As Maiores Duplas da Música Pesada Pt1

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Nesse post vamos abordar aquelas duplas de guitarristas que mudaram a história da música pesada, e viraram uma influência para milhões de jovens ao redor do mundo se tornando símbolos para diferentes gerações de músicos.

Conheça www.guitarpedia.com.br, o site com mais de 900 aulas, a ferramenta online mais eficaz, para a sua evolução musical.

Iron Maiden

Mesclando as melodias de bandas como Thin Lizzy e Wishbone Ash, com o peso de outras como Black Sabbath e Judas Priest, a dupla Adrin Smith e Dave Murray, consagrou-se como uma das mais criativas na história do Heavy Metal mundial, e provavelmente a mais cultuada.

Dave já dava mostras do que seria o som do Iron Maiden no primeiro álbum, mas foi a partir da entrada de Adrian em Killers (1981) que as guitarras gêmeas da “Donzela” ganharam a personalidade pela qual são conhecidas até hoje.

Muitas excelentes duplas existiram antes e depois deles, mas nenhuma conseguiu influenciar do mesmo modo que a do Iron Maiden.

Metallica

Outra dupla que pertence a mais alta cúpula do Heavy Metal é a do Metallica. James Hetfield e Kirk Hammett formam uma verdadeira dupla dinâmica quando o assunto são guitarras melódicas e pesadas.

Dono de um cartel de riffs invejável, James pode ser considerados um dos principais guitarristas de bases de todo o globo. Sabemos que riffs memoráveis como o das músicas Master of Puppets e Enter Sandman são de sua autoria.

Já Kirk é responsável pelos solos da banda, fazendo um trabalho matador misturando ótimas melodias, com passagens rápidas e generosas doses de wah-wah, Kirk deixou seu nome cravado na história do Metal.

Judas Priest

A história da parceria entre Glenn Tipton e K.K. Downing teve início em 1974, quando contrariando a Gull Records, ao invés de adicionar um tecladista ou uma seção de metais ao Judas Priest, Downing optou por acrescentar outra guitarra a banda, escolhendo como parceiro o guitarrista Glenn Tipton da Flying Hat Band.

A consagração viria durante as décadas de 70 e 80, nos quais eles verteram talento, revezando, duelando e solando simultaneamente.

Tipton ostenta um estilo mais clássico, técnico e melodioso bem exemplificado nas músicas Dreamer Deceiver e Beyond the Realms of Death. Já Downing traz uma abordagem mais crua e rasgada demonstrada em Savage, Burnin’up, The Rage, etc.Guitarristas distintos e complementares um ao outro, que se sobressaíram pelas combinações de suas diferenças.

Thin Lizzy

As guitarras do Thin Lizzy sempre serão referência dentro do Rock pesado mundial. Tudo começou em 1974, quando Phil Lynott e Brian Downey buscavam ampliar as possibilidades sonoras da banda. Eric Bell, que gravara os três primeiros álbuns do grupo era um ótimo guitarrista, no entanto, havia forçado sua própria demissão com atitudes mal pensadas. Para seu lugar, veio Gary Moore que pouco tempo ficou.

As coisas melhoraram quando o californiano Scott Gorham apareceu para uma audição. Logo depois veio um garoto encrenqueiro escocês chamado Brian Robertson.

A alquimia entre a dupla foi especial e eles rapidamente começaram a “conversar” por meio de seus instrumentos (duas Gibsons Les Paul) interagindo em perfeita harmonia.

Com músicas como The Boys Are Back In Town e Warriors, o Lizzy deixou para sempre seu nome na categoria de heróis do Rock pesado.

Para mais informações sobre teoria musical, história da música e conhecimentos relacionados a guitarra acesse www.guitarpedia.com.br. Visite também nossa página no facebook para acompanhar as novidades e interagir conosco!

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinrssyoutube