Entendendo a Partitura

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Partitura é a escrita de uma música seja ela impressa ou manuscrita, em uma orquestra, por exemplo, a partitura apresenta todas as suas partes arranjadas em pentagramas distintos e superpostas que estão unidos por traços verticais, para que todo o conjunto possa ser apreendido em apenas um relance dos olhos.

Temos abaixo o trecho inicial de uma partitura. Acham-se indicados (a) o nome do instrumento que toca cada uma das partes, (b) as claves, que determinam a altura de cada nota, (c) a armadura de clave, (d) o compasso no início da pauta, (e) quatro pentagramas unidos pelas linhas que demarcam os compassos.

partitura1

Tipos de Partitura

Conheça www.guitarpedia.com.br, o site com mais de 700 aulas, a ferramenta online mais eficaz, para a sua evolução musical.

Aulas de guitarra online

As partituras têm tipos e tamanhos diferentes. As principais são: a Partitura de orquestra, onde todos os instrumentos e partes vocais se presentes na composição, são escritos em pautas separadas. Ela é impressa em folhas grandes para facilitar a leitura e visualização de cada instrumento, imagine que essa partitura é o principal guia do maestro na hora em que está regendo a sua orquestra.

A Minipartitura é o tipo de partitura onde se encontra todo o material da partitura de orquestra, porém em escala reduzida. Medindo aproximadamente 13,5cm por 19cm, tem um tamanho muito mais cômodo para estudos em casa e para o transporte.

A Partitura para Canto é a partitura onde estão todas as partes vocais de uma ópera ou qualquer outra peça para canto e orquestra. As partes orquestrais estão resumidas em um arranjo de duas pautas, que pode ser executada ao piano.

A Leitura da Partitura

Ler uma partitura nada mais é do que reproduzir em seu instrumento, cada nota escrita no papel, em seus mínimos detalhes. Ou então, fazer a leitura das notas mentalmente, sem a emissão de qualquer som. Os músicos, no entanto, quando falam em ler uma partitura estão também querendo dizer, ‘acompanhar uma partitura’ que nada mais é do que seguir com o olhar a melodia e o ritmo enquanto a música é executada. E isso naturalmente, é muito mais fácil.

Certamente ouvir uma música seguindo-a pela partitura é algo que não só fará aumentar o seu prazer com a peça, como também o ajudará a reparar em uma quantidade muito maior de interessantes de detalhes nela presente. Pense na partitura como um mapa que contém o roteiro da música. Os seus olhos em determinadas vezes iram se fixar a detalhes que irão alertar os ouvidos, para as notas que estão por vir. Assim, a regra básica para acompanhar uma partitura é: sempre use a visão e a audição, com um sentido associado ao outro.

Acompanhando a linha melódica de uma partitura

Os dois aspectos na leitura de uma música que mais ajudam a correlacionar o que se vê com o que se ouve são: Altura e Ritmo. A altura de uma nota diz respeito a maior ou menor extensão de seu som, quanto mais alta a posição da nota na pauta, mais alta ou aguda ela irá soar.  O tipo de clave utilizada expressa a extensão geral da altura que será ouvida, isto é, a clave cria um ponto de referência relativo para a altura das notas. Se as notas estão na parte do baixo são notas mais graves e em partes mais altas, mais agudas.

Existem sete claves distintas, duas claves de Fá, quatro claves de Dó e a clave de Sol utilizada pelos guitarristas e outros instrumentos de tessitura parecida.

Repare o Contorno Geral da Melodia

É importante, contudo que antes de executar uma partitura observar o contorno geral da música, reparando quando a sonoridade sobe, desce ou quando, como no caso de notas seguidamente repetidas, se mantém na mesma altura.

Observe a partitura mostrada abaixo, primeiro repare no andamento (velocidade) que está indicado em italiano (Allegro). Ele lhe dará ideia de o quanto seus olhos terão de ser rápidos para seguir a música. Neste exemplo a melodia se desenvolve em um andamento bastante rápido, mas seus olhos e ouvidos irão perceber saltos muito grandes que o ajudarão a conferir se está ou não no local certo da partitura.

partitura2

Se você acha que ler uma partitura é um bicho de sete cabeças ou tem a errada idéia de que ela pode ser dispensável no mundo das seis cordas, use esse texto para criar coragem e se tornar um expert em notação musical!

Para mais informações sobre teoria musical, história de música e conhecimentos em guitarra acesse www.guitarpedia.com.br. Visite também nossa página no facebook para acompanhar as novidades!

 

 

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinrssyoutube