A Escala Dominante Diminuta

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Um assunto que sempre exige muitas horas de estudo dos guitarristas são as escalas. Pode se levar bastante tempo para dominá-las e usá-las com sabedoria e fluência ao longo de todo o braço.

É impossível numerar quantas escalas existem, se contarmos sistemas musicais diferentes do nosso, como o indiano, ou sistemas musicais que caíram em desuso como o da Grécia Antiga, talvez possamos dizer que existam infinitas escalas.

Cada gênero musical apresenta o seu vocabulário e isso pode exigir a sonoridade de alguma escala especifica. Por exemplo, é impossível não associarmos o Blues e o Rock a escala pentatônica, e a música Pop tocada nas rádios a Escala Maior.

Conheça www.guitarpedia.com.br, o site com mais de 700 aulas, a ferramenta online mais eficaz, para a sua evolução musical.

Aulas de guitarra online

A Escala Dom Dim !

Uma escala que apresenta uma sonoridade bastante peculiar e dissonante é a popular Dom Dim (abreviação de Dominante Diminuta). Escala essa que deve ser usada em estilos musicais que a acolham muito bem como o Jazz o Fusion e a Música Brasileira.

A Escala Dominante Diminuta assim como a Cromática, Diminuta e a Hexafônica é uma escala simétrica, ou seja, apresenta sempre a mesma disposição de intervalos.

A escala Dom Dim é simétrica e varia em:

Semitom – Tom – Semitom – Tom – Semitom – Tom – Semitom – Tom

Notas da Escala Dom Dim

Veja abaixo um exemplo de digitação para a escala dominante diminuta de Dó:

Dom Dim

Notas: C – C# –  D# –  E –  F# –  G –  A –  Bb – C

Onde utilizar a Escala Dominante Diminuta?

Esta escala pode ser tocada sobre acordes dominantes com b9, #9, b5 (enarmonicamente #4) e sobre acordes diminutos (única inversão possível da escala Dom Dim).Também pode ser tocada sobre acordes M7 estáticos (“Blues”), com o intuito de gerar uma sonoridade “Outside” (muito utilizada por guitarristas de Fusion).

Pelo fato dos Shapes da escala serem simétricos (se repetem a cada 1 tom e meio), com apenas 1 shape já é possível cobrir o braço todo. Isto significa que um G7 Dom Dim tem as mesmas notas que Bb7 Dom Dim, C#7 Dom Dim e E7 Dom Dim.

A Escala Diminuta e a Dom Dim são as mesmas?

Podemos ver a escala Diminuta e a Dom Dim como escalas diferentes, porém a escala dom-dim nada mais é do que o desenho da escala diminuta começando do seu segundo grau em vez do primeiro. Ou seja, em vez da sequência ser:

tom-semitom-tom-semitom, etc. (Escala Diminuta)

Começando do segundo grau, teremos:

semitom-tom-semitom-tom, etc. (Escala Dom Dim)

Resumindo, a escala Dom-Dim pode ser vista como a escala diminuta aplicada em cima do quinto grau ou acorde dominante.

Portanto, se você preferir para facilitar o raciocínio, não pense que são escalas diferentes, considere apenas que é a mesma escala diminuta, só que aplicada em cima do acorde dominante (tocada um semitom acima dele).

Para mais informações sobre teoria musical, história de música e conhecimentos em guitarra acesse www.guitarpedia.com.br. Visite também nossa página no facebook para acompanhar as novidades!

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinrssyoutube