A Pentatônica Menor 6

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Hoje vamos falar sobre a Escala Pentatonica Menor.

Vimos a origem da escala pentatonica menor asiática há milênios atrás em posts anteriores e sobre a maneira em que ela foi redescoberta na cultura ocidental. Ela se tornou a principal característica do fraseado blueseiro.  Geralmente a Escala Pentatonica é a primeira opção de muitos guitarristas para começar o seu improviso.

Conheça nossas aulas sobre escala pentatonica em www.guitarpedia.com.br  e aprenda mais sobre essa técnica fundamental para tocar guitarra.

Aulas de guitarra online

A Escala Pentatônica Menor Tradicional

Com certeza as escalas pentatônicas maiores e menores são as mais exploradas, por diversos gêneros musicais.

No Blues a escala pentatônica menor é o carro chefe, mesmo geralmente sendo tocada sobre um acorde maior com sétima. O que na teoria pode parecer errado é responsável pela sonoridade tradicional do estilo.

Uma maneira simples de memorizar os intervalos ou as notas da pentatônica menor é associá-la com a escala menor natural, retirando a sua 2ª e a 6ª.

Formando os seguintes intervalos: T – 3m – 4J – 5J – 7m

Formando a Pentatônica Menor 6

Para o guitarrista cansado de recorrer aos mesmos shapes da escala pentatônica menor, pode ser interessante alterá-la criando uma nova escala. Essa nova escala é a penta menor 6.

Para essa nova escala nós iremos trocar a 7ª menor pela 6ª maior deixando a escala da seguinte maneira: T – 3m – 4J – 5J – 6M

Essa troca de intervalos deixa a sonoridade da escala com um certo gostinho de pentatônica maior que por sua vez apresenta seguinte estrutura : T – 2M – 3M – 5J – 6M

Portanto na Penta menor 6 nós temos como última nota a 6ª maior assim como na escala pentatônica maior, o que pode gerar para o improvisador uma revigorante maneira de aplicar a boa e velha pentatônica aos seus solos e improvisos, e para o ouvinte uma agradável e sofisticada surpresa.

Os 5 Formatos da Penta m6

pentatonica-m6

 

(imagem retirada do site guitarrainteligente.com)

Visite o site www.guitarpedia.com.br, e curta a nossa página no facebook para interagir conosco!

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinrssyoutube