A Fórmula do Sucesso na Música Pop

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Ao longo da última década o mundo da música popular, no mais puro sentido da palavra, ou seja, a música feita para ser consumida em massa, se rendeu a um discurso pronto e bastante previsível, mas aparentemente bastante funcional, eu digo, aparentemente funcional, afinal não sabemos se a fórmula pronta tem mesmo o seu charme ou se ela se tornou eficaz de tanto que nos foi e continua sendo enfiada goela abaixo.

Para você poupar seu tempo e dinheiro com cursos e plataformas que muito prometem e pouco fazem, conheça Aqui o Guitarpedia, assista as nossas aulas e aprenda sobre pentatônica e outras escalas, técnicas como, palhetada alternada,  ligados, tapping, e assuntos como, fraseado, modos etc. Possuimos a plataforma online mais rápida e eficaz, para o seu aprendizado e evolução musical.

Mas como assim Fórmula do Sucesso?

Grande parte, para não dizer que possivelmente a maioria, das músicas de estilos extremamente populares concebidas ao longo dos últimos dez ou até mesmo quinze anos, apresentam algo em comum.

É claro que isso não é uma exclusividade do mundo da música pop, tal “coincidência” pode aparecer em qualquer estilo musical independente da sua nobreza e sofisticação, mas no mundo da música “fast food” tal procedimento virou uma epidemia.

Mas Afinal Que Fórmula é Essa?

A “fórmula mágica” do pop não é nada mais nada menos do que uma simples sequencia de quatro acordes, todos pertencentes ao mesmo campo harmônico, que podem compor a cadência de uma parte da música como o refrão, por exemplo, ou até mesmo a música em toda sua integridade.

Tal sequência pode ser encontrada na música de diferentes artistas em toda parte do globo, e o que todos eles têm em comum, é que são grandes estrelas da música de entretenimento, seja em âmbito mundial como: Taylor Swift, Demi Lovato, Miley Cirus, o famoso hit Despacito ou até mesmo em artistas nacionais como: Luan Santana e Michel Teló.

Acesse www.guitarpedia.com.br, assista a uma de nossas aulas, e conheça o nosso player exclusivo com a função loop, que otimiza o seu tempo, e elevará a sua técnica nas seis cordas para um novo patamar.

 Nós contamos com alguns dos músicos mais relevantes no cenário musical do nosso país como: Djalma Lima, Pollaco, Cuca Teixeira, Fábio Santini, Bruno Godinho, Vandré Nascimento, entre outros. Acesse já!!!

Quais são esses Acordes?

Antes de discutirmos quais acordes são esses, é importante termos o conceito de cadência harmônica bem definido em nossa mente, pois esses acordes irão mudar de acordo com a tonalidade escolhida para a elaboração musical.

O que é uma Cadência Harmônica

Resumindo em poucas palavras, cadência é uma sequência de acordes que produz um efeito harmônico característico.

As cadências na música servem como um padrão entre os acordes de uma tonalidade, para isso é necessário numerar esses acordes em graus, que vão do Iº ao VIIº.

Exemplo na tonalidade de Dó Maior:

C (Iº)     Dm (IIº)      Em (IIIº)      F (IVº)       G (Vº)       Am (VIº)       Bdim (VIIº)

Com esses sete acordes a nossa disposição podemos formar inúmeras sequências de acordes para criar uma música, as sequências mais utilizadas acabam se tornando uma espécie de clichê e ganham o nome de progressões ou cadências.

A Famosa Cadência   I – V – VI – IV

Agora que o conceito de cadência já foi explorado, é fácil entendermos o que a sequência I – V – VI – IV representa para uma música. E é esta progressão que vem fazendo a cabeça dos criadores musicais dos grandes artistas.

Esta cadência costuma aparecer exatamente nesta ordem (I – V –VI – IV), mas também pode ser “quebrada” e iniciar pelo seu sexto grau ( VI – IV – I – V), como na música Despacito, por exemplo.

Veja abaixo um exemplo de cada uma das situações, utilizando o tom de Ré maior como exemplo:

  1. A) I – V – VI – IV seria: D – A – Bm – G
  2. B) VI – IV – I – V seria: Bm – G – D – A

Aulas de Guitarra Jazz com Djalma Lima

Clique Aqui para saber mais sobre o curso de Guitarra Jazz no site Guitarpedia com Djalma Lima! E estude com um dos maiores guitarristas do nosso país!

Para saber mais sobre composição, teoria musical e cursar aulas especiais sobre bateria, guitarra, história da música, dicas sobre equipamento, e muito mais, visite o portal www.guitarpedia.com.br, nosso canal no Youtube, e curta a página https://pt-br.facebook.com/guitarpedia para ficar por dentro das novidades e interagir conosco!

 

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinrssyoutube