Música Country Pt1 – A História

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

A Guitarra Country

O Country ou Música Country é um estilo admirado por inúmeros guitarristas pela sua complexidade técnica e pelo seu rápido e dinâmico fraseado.

O uso de artifícios de linguagem como o emprego das cordas soltas, chicken picking, double stops e muitos outros, fazem do country um estilo de muita personalidade, e o guitarrista que se aventurar por esse caminho pode vir a colher grandes frutos dessa experiência.

E conheça também www.guitarpedia.com.br, o site com mais de 900 aulas de guitarra, a ferramenta online mais rápida e eficaz, para a sua evolução musical.

Aulas de guitarra online

Nesse post vamos falar sobre as raízes e a história desse estilo tão interessante, e em nosso próximo post vamos colocar os dedos pra funcionar, praticando 10 licks dentro da linguagem country.

As Origens

A música Country como conhecemos hoje, é um estilo tipicamente americano, originário da região sudeste do país, e além das influencias de música celta, também tem grande parte da sua sonoridade baseada na música folclórica Apalache.

A música country muitas vezes consiste em baladas e músicas de dança com formas geralmente simples e harmonias acompanhados na maioria das vezes por instrumentos de cordas, como banjos, guitarras eléctricas e acústicas, DOBROS, violinos, e também gaitas.

O termo “Country” ganhou popularidade na década de 1940 e veio para abranger a música ocidental, que evoluiu paralelamente à música caipira de raízes semelhantes, em meados do século 20.

Pode se dizer que a música country é a música popular de operários americanos, que misturaram canções populares, canções violino irlandês e celta, baladas tradicionais e canções de caubói, e várias tradições musicais das comunidades de imigrantes europeus. E hoje em dia ao lado do Rap e da Música Pop, é um dos estilos musicais mais consumidos no mercado fonográfico americano.

Bristol – O Berço de Tudo

A cidade de Bristol no estado americano do Tenesse, é considerada o berço a música Country, devido as lendárias gravações do gênero em 1927. Desde 2014, a cidade tem sido o lar do Birthplace of Country Music Museum.
Outras influentes gravações foram realizadas na cidade entre os anos de 1928, e 1930, eram as gravações de Johnson City e Knoxville.

As Gerações

A primeira geração surgiu no início da década de 1920, com a cena musical de Atlanta desempenhando um papel importante no lançamento de primeiros artistas do país. Durante a década de 1920 grandes gravadoras da época como, Okeh Records, Columbia Records e RCA Victor Records, começaram a assinar contratos com artistas do gênero.

Durante a segunda geração (1930s-1940s), rádio tornou-se uma fonte popular de entretenimento, e “dança do celeiro” shows com música country foram iniciados em todo o Sul do país, no extremo norte como Chicago, no sudoeste chegando até a Califórnia.

A terceira geração (1950 de 1960) começou no final da Segunda Guerra Mundial com a música “alpinista” banda de cordas conhecido como bluegrass. A música gospel permaneceu como um componente popular da música Country.
Quarta geração (1970s-1980s) surgiu a música conhecida como “outlaw country” com raízes no Pop, música folk e rock suave. Entre 1972 e 1975 o cantor e guitarrista John Denver lançou uma série de canções de enorme sucesso que misturava a música folk e rock. Durante o início de 1980 artistas countrys americanos se acostumaram a terem suas músicas entre as mais tocadas do seu país.

Durante a quinta geração (1990), música country se tornou um fenômeno mundial graças a Garth Brooks e Alan Jackson. As Dixie Chicks se tornaram uma das bandas mais populares do país na década de 1990 e início de 2000.
A sexta geração (anos 2000-presente) é exemplificado pela cantora country Carrie Underwood. A influência da música rock no país tornou-se mais evidente durante o final dos anos 2000 e início dos anos 2010s.

Nesse período o Pop e o Hip-hop também começaram a serem mesclado com a música country, e artistas de grande renome nas paradas americanas como Lady Antebellum, Florida Georgia Line, e Taylor Swift, são um exemplo disso.

Para saber mais sobre guitarra, história, teoria e assuntos musicais em geral, visite o site www.guitarpedia.com.br, e curta a nossa página no facebook para interagir conosco!

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinrssyoutube