Exercicios para escala maior. Veja como executar a escala maior

Exercicios para escala maior

Não importa o seu nível como um guitarrista e qual o tipo de música que você escolheu para se concentrar, uma coisa é certa, as escalas maiores sempre serão parte do seu estudo diário. Existem várias formas de estudá-las e com diferentes objetivos. No inicio o ideal são exercicios que ajudem a memorização e visualização dos padrões de escala no braço da guitarra e a sua relação com acordes. Outros objetivos como velocidade, precisão, visualização de arpejos podem ser um próximo passo.

Mesmo se você é um improvisador experiente e tem muitas escalas no seu vocabulário é  necessário sempre estar mudando a abordagem de como executar escalas.  Isso evita que você simplesmente use escalas para cima e para baixo trabalhando as melodias de forma não musical.

Um ótimo conselho e trabalhar intervalos de forma consistente. O que faz solos interessantes é o contraste que você cria e estes só podem ser alcançados de forma eficaz com um bom conhecimento de intervalos. Existem outros elementos mas, isolar eles no momento do estudo é bem eficaz.

Nos exercícios seguintes usaremos escala de Dó maior com base com  na 6ª corda executada na forma de intervalos de terças até oitava. Esse é um jeito muito musical de estudar escalas e será muito útil quando o estudante inicie os primeiros passos nos seus estudos de improvisação. Em artigos futuros daremos dicas de como estudar a escala maior visando velocidade e precisão.

Antes de iniciar vamos rever o formato de escala que vamos utilizar.

exercicios-escala-maior

exercicios-escala-maior-2

Agora veja como executar a escala maior no formato anterior em intervalos:

Intervalos de terça:

exercicios-escala-maior-3

Intervalos de quarta:

exercicios-escala-maior-4

Intervalos de quinta:

 exercicios-escala-maior-5

Intervalos de sexta:

exercicios-escala-maior-6

Intervalos de sétima:

exercicios-escala-maior-7

Intervalos de oitava:

exercicios-escala-maior-8

Você deve transpor esses exercicios para os outros formatos de C. Para isso acesse nosso blog e a materia sobre escalas maiores onde mostramos os 5 modelos mais usados de escala maior. Após isso estude em outras tonalidades usando o ciclos de 5ª. Em breve teremos um artigos sobre ciclos de 5ª e como utilizá-lo em seus estudos. Outro ponto muito importante é o uso de metronomo e diferentes formatos de divisão como tercina, sextina e mudanças de acentuação.

Se isso é novidade pra você não se preocupe, acesse o www.guitarpedia .com.br e nossas aulas aulas lhe explicaram nos detalhe esse e outros conceitos importantes da música. Bons estudos!

Equipe GuitarPedia.