A Escala Menor Harmônica

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

O que a música de guitarristas neoclássicos como Yngwie Malmsteen e Uli Jon Roth, obras de compositores eruditos como Paganini, e a música proeminente do Egito e de parte da Europa Oriental, têm incomum?

A Escala Menor Harmônica!

Compositores de diversos estilos musicais, desde o Heavy Metal a Música Clássica, utilizam-se dessa escala na hora de elaborar e compor suas melodias. Alguns são bem discretos em sua utilização, já outros usam e abusam da sua sonoridade marcante e peculiar.

Conheça www.guitarpedia.com.br, o site com mais de 700 aulas, a ferramenta online mais eficaz, para a sua evolução musical.

Aulas de guitarra online

Após a formação do sistema tonal, no século XVII, os antigos Modos Litúrgicos foram condensados apenas em Escala Maior e Escala Menor. A Escala Menor Harmônica deriva diretamente da escala Menor Natural, e recebe esse por gerar Harmonias mais atraentes que a Escala Menor em seu estado mais simples.

Teoria Musical

Assim como a Menor Harmônica se origina da Menor Natural, essa por sua vez é derivada do Sexto Grau da Escala Maior e apresenta os seguintes intervalos:

Escala Menor = Tom-Semitom-Tom-Tom-Semitom-Tom-Tom

Repare que na Menor Natural a distância entre a sétima e a oitava nota é de um Tom completo, o que difere do som criado entre a sétima maior e a oitava presente na Escala Maior, (Escala Maior = Tom-Tom-Semitom-Tom-Tom-Tom-Semitom). Esse intervalo de Semitom presente no final da Escala Maior é conhecido como SENSÍVEL. Tal sonoridade é responsável por um efeito de clímax na melodia.

Com o intuito de ampliar a atração tonal da Escala Menor Natural, compositores e teóricos resolveram alterar a sua estrutura e incorporar a SENSÍVEL, da Escala Maior em seu “esqueleto” criando assim uma nova estrutura e consequentemente uma nova escala, a Menor Harmônica. Sua disposição de intervalos é a seguinte:

Menor Harmônica = Tom-Semitom-Tom-Tom-Semitom-Tom e Meio-Semitom

A modificação na sétima nota, dá à escala uma sonoridade cigana/egípcia e podemos facilmente ouvir sua influência em acordes meio-diminutos e nos acordes de sétima com nona menor.

Veja na Partitura a comparação entre a Escala Menor Natural e a Menor Harmônica.

menorharm

Ouça agora a Música Far Beyond The Sun, de Yngwie Malmsteen e perceba como o Sueco usufrui demasiadamente do som dessa escala.

Aprofundar e conhecer as escalas nos permite ter background para não só compor mas também executar de forma mais consciente obras de outros músicos. Assim procure sempre saber mais sobre as infinitas escalas possíveis e engrosse seu repertório!

Para mais informações sobre teoria musical, história de música e conhecimentos em guitarra acesse www.guitarpedia.com.br. Visite também nossa página no facebook para acompanhar as novidades!

 

 

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinrssyoutube