os bends aqui devem soar levemente “fora do tom”, para criar um clima de blues sobre a escala de D menor.

Homenagem aos Reis

2

Neste exemplo, David usa suas influências de BB King e Albert Hall em um lick tipicamente de blues.

Visite: www.guitarpedia.com.br

Double-Stops blueseiros

 3

Tente “girar” sua mão levemente ao executar os bends de ¼ de tom. O restante do lick é baseado na escala de D menor.

Pull-offs em tríades

4

Experimente a palhetada híbrida neste exemplo, usando a palheta na segunda corda e o dedo na primeira.

Usando bends com três semitons

5

Pratique esse bend de 1 ½ tom tocando a nota F na casa 18 primeiro. Isso ajudará a melhorar sua percepção musical e afinar o bend corretamente.

Usando diversas posições

6                                                                                                                                                                                                           

Ao se sentir confortável com o estilo de usar diversas posições de escalas de David Gilmour, certamente te ajudará a entender e ter mais liberdade em termos de improvisação.

Para saber mais sobre esses e outros assuntos, visite: www.guitarpedia.com.br