O Estilo “Maluco” de G.G. na Guitarra!

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Um dos guitarristas mais marcantes e influentes da última década ! Sempre figura entre os principais guitarristas da atualidade ao redor mundo. É também responsável por influenciar profundamente a atual geração de guitarristas, esse é o incomparável Guthrie Govan.

Reconhecido pela sua apurada técnica, irreverência musical, criatividade sem limites, e capacidade de tocar praticamente qualquer estilo conhecido pelo homem na guitarra. Guthrie vem colhendo os frutos de mais de trinta anos de estudo e devoção ao instrumento.

Conheça Aqui o Guitarpedia. Assista as nossas aulas de técnica e aprenda sobre pentatônica e outras escalas, palhetada alternada,  ligados, tapping, fraseado, modos etc. Temos a plataforma online mais rápida e eficaz, para o seu aprendizado e evolução musical.

pentatonica

O Começo de Tudo

Guthrie Govan nasceu no dia 27 de dezembro de 1971, na cidade inglesa de Chelmsford.

Govan começou a tocar violão com apenas três anos de idade, muito encorajado por seu pai, que lhe ensinou cinco acordes, e apresentou-o a sua coleção de discos.

Govan começou então a ouvir artistas de Rock n’ Roll, como Jerry Lee Lewis e Little Richard.

Desde o início dos seus estudos Govan percebeu que o seu melhor aliado para a sua evolução musical seria o seu ouvido. Com muita persistência começou a aprender as músicas de seus artistas preferidos de ouvido.

Depois de ouvir os pais do Rock n’ Roll, Guthrie passou para épocas posteriores, ouvindo bandas como The Beatles, Cream e Jimi Hendrix, Frank Zappa, AC / DC, entre outros. Ele aprendeu acordes e solos apenas auvindo as gravações.

Meio Escocês, Govan também foi fortemente influenciado por Zal Cleminson. Zal foi um guitarrista escocês mais conhecido pelo seu trabalho com a banda de Alex Harvey, segundo o próprio Govan, Zal era o ‘seu Jimmy Page’.

Apostando Em Seu Talento

Ao terminar o colegial Govan iniciou seus estudos de Letras (no caso a Língua inglesa) na renomada Universidade de Oxford.

Mas abandou a faculdade após o primeiro ano, para tentar a carreira como músico profissional. Nessa época Guthrie chegou a trabalhar em uma unidade do famoso fast food dos arcos amarelados e palhaços felizes, para tirar o seu sustento.

Entre 1993-1994 Govan teve a ideia de trabalhar como transcritor, já que não tinha se firmado como um grande guitarrista.

Mostrando muito conhecimento e domínio da escrita musical Govan conseguiu um emprego de transcritor em uma revista de guitarra, o que encerrou sua carreira nos restaurantes do senhor Donald.

Entrada na Banda Asia

No início dos anos 2000 Guthrie foi contratado para ser o guitarrista da banda inglesa Asia. A banda não conseguiu colocar em seu line up os guitarristas Brian May ou Steve Lukather, que eram as primeiras opções.

Segundo o próprio Govan ele foi a opção mais barata. Guthrie iniciou na banda em 2001 na gravação do álbum Aura, e permaneceu até o ano de 2006.

Em 2006, o tecladista asiático Geoff Downes decidiu reformar a banda e retormar com seus 3 membros originais. Govan e outros dois membros da banda, o baixista e cantor John Payne e Jay Schellen, e o tecladista Erik Norlander continuaram sob o nome de Asia, com John Payne. Banda essa que Govan abandonou em meados de 2009.

Acesse www.guitarpedia.com.br  e assista a uma de nossas aulas. Conheça o nosso player exclusivo com a função loop, que otimiza o seu tempo, e elevará a sua técnica nas seis cordas para um novo patamar.

 Nós contamos com alguns dos músicos mais relevantes no cenário musical do nosso país. Alguns deles são  Djalma Lima, Pollaco, Fábio Santini, Bruno Godinho, Vandré Nascimento, entre outros. Acesse já!!!

Erotic Cakes

O disco de estreia de Govan, Erotic Cakes, foi lançado pela Cornford Records em agosto de 2006. Nas notas de capa do álbum, Govan afirma que o álbum é uma referência dos Simpsons (From the Episode “Treehouse of Horror VI”).

Ele explica que ao tocar ao vivo, a banda é anunciada como Bolos Eróticos em vez de simplesmente Guthrie Govan.  Além do baixo do irmão de Govan, Seth Govan, e da bateria de Pete Riley, o álbum conta com solos de guitarra de Richie Kotzen (cujo estúdio de Los Angeles foi usado para gravar as faixas de guitarra no álbum) em Ner Ner e Bumblefoot em Rhode Island Shred, respectivamente.

Seth Govan e Pete Riley também completam a banda ao vivo Erotic Cakes.

O álbum foi aclamado pela crítica especializada e colocou Govan no centro do mundo da guitarra instrumental. Este posto é ainda ocupado até hoje cada vez com maior ênfase.

The Aristocrats

No final de 2011, Govan anunciou uma turnê com a sua mais nova banda The Aristocrats. Como mebmbros da banda tinham  Bryan Beller no baixo e Marco Minnemann na bateria.

Seu álbum de estréia auto-intitulado foi lançado no mundo todo em setembro de 2011, seguido por Culture Clash em 2013.

O terceiro álbum de estúdio foi lançado em 23 de junho de 2015, e seu título é Tres Caballeros.

O som da banda é uma mistura muito criativa, técnica e inusitada dos mais diversos estilos, passando por trechos de extremo peso como uma banda de Heavy Metal, a momentos suaves e até longos improvisos como os grupos de Jazz.

A banda é aclamada mundialmente e seus integrantes se tornaram uma referência para os estudantes de guitarra, baixo e bateria ao redor de todo o globo.

Saiba tudo sobre Guitarra Rock nas aulas com os nossos professores especialistas no assunto: Bruno Godinho e Vandré Nascimento.

Para saber mais sobre guitarra, história da música e teoria musical, visite o site www.guitarpedia.com.br. Curta a página https://pt-br.facebook.com/guitarpedia para ficar por dentro das novidades e interagir conosco!

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinrssyoutube