Jimi Hendrix e E.V.H. – Os Revolucionários Pt2

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

No post de hoje vamos continuar a falar sobre os dois mais influentes músicos da guitarra Rock. Eles que são considerados por muitos os mais significativos representantes do instrumento.

No texto anterior tivemos a carreira e o legado de Jimi Hendrix em destaque, e agora vamos falar sobre o holandês que revolucionou a guitarra nos anos 70 e 80 e colocou todo estudante de guitarra da época para praticar o tapping.

Conheça www.guitarpedia.com.br, o site com mais de 700 aulas, a ferramenta online mais eficaz, para a sua evolução musical.

screen-shot-2016-10-29-at-22-43-15

Eddie Van Halen

Edward Lodewijk Van Halen nasceu em 26 de janeiro de 1955, em Nijmegen (Holanda). Seus pais, Eugenia Beers, natural da Indonésia, e Jan Van Halen, talentoso clarinetista e saxofonista, aquele mesmo que toca em Big Bad Bill (Is Sweet Wiliam Now) de Diver Down de 1982, decidiram mudar-se para os Estados Unidos quando Eddie tinha apenas 7 anos de idade.

Os Primeiros Anos

Morando em Pasadena, na Califórnia, ele e o irmmão, Alex Arthur Van Halen, deram sequência aos estudos de piano erudito que haviam iniciado em seu país natal. Porém a “British Invasion” nos anos de 1960, principalmente bandas como The Dave Clark Five, tirou os garotos das teclas.

Eddie começou a tocar bateria, e Alex guitarra, porém Eddie se sentindo frustrado com o seu desempenho no instrumento, sugeriu uma troca de instrumentos, que ocasionalmente, resultaria no surgimento de um dos maiores guitarristas da história, de uma grande parceria entre os irmãos.

Sucesso e o Topo das Paradas

Em 1974 Eddie Van Halen e Alex Van Halen, formaram a banda Van Halen, que contava também com o cantor David Lee Roth e o baixista Michael Anthony.

A banda rapidamente chegou a fama com seu primeiro álbum de mesmo nome em 1978, e é considerada  um marco nas vendas de rock nos EUA, ocupando a 19ª posição na lista dos maiores vendedores de discos nos Estados Unidos.

Van Halen é a banda de heavy rock detentora de mais singles a chegarem ao topo das paradas, sendo 13 no total. É também uma das cinco bandas de rock a ter dois de seus discos certificados com o disco de diamante nos Estados Unidos (Van Halen e 1984, respectivamente). Até o momento, a banda vendeu mais de 90 milhões de cópias de discos mundialmente.

O Legado

A revolução que nos possibilita dividir a história da guitarra em antes e depois de Eddie Van Halen não ocorreu em razão a criação de técnicas, mas sim por ele ter levado-as a extremos e empregado a exaustão recursos já existentes, como os tappings de Eruption e Spanish Fly.

Seus equipamentos também sempre foram referenciais, e levaram inúmeros músicos a estudarem a fundo os discos do Van Halen buscando entender como o holandês tirava inúmeros sons incríveis especialmente da lendária “Frankenstrat” (sua lendária guitarra vermelha com listras brancas e pretas).

No mundo da guitarra Rock, Jimi Hendrix talvez seja o único a ser considerado tão influente quanto Eddie Van Halen.

Para mais informações sobre teoria musical, história de música e conhecimentos em guitarra acesse www.guitarpedia.com.br. Visite também nossa página no facebook para acompanhar as novidades!

Assista abaixo o clipe da música Hot For Teacher, e aprenda a tocar o início da música com a tablatura dos seus primeiros compassos.

https://www.youtube.com/watch?v=6M4_Ommfvv0

van-halen_hot

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinrssyoutube